[LIVRO] O discurso "Faça boa arte", Neil Gaiman

Oi pessoal,
Hoje trouxe um livro para vocês que eu li há algum tempo e muito rápido, passei ele na frente de outras leituras e nem coloquei seu nome na minha TBR Jar, mas foi uma leitura que valeu muito a pena e é o tipo de livro que vai ficar na minha cabeceira por um bom tempo.

Título Original: Make good art
Título: O discurso "Faça boa arte"
Autor(a): Neil Gaiman
ISBN: 9788580574999
Ano: 2013
Páginas: 80
Editora: Intrínseca
Nota:  5/5
Adicione: Skoob

Façam boa arte. Esse foi um pedido sincero de ninguém menos que Neil Gaiman quando discursou para a turma de 2012 da University of the Arts na Filadélfia. Um discurso autêntico e repleto de significado – durante os 19 minutos em que falou, dois dos mais emblemáticos conselhos de Gaiman foram “criem suas próprias regras” e “cometam erros”. Os conceitos libertadores defendidos para os alunos deram origem ao livro.

Esse livro é a transcrição de um discurso que Neil Gaiman fez para uma Universidade de Arte no dia da formatura de alguns de seus alunos, nesse discurso Gaiman compartilha com eles suas experiências de vida, ideias sobre criatividade, como ser corajoso e sair em busca de seus sonhos

"A vida às vezes é dura. As coisas dão errado, na vida e no amor, e nos negócios e nas amizades e na saúde e em todos os outros aspectos que podem dar errado. Quando as coisas ficarem complicadas, é assim que você deve agir: FAÇA BOA ARTE. É SÉRIO."


Gaiman inspira os alunos e novos artistas a Fazer Boa Arte, pensar de forma inovadora e ganhar seu espaço num mundo que não é nada fácil de se entrar e manter; ele expõe de maneira clara que os novos artistas devem não apenas pensar em sua arte, mas que em algum momento devem pensar também que precisam de dinheiro e precisam se sustentar, e que muitas vezes fazer o que se gosta e ganhar dinheiro leva tempo para caminharem juntas.
"[...] se estiver cometendo erros, quer dizer que está por aí, fazendo coisas. E errar pode acabar sendo útil. Certa vez escrevi Carolina errado em uma carta; inverti a posição do A e do O e pensei: 'Coraline parece um nome de verdade...' "
 Ele também mostra que as vezes um erro não significa que você falhou, mas sim que está fazendo coisas, inventando e inovando e que isso pode ser útil no futuro para o desenvolvimento da arte que queremos fazer, que acontecimentos corriqueiros podem sim influenciar na arte das pessoas, e que devemos fazer arte nos dias bons e nos ruins, tudo pode virar arte. Ele fala sobre as mudanças no mundo artístico e como isso é intimidador e libertador ao mesmo tempo, forçando o artista a sempre se reinventar e batalhar para conseguir subir a montanha e atingir seus objetivos.
“Em retrospecto, tive uma jornada extraordinária. Não sei se posso chama-la de CARREIRA, porque uma CARREIRA dá a entender que eu tinha algum tipo de plano de CARREIRA, algo que eu nunca tive. O mais perto que cheguei disso foi uma lista, escrita aos 15 anos, com tudo que eu gostaria de fazer: escrever um romance, um livro infantil, um quadrinho, um filme, gravar um audiolivro, escrever um episódio de Doctor Who e por aí vai.”


Particularmente é um livro que não apenas trás uma mensagem inspiradora, mas também abre os olhos para o mundo real que muitas vezes não são mostrados aos artistas; como estudante de Cinema e Audiovisual entendo perfeitamente como é a realidade no nosso país, e sei que o caminho não vai ser fácil, mas ao ler esse livro, percebi que não estou sozinha e que tudo é possível, desde que mantenhamos nossos objetivos em mente e nunca desistir deles, mesmo que pareça impossível atingir o topo da montanha, e que alguns sacrifícios serão necessários e que nem sempre fazer o que se gosta vai pagar as contas, mas que ninguém vai morrer se uma vez ou outra fazer o necessário e não o desejado.É o tipo de texto que sempre há um novo aprendizado a ser absorvido!
"O momento  em que, hipoteticamente, você sente que ESTÁ ANDANDO NU PELA RUA, expondo demais o coração, a alma e tudo o que existe lá dentro, mostrando demais de si mesmo. Esse é o momento em que, talvez, você esteja começando acertar."
 O livro foi idealizado por um renomado designer, que transforma esse discurso incrível em uma verdadeira obra de arte para ser levado na bolsa, ou um presente para um artista que dá o eu melhor para Fazer Boa Arte.
"Às vezes o caminho para fazer o que você quer vai ser simples e direto, e às vezes será quase impossível decidir se você está fazendo ou não a coisa certa, porque vai precisar equilibrar suas metas e sonhos com comprar comida, pagar suas contas e arranjar trabalho, aceitando o que conseguir."

31 comments:

  1. Já ouvi falar do discurso do autor de tanta gente que fala dele, mas ainda não assisti.. pretendo fazer em breve. Muito interessante que o nome Coraline saiu de um erro.

    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. É um ótimo discurso, você não vai se arrepender!!
      Beijos

      Delete
  2. Valia, que livro diferente e interessante! adorei as quotes e nunca tinha lido um livro nesse estilo! tbm nunca li nada do Gaiman, mas acho q um dia em breve lerei algo e descobrirei se viro fa, se virar, lerei esse com prazer o/

    ReplyDelete
    Replies
    1. É bem diferente mesmo, esse é o segundo livro que é uma transcrição de um discurso que eu leio e achei muito bom!
      Sou suspeita para falar da escrita dele pois adoro, mas vale a pena tentar ler e ver se você se identifica!!

