[FILME] A Esperança - Parte 1, 2014

Wednesday, November 26, 2014
Olá pessoas, tudo bem?

Sei que praticamente todos os blogs literários e cinematográficos já falaram sobre o filme, mas eu também quero dar minha opinião a respeito dessa adaptação. É inegável que o filme é um verdadeiro sucesso e para ter uma noção de valores, no primeiro final de semana somou US$121,8 milhões e conquistou o título de melhor lançamento de 2014 desbancando "Transformers: A Era da Extinção", que fez US$100 milhões no seu fim de semana de estreia.

Eu assisti na quinta-feira dia 20 de Novembro, na estreia do filme. Enfrentei uma fila com aproximadamente 200 pessoas e fiquei apenas 10 minutos na fila, vale lembrar que fui uma das últimas. Dei sorte pois consegui um acento privilegiado até, nas fileiras do meio e sem nenhum cabeçudo na minha frente. Pude ver o filme sem ninguém cochichando a respeito e sem ninguém batendo a perna atrás de mim. Devido a minha demora em chegar no cinema, não consegui pegar pipoca, mas sorte a minha que lembrei de levar uma garrafinha de água (ela foi bem útil). 

Resenhas
Jogos Vorazes - Livro e filme
Em Chamas - Livro  e Filme
A Esperança - Livro

Nesse último livro e penúltimo filme da saga, temos que Katniss foi resgatada pelos rebeldes resistentes após o Massacre Quartenário. Agora ela vive com sua família no distrito 13, junto com Gale e parte da população que sobrou do seu antigo distrito. 

No distrito então tem a presidente Coin e junto com Plutarch querem convencer Katniss a assumir o papel do Tordo, o símbolo que eles precisam para mobilizar a população a se levantar contra a capital. Após pensar muito Katniss acaba aceitando com alguma ressalvas, entra elas o resgate de Peeta e os demias vitoriosos que foram capturados pela capital quando a arena do Massacre Quaternário explodiu.

Essa primeira parte do filme não é a guerra propriamente dita, com luta, explosões e tals, claro que tem um pouco disso, mas não é o foco do filme. O foco está na batalha psicológica, o distrito 13 com sua arma que é a Katniss e a Capital usando o Peeta para tentar convencer a população a desistir dessa resistência.

Não tem muito mais o que falar, mais que isso será spoilers dos grandes e não quero estragar o filme para quem ainda não viu ;)


O QUE EU ACHEI: No geral eu gostei bastante do filme. Esperava mais? Talvez de algumas atuações.  Effie Trinket está demais nesse filme, quebrando todas as cenas sérias com uma boa dose de senso de humor sem estragar o filme. Haymitch está sóbrio e muito mais dedicado à causa dos resistentes. A adaptação foi muito boa, soube captar parte da essência do livro, Peeta e seus discursos nas entrevistas cativa e leva ao desespero em segundos. Após algumas entrevistas é evidente que a Capital está ou castigando ou torturando-o pois ele fica mais pálido, mais magro e até o tom da sua voz está diferente a cada entrevista feita. Josh Hutcherson está com atuação perfeita, muito melhor que nos outros filmes.  

Até o Liam Hemsworth (Gale) que nos outros filmes não teve tanta evidência, está mais ambientado nesse. Agora ele faz parte do exército do distrito 13 e ajuda no que for preciso para manter a paz no lugar. 

O que me decepcionou um pouco foi a atuação da Jennifer Lawrence. Esperava tanto que ela fosse a verdadeira representação da causa e se tornaria o tordo que eu imaginei no livros ou que seria algo melhor baseando nos filmes anteriores. Mas não foi assim, achei que faltou um pouco de emoção e de apreço ao papel que interpretava. 

Apesar de ter gostado muito dela cantando a música The Hanging Tree, que por sinal já está famosa na internet. Essa música não sai da minha cabeça, sééério! Tem vez que começo a cantarolar sem ao menos perceber. Consegui achar apenas esse clip que mostra um trechinho, só para dar mais vontade de ouvir a Jennifer cantar.


Aproveitem, pois vai ser difícil ver cantando de novo, ela mesma diz em várias entrevistas que tem pavor de cantar para várias pessoas e que chorou muito no set das filmagens na hora de cantarolar essa música.

Outra detalhe é que eles tinham o MOMENTO PERFEITO para acabar o filme e decidiram não fazer isso, estenderam para mais cinco minutos afim de dar explicações e acabou com uma cena marcante também, mas não tão boa quanto a que eles tinham há cinco minutos. Quando vocês assistirem, vocês vão saber. A cena acontece e PUF, a tela fica preta e pronto o cinema todo entra em desespero, mas então eles voltam e passam mais uns minutos de filme. 

Eu gostei sim da adaptação, achei que foi muito boa! Mas algumas situações deixaram a desejar. Espero que o Parte 2 seja muito mais surpreendente. Sim, sou fã da trilogia e gostei muito dos filmes, apenas fui um pouco mais crítica ;)

Já assistiram ao filme? Gostaram?
Eu já estou ansiosa pelo próximo filme e olha que é só em Novembro de 2015. Vai demorar um bocado ainda.
Encontre o blog nas redes
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Tumblr ♦ Skoob ♦ Google+ 

8 comments:

  1. Acho que ser crítico em relação a algo que somos fãs é inevitável. Mas apesar das pontuações, acho que o filme parece muito bom.
    Ainda não vi a película, exatamente por conta das filas monstruosas. Acho que prefiro me aguentar mais alguns dias! rs Até porque, não li os livros, então não tenho AQUELA ansiedade dos mais fãs. rs
    bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. O filme é muito bom, porém não foi tão perfeito assim. Leia os livros primeiro se puder, mas se preferir assista aos filmes, valem a pena

      Delete
  2. Louca de vontade de assistir esse filme!
    Lindas fotos e bom saber que a adaptação ficou boa
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ficou bem parecida, gostei de ter assistido uma adaptação das boas hehe

      Delete
  3. Todas as vezes que vejo o Peeta falando isso: "There coming Katniss" me arrepio, ele está com uma aparência tão frágil. Lembro quando estava lendo essa cena e me emocionei demais com esses momentos do Peeta.

    Beeijos, O Outro Lado da Raposa

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nossa, essa parte tanto no livro quanto no filme me deixou arrepiada!

      Delete
  4. Odeio a Jennifer Lawrence UHASUAS #nãomemate e acho que nunca vi os filmes por não gostar dela mesmo, porque eu nunca li a história mas poderia ter assistido pelo menos né? Mas não, obrigada uahsuasas a musicá que ela canta é legal mesmo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. O locoooo! Não acredito, ela parece ser tão simpática nas entrevistas e tals.. Eu gosto dela *-*

      Delete

Powered by Blogger.