Símbolo desvendado - Jogos Vorazes

Saturday, April 12, 2014
Olá pessoas, tudo bem com vocês?
Espero que sim. Hoje vou explicar para vocês as capas da Trilogia "Jogos Vorazes". Acho que muitos de vocês já devem ter ficado curioso, se perguntando o porque da capa de 'The Hunger Games'.







Para quem leu o livro, associa o tordo na capa com o broche de Katniss, o qual sua melhor amiga Madge lhe deu antes dos Jogos se iniciarem. O tordo é a marca de Katniss, e muitas vezes o peculiar pássaro representa a própria protagonista.
O tordo foi usado como 'mascote' da trilogia, ele é um símbolo de resistência, que mostra que mesmo que a Capital tendo usado cobaias - os gaios tagarelas - para suas experiências malucas e depois se desfeito deles, achando que morreriam, os pássaros conseguiram sobreviver a própria sorte, dando origem a uma nova geração de tordos, libertas do poder da Capital.


Podemos perceber que o tordo de Em Chamas mudou de um broche - do primeiro - para um pássaro real mesmo, e uma nota é que podemos tirar dai que Katniss finalmente se mostrou quem era, no final dos Jogos, para toda Capital, e outra nota é que o círculo - Capital - não a está mais prendendo sua liberdade, e agora pode voar bem alto como na foto do tordo na capa. Mas o que caracteriza principalmente esta capa é porque o tordo está sendo mirado, como um alvo. O círculo está presente, mas não está prendendo mais o tordo, e mesmo que sob mira da Capital, percebemos que o tordo parece alçar voo.
A ilustração condiz mesmo com a história do livro, já que uma rebelião está se levantando novamente por todo os 12 Distrito restantes, e o alvo da Capital nisso tudo, que acham que a causadora é Katniss. E por isso, estão mirando nela!


Acho que já está na cara sobre o que significa o tordo na capa, e nem preciso dizer muita coisa. A prisão - o círculo - da Capital não envolve mais o tordo. Agora o tordo está de asas abertas, voando, mostrando-se liberto, e os detalhes ao fundo, dos círculos sendo quebrados. Notei também que os círculos que estão na capa, - não os que envolvem o tordo, mas sim os que estão em volta, um dentro do outro - simbolizam a Capital, já que nos dois primeiros tudo está normal, a Capital ainda está no controle, já no segundo, está se partindo, e no terceiro ela se partiu, pois a Capital se extinguiu.
Legal né? Espero que vocês tenham gostado, no próximo post irei mostrar para vocês as capas da trilogia pelo mundo.

2 comments:

Powered by Blogger.