      Delete
  3. nunca li nenhum livro do autor muito menos o discurso que ele fez, mas achei tao interessante e muito motivador, e sao poucas paginas que é coisa de um dia.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu gosto muito dos livros dele, acredito que vale a pena conhecer!!
      E o discurso é realmente bem motivador e fácil de ser lido.

      Delete
  4. Adorei sua resenha, não sabia que esse livro se tratava disso. É bom ler algo assim de vez em quando, muitas vezes ficamos desanimados quando as coisas dão errado, pensamos em desistir de tudo e alguém vem e com algumas palavras nos faz ver que é possível conseguir o que queremos, eu gosto muito disso.
    Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada!
      Eu também não sabia muito sobre o livro, mas me encantei assim que comecei a ler. É um livro que deve sempre ser lido, as vezes realmente precisamos dessas palavras para renovar nossa confiança.
      Beijos

      Delete
  5. Nunca ouvir falar desse livro, mas ele parece muito bom e diferente do que eu costumo ler..

    ReplyDelete
    Replies
    1. Uma ótima oportunidade para dar chance a uma leitura diferente e muito bacana!!

      Delete
  6. Eu amei a dica de livro!!! Como meu curso é super ligado á arte e criatividade e tenho certeza que vou gostar muito de ler o discurso.
    Ainda não li nada do autor, mas quero ler primeiro o discurso dele e depois vejo os livros do autor para ler.
    beijinhos :*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sério?? Que bom que essa dica te ajudou, aposto que você não vai se arrepender de ler esse livro, ou qualquer outro do Neil Gaiman!!!
      Beijos :*

      Delete
  7. nunca li nada parecido, mas parece bem legal

    ReplyDelete
  8. Quando li a frase "Esse livro é para todos que estão olhando ao redor... e pessoas", me arrepiei e pensei "Misericórdia!" Kk

    Mas adorei a resenha! O livro-discurso parece bem legal *-* Tenho um livro da Gaiman aqui, mas ainda não li ._.

    Abs!

    Leitura Silenciosa | Blog | FanPage

    ReplyDelete
    Replies
    1. kkkkkk é muito bacana sim, qual livro? Bom eu gosto do autor então eu gosto dos livros e o tipo de escrita dele!!!
      Bjs

      Delete
  9. Oi, Amanda.
    Eu não conhecia o livro, mas já entrou na minha lista. Eu, particularmente, sou fã do Neil Gaiman. Acho suas obras bem originais e distintas, além de ser apaixonaaaaaaaaaada por Sandman. Sério, é genial. Imagino o quão criativo e inspirador deve ser esse discurso. Já quero!
    Abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sandman é perfeição <3
      kkkkk é muito sim Lary, você não vai se arrepender, ainda mais por já conhecer o autor!!!
      Abraços

      Delete
  10. Olá, tudo bem?
    Meu namorado adora esse livro!
    Sempre me pede para ler e eu fico meio relutante, nao sei pq.
    Acho que meu gosto é mais por ficção...
    Mas um dia vou dar uma chance de gostar do livro.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Suzzy, tudo e você?
      Dê essa chance e não vai se arrepender, e seu namorado vai concordar, mesmo você gostando bastante de ficção é uma leitura bacana, e pode te inspirar a ler outras obras de ficção do autor!!

      Delete
  11. Nunca li nada do Neil, mas ele é uma unanimidade... to sempre lendo resenhas elogiosas.
    Lembro de ter lido sobre o discurso, na época elogiaram muito, mas nunca cheguei a ler na íntegra.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi,
      Gosto muito da escrita dele, é um ótimo autor, e esse discurso é excelente!!
      Espero que goste da leitura
      Beijos

      Delete
  12. Amei a proposta do livro, que acho que ajudará MUITAAAA gente, fãs dele e até aqueles que ainda não conhecem suas obras!!
    Já quero!!
    bjãoo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Ana,
      Obrigada pelo carinho, é bem isso mesmo viu kkkk
      Espero que goste da leitura
      Beijos

      Delete
  13. O Gaiman é um gênio. Já li alguns livros do autor, e ele realmente sabe o que faz. Eu adorei a ideia de traduzir um discurso dele em forma de livro. Afinal, as palavras dele devem ter sido incrivelmente inspiradoras. Não sabia da existência desse livro, mas com certeza vou adorar a leitura.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Patrini,
      Ele é mesmo incrível!!!
      Espero que goste da leitura, vale muito a pena!
      Beijos

      Delete
  14. O Gaiman é um gênio. Já li alguns livros do autor, e ele realmente sabe o que faz. Eu adorei a ideia de traduzir um discurso dele em forma de livro. Afinal, as palavras dele devem ter sido incrivelmente inspiradoras. Não sabia da existência desse livro, mas com certeza vou adorar a leitura.

    ReplyDelete
  15. Oi!
    Gostei do livro "Faça boa arte" acho que ele mostra um lado diferente e também tenta alerta sobre as dificuldades e tanta alerta o que iremos encontrar nessa profissão e também da alguns dicas importantes !!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Suzana
      Realmente é um livro excelente!!
      Beijos

      Delete
  16. Não conhecia o livro e nem o autor, achei bem interessante o conteúdo do livro. Fiquei bem curiosa para conhecer esse discurso. Além de tudo tem uma diagramação linda!

    escritoraporumacaso.blogspot.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lara,
      Espero que goste da leitura!!
      Beijos

      Delete

Powered by Blogger.