[HQ] Bidu - Caminhos, Luís Felipe Garrocho e Eduardo Damasceno

Olá pessoas, tudo bem? 

Faz tempo que não falo das Graphic MSP por aqui, né?! "Bidu - Caminhos" faz um tempinho que li, mas ainda está guardada no coração. Essa é uma daquelas típicas HQ que deixa um quentinho no coração após a leitura. 



Bidu é um cachorro de rua que passa vários perrengues ao longo de sua jornada solitária. Ele faz alguns inimigos, mas também encontra amigos que estão igual ele, tentando sobreviver nas ruas. Eventualmente, Bidu é capturado pela carrocinha e vai para um canil, lugar esse que ele tem uma vida até que tranquila, mas que para ajudar um amigo acaba escapando. Nesse percurso ele enfrentará a maior eventura da sua vida e fará amigos que jamais esquecerá. 
"O que eu vou contar é uma história comum, dessas em que algumas coisas dão certo e outras dão errado, mas é a melhor que eu tenho. É a história e como conheci meu melhor amigo ou talvez seja a história de como ele me conheceu."
Essa é a primeira HQ do segundo ciclo do projeto MSP e a pressão para um trabalho de qualidade era alta, no entanto, acredito que Luís Felipe Garrocho e Eduardo Damasceno conseguiram atingir o objetivo com sucesso. A ideia era mostrara o caminho que o Bidu percorreu até encontrar o Franjinha e esse percurso contou com muitos obstáculos, brigas, medos, emoção, humor e ação. Tem de tudo um pouco e tudo para agradar qualquer leitor. 


O plot dessa HQ é bem simples, os autores reimaginaram como seria o encontro do Bidu e do Franjinha - dois dos primeiros personagens criados por Maurício de Sousa - e o resultado não poderia ter sido mais fofo. Com esse plot simples e amorzinho, a arte ganha um destaque à parte. Vire as páginas devagar e observe cada detalhe apresentado, preste atenção na delicadeza de cada quadrinho. 

A HQ é feita tanto para crianças, quanto para adultos. É claro que cada um terá um olhar diferente, porém os adultos poderão aproveitar mais as nuances e as entrelinhas de cada situação. Os personagens não falam, mas conversam com o público através de onomatopéias e imagens que valem por palavras. 


Como toda Graphic MSP as páginas finais contam com extras. É nesse momento que os autores/artistas vão falar sobre os desafios que enfrentaram, sobre as ideias que tiveram, assim como os esboços e os primeiros traços da arte da HQ. 

No final de tudo, temos a versão de Bidu por Maurício de Sousa. O que levou à criar o Bidu, suas inspirações, e a importância e impacto que isso teve na sua vida. O Bidu ganhou gibi próprio após fazer muito sucesso nas tirinhas que saiam no jornal lá em meados de 1960. Hoje em dia o Bidu é o símbolo da Maurício de Sousa Produções. 

Bidu: Caminhos
Graphic MSP # 5
Luís Felipe Garrocho
Eduardo Damasceno
ISBN-13: 9788583680260
ISBN-10: 8583680264
Ano: 2014
Páginas: 84
Editora: Panini Comics
Skoob | Amazon (R$15,90)


*ESSE POST FAZ PARTE DO TOP COMENTARISTA DE MAIO/2018*

Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads

26 comments:

  1. Mesmo que Hq's não seja um dos meus gêneros favoritos, não há como chegar em um post que traga alguma indicação e não ficar aqui, babando nas ilustrações!
    Ainda mais quando trazem um personagem tão bonzinho que com certeza, fez parte da nossa infância, sempre ali, presente nos velhos gibis que leitores(eu) ficava folheando e viajando!!!
    Adorei ver as imagens e saber mais ainda que Maurício de Souza é um dos grandes ícones da vida de cada um de nós e que passe o tempo que for, suas criações aquecem o coração!
    Beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu também não era a maior fã de HQ, mas foi só começar a ler que comecei a gostar. As ilustrações são sempre um bônus, viu?!

      Delete
  2. Eu já li bastante HQ, tem tempo, mas curtia muito e se bobear ainda passo um tempo folheando e lendo se surgir a oportunidade, mas confesso que não é o que tenho procurado mais pra ler ultimamente. Ainda assim, pelas fotos deu pra perceber que o projeto tá caprichado e pelo post vi que a história é bem fofa assim como os desenhos.
    Curti e os desenhos do Mauricio são sempre clássicos e bons de acompanhar ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu leia HQ sempre quando não estou afim de livros e histórias muito longas. Além disso, terminar uma história rápida dá sempre um gás nas outras leituras ♥

      Delete
  3. Ai que emocionante esse hq, não é meu gênero preferido mas como não querer ler esse ? kkk é tão legal poder voltar a nossa infância através desses personagens que a gente ja conhece e sempre quis saber um pouco mais das histórias que existem por trás. A ideia é fantástica e nós adultos, como você bem disse, podemos observar aquele algo mais que todo livro infantil tem.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Essas HQ's novas da Turma da Mônica estão a coisa mais fofa, sério!

