Setembro Amarelo - 6 livros que falam sobre suicídio

Olá pessoal, tudo bem?

Estamos quase no finzinho do mês de setembro, mas acho que ainda dá tempo de falar sobre uma campanha super bacana que está acontecendo durante todo este mês, a campanha "Setembro Amarelo: Falar é a melhor solução". A campanha trata da conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. E para discutir esse tema, que ainda é um tabu em nossa sociedade, resolvi trazer para vocês seis livros que tratam sobre o suicídio, cada personagem se encontra em uma situação diferente, perdeu a vontade de viver por motivos distintos e por meio dessas diferenças nos ajudam a entender o que se passa na mente das pessoas que chegam a ponto de querer tirar a própria vida. Confiram! 

 
 

Por Lugares Incríveis



Ainda não li este livro, mas em breve teremos resenha dele por aqui. Confiram sua sinopse aqui.


Cartas de Amor aos Mortos 



Também não li este livro ainda, mas a Mandy já, e fez uma linda resenha que vocês podem conferir aqui.


O Garoto Quase Atropelado



Este livro fala de diversos assuntos pesados de uma forma bem dinâmica. Entre os temas de maior destaque está o suicídio. O garoto quase atropelado cai em depressão profunda quando seu melhor amigo se mata. Porém quando ele pensa que tudo em sua vida está perdido ele conhece três pessoas que apesar de seus problemas tentam viver a vida com alegria. Para saber mais detalhes desta obra confiram a resenha aqui.


As Vantagens de Ser Invisível



Assim como o livro anterior este também trata de assuntos bem polêmicos de uma forma não muito pesada. Aqui conheceremos Charlie que é feliz e triste ao mesmo tempo, ele ficou assim depois que seu amigo Michael se suicidou. Além de ter que lidar com essa perda, ele ainda tem que lidar com o fim da adolescência, que não é uma fase fácil, e também com acontecimentos da sua infância que fizeram a tristeza ser sempre presente em sua vida. Mas Charlie conhece duas pessoas que o ajudarão a lidar com seus pesadelos e também farão com que ele se sinta infinito. Para mais detalhes confiram a resenha aqui.


Como Se Apaixonar



De uma forma super divertida e também com alguns toques de drama, Cecelia Ahern nos mostra o que se passa na cabeça de uma pessoa que desiste de viver devido a problemas pessoais, e que talvez não seja tão difícil assim ajudá-la. Neste romance conhecemos Christine, que apesar de passar por momentos muito difíceis em sua vida, os deixa de lado para ajudar Adam, um homem que ela encontrou prestes a se jogar de uma ponte. Adam dá a Christine duas semanas para que ela o convença de que vale a pena continuar vivo. Confiram a resenha aqui.


Como Eu Era Antes de Você



Assim que a adaptação para o cinema deste livro saiu, uma grande discussão sobre o suicídio assistido começou. Ainda não tenho uma opinião formada sobre este assunto, pois neste caso as pessoas que escolhem "se matar" não passam apenas por transtornos psicológicos, mas também por dificuldades físicas extremas. É um assunto ainda mais difícil de se falar, porém Jojo soube muito bem levantar a questão, nos emocionando e também nos fazendo refletir que as vezes temos que apenas dar apoio e aceitar a escolha de quem amamos. Confiram a resenha aqui.


Segundo informações do Centro de Valorização da Vida (CVV) cerca de 32 brasileiros se matam por dia, taxa muito superior as vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Então podemos concluir que o que precisamos é simplesmente falar sobre o assunto e ficar atentos, pois talvez uma pessoa ao nosso lado esteja passando por isso e precise apenas de uma conversa, um abraço, um apoio. Fiquemos atentos.

Estes são apenas alguns livros que falam sobre o assunto, existem ainda muitos outros. Comentem aqui o que vocês acharam da lista, quais livros da listas vocês já leram e se conhecem algum outro que fale sobre o assunto. 

Para mais informações sobre a campanha acessem Setembro Amarelo e para mais informações sobre o assunto acessem o site do CVV ou ligue para 141.

Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads ♦ Google

2 comments:

  1. Por Lugares Incríveis é um livro ótimo, adoro e já entrou para a lista dos queridinhos <3
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Quero muito ler, espero que goste dele tanto quanto você.
      Abraço!

      Delete

Powered by Blogger.