[LIVRO] O Projeto Rosie, Graeme Simsion

O Projeto RosieTítulo original: The Rosie Project
Autor: Graeme Simsion
Editora: Grupo Editorial Record
Páginas: 320
Ano de publicação: 2013
IBSN: 9788501402219
Skoob: Adicione
Buscapé: Compare e Compre
Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.

Don Tillman, é um professor de génetica. Um cientista de 40 anos e possui apenas duas pessoas no seu círculo de amigos. Gene, seu primeiro amigo, que também é professor na universidade e sua esposa, a Claudia. Ela é psicóloga e extremamente compreensiva. No seu cotidiano ele é todo certinho, segue um cronograma com as horas do seu dia todas ocupadas com atividades, cada uma sendo executada no tempo específico. Todas as suas refeições também são padronizadas, as refeições evitam desperdício de ingredientes e tempo de preparo. 

Don, como um bom cientista e geneticista, apesar dessa ser sua profissão ele tem dúvidas com relação à sua própria genética, o motivo para não conseguir arrumar uma esposa, uma amiga ou apenas alguém com que goste de conversar e goste de ficar perto dele, uma namorada. Então ele decide por um fim nesse seu problema de uma modo mais eficaz. 

Ele desenvolve o PROJETO ESPOSA, esse projeto nada mais é do que um questionário bem especifico que irá ajudar a filtrar as possíveis candidatas e aquelas que não tem qualificação nenhuma. Fumantes? Nem pensar. Atrasos? 5 minutos é aceitável. Hahah, são critérios doidos, mas que de acordo com ele vai levá-lo a mulher perfeita ♥♥
Reconheci aquele sentimento, que, como se precisasse, se tornou mais forte quando a chuva começou a cair e a capota travou e não conseguimos mais subi -la. Era o mesmo que senti ao olhar para a cidade depoi s do Jantar na Varanda e quando Rosie anotou seu telefone para mim. Outro mundo, outra vida, próxima, mas inacessível .
Aquela ilusória sensação de... sa- ti s-fac-tion.
Depois de algumas tentativas na seleção da esposa ideal ele decide deixar que seu amigo Gene, filtre as respostas corretas e indique a esposa para o projeto. É nessa 'indicação' que Gene pede que Rosie vá procurar por Don, só que Rosie é tudo o que ele considera inadequado para sua esposa, fumante, vegetariana e possui dificuldade em chegar no horário. Apesar da evidente confusão Don decide 'dar uma chance' para Rosie, e ela, por sua vez, nem imagina que está se candidatando ao projeto esposa.

Rosie surge na vida de Don para colocá-lá de cabeça para baixo e mostrar de uma vez por todas que não existe a pessoa perfeita e sim o amor ideal para cada um de nós. E que apesar da aparência, da personalidade e dos gostos existe alguém que é perfeito para você, mesmo essa pessoa pareça a menos provável.
E então percebi que não havia desenvolvido aquele questionário para encontrar uma mulher que eu pudesse aceitar, mas sim para encontrar alguém capaz de me aceitar.
O QUE EU ACHEI: É lindooooo! ♥ Não é um livro para tratar apenas sobre o amor, não é um romance simples e banal. Mostra que amizades são importantes, não julgar pela aparência e que o amor pode surgir da maneira mais improvável.


O Don lembra um pouco o Sheldon Cooper de The Big Bang Theory, todo regrado, com todas as horas do seu dia destinadas à alguma atividade, seja para ir ao banheiro, seja para assistir TV. Ele também possui um questionário para tudo na vida e um contrato de relacionamento, com seus amigos e namorada. 
Creio que encontrei uma solução para o Problema Esposa. Tal como acontece com tantas grandes descobertas cientificas, a resposta parece óbvia quando analisada em retrospecto. Mas, se não fosse por uma série de eventos não programados, muito provavelmente eu não a teria descoberto.
Recomendo muito o livro, é realmente muito bom. Demorei para começar a ler, mas quando comecei a leitura fluiu muito bem. Li em ebook no Kobo, mas foi uma leitura leve, fácil e a narrativa é agradável. O autor sabe como tirar boas risadas do leitor e também como surpreender. 
Já leram esse livro? 
Beijos 

Onde me encontrar
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Tumblr ♦ Skoob ♦ Google+

14 comments:

  1. Ainda não li esse livro, mas quando comecei a ver a sinopse e o resuminho da historia também me lembrei na hora do Senhor Cooper e seus contratos de relacionamentos... muito bom ter sido uma boa leitura...

    ReplyDelete
  2. Eu vi em algum lugar que o Don tem uma doença (que eu esqueci o nome) que é um tipo de autismo, então acho que não ia ficar com raiva dele, ia até gostar rsrs. Gosto de pessoas organizadas apesar de não ser nem um pouco.
    Enfim, quero MUITO ler esse livro <3
    Amei sua resenha.

    Beijos

    Cantinho da Bruna


    ReplyDelete
    Replies
    1. Não tem como ter raiva dele! Apesar dele ser completamente metódico, até que é engraçado

      Delete
  3. Oi! Adorei a resenha, ficou ótima. Li este livro a pouco tempo e também amei, é mesmo muito divertido e fofo ao mesmo tempo. :3
    Gostei muito do seu blog, muito bom. Estou seguindo e desejo-te muito sucesso!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. É fofo demaiiss! Don é o intrigante e desajeitado, mas é um amooorr! ♥

      Delete
  4. Esse livro está na minha wishlist já tem um tempinho, me arrependo completamente de não tê-lo comprado quando estava numa super promoção do submarino. Parece ser muito divertido, não vejo a hora de lê-lo. A capa que eu mais gostei foi a brasileira, muito fofa. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. A capa brasileira é a mais fofa mesmo. Também gosto bastante da primeira capa vermelha e da ultima, ambas que tem o coração. Acho bem delicadas.

      Delete
  5. Oi, tudo bemm? :)

    Eu amo a história desse livro! A mensagem é mesmo linda demais, acho que todos deveriam lê-lo!
    A capa brasileira é linda, mas não recuso as outras! Todas lindas ♥

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. É verdade, um livro que deve ser lido por todo mundo, tem uma mensagem muito bonita.

      Delete
  6. HAHAHAHA, eu gostei demais!
    Me manda esse ebook.
    E sim, ele é Sheldon gente, muito igual. Morri com o gif *-*
    Beijoos

    Blog Coisas da Juu

    ReplyDelete
  7. Me apaixonei por a sinopse,por a sua resenha e por a capa do livro.Deve ser muito fofo.Quero ler!
    Beijos.

    ReplyDelete

Powered by Blogger.