      Delete
  4. Rosana!
    Fantástica essa 'releitura' do Bidu.
    Achei a ideia original e as ilustrações tão lindas, o Bidu apesar de diferente do convencional, trouxe uma 'roupagem' mais contemporânea e até româtica.
    Adorei!
    Já quero.
    Desejo um MÊS de sucesso e bençãos!
    “Nunca confunda movimento com ação.” (Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MAIO – 4 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Essa releitura de Bidu está um amor mesmo e as ilustrações são lindaaas demais!

      Delete
  5. Oi, Rosana.

    O Bidu mostra ser leal, por pensar nos outros e ajudar os amigos, né? Bem fofo! ^^

    ReplyDelete
  6. Que lindo!
    Não tenho costume de ler HQ, mas já li muitos Gibis da Turma da Mônica, e é prazeroso rever esses personagens.
    Até porque no Gibi o Bidu não tinha tanta visibilidade.
    A arte está incrível, e fiquei bem interessada em ler e receber a mensagem.

    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu comecei a ler com os gibis da Turma da Mônica, e é tão bom rever esses personagens "depois de velha".

      Delete
  7. Olá, faz tempo que não leio HQs, mas sou apaixonado por quadrinhos. As aventuras do Bidu, apesar de aparentarem ser apenas entretenimento, passam uma série de ensinamentos para o leitor, provocando uma reflexão sobre companheirismo. Beijos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito, essa hq do Bidu é muito mais do que só ilustrações bonitas, é cheio de liçãozinha.

      Delete
  8. Super fofa essa hq, me fez lembrar de quando lia revistinhas do autor e via esses personagens por lá. E tenho um forte enorme por cachorrinhos, imagina só que delícia não seria ler algo do personagem hoje em dia. Poder ver as dificuldades e as amizades agora adulta, ter uma nova visão disso. Achei bem legal essa hq e os traços estão muito bonitos ^^

    ReplyDelete
    Replies
    1. Leia sim, garanto que você não vai se arrepender, ainda mais por amar cachorros ♥

      Delete
  9. Não leio muitas HQ´s, mas por falta de oportunidade mesmo!!! Achei esse HQ muito lindinho e as ilustrações também!!! Sei que vou adorar a história!!! Com certez lerei!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Leia sim, as ilustrações são lindas e o Bidu é um cachorrinho muito simpático =D

      Delete
  10. Oi Rosana.
    Essa HQ parece muito fofa!
    Tenho certeza que seria uma leitura bem leve, com uma mensagem linda e momentos de nostalgia para aqueles que liam os gibis da Mônica.
    Não leio muitas HQs, mas essa eu quero ler.
    Adorei saber que no final há extras sobre os autores contando um pouco mais sobre o processo de criação da história.
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Os extras com certeza tão um toque a mais, viu?! É legal ver todo os carinhos que os artistas tiveram.

      Delete
  11. Oi!! Hoje em dia não sou muito chegada a Hq's, mas quando eu era pequena amava os Gibis da Turma da Mônica, não podia ver um que já queria, as imagens e expressões são as melhores, e se hoje me derem um livro de HQ eu leria sem medo algum <3 admiro muito o Mauricio de souza pelas suas criações e gostei muito dessa imaginação que esses autores tiveram em criar e imaginar como fooi o encontro de bidu e franjinha, uma das coisas que ja me chamou atenção é o fato de o Bidu sair do seu conforto para ajudar um amigo, como cachorrinhos são só amor né gente ? <3 <3 , fiquei muito curiosa para saber como foi esse encontro e tudo o que o Bidu e o Franjinha passaram para se encontrar <3 As ilustrações estão maravilhosas <3 e gostei bastante que no Final das Graphic MSP tem um extra, eu ate hj n conhecia a Graphic MSP e vou procurar saber mais do que se trata!
    beeijoss!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acredito que tem de vários personagens da turminha, até os personagens que não tinham muito espaço nos tradicionais gibis. Essas HQ foi a melhor invenção, além de resgatar os leitores mais velhos, que cresceram com os gibis, as HQs conseguem atrair leitores mais novos.

      Delete
  12. Faz um século que não leio algo assim, acredito que ainda era criança quando fiz. Mas como não suspiraro quando ouve falar de Maurício de Sousa e acredito que os autores fizeram uma bela história usando Bidu. Achei fofa as ilustrações mostradas acima e gostei da idéia do livro, a amizade entre os personagens deve ser muito legal de se ler.
    Beijos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. É uma hq muito fofa, e não tem como não amar o Bidu. ♥

      Delete
  13. Oi, Rosana.
    Nossa tem tanto tempo que não paro e leio uma HQ tão fofa quanto essa, acho a história de Bidu um pouco sofrida por se tratar de um cachorro de rua, lugar que infelizmente encontramos pessoas que desejam fazer o mal a esses seres tão indefesos!! Mas tenho certeza que é HQ bem bacana, e só pelas ilustrações já vemos isso.
    Bjos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, é uma HQ que deixa você com um sorriso no rosto quando termina a leitura ♥

      Delete

Powered by Blogger.