[LIVRO] A teia de Charlotte, E. B. White

Olá pessoas, tudo bem?

Pode ser que você já conheça a história da resenha de hoje, o livro foi adaptadao para os cinemas em 1973 como uma animação e em 2017 apresentando a Dakota Fanning como melhor amiga de um porquinho. SIM, o filme é "A menina e o porquinho" e foi inspirado nesse livro aqui.


A família de Fern mora em uma fazenda e lá eles criam vários animais, é numa dessas que uma porca dá cria e nascem vários porquinhos, porém nem todos nascem perfeitos. Um deles é meio magrinho, raquítico e parece que não vai sobreviver ao inverno. Ao saber disso, o pai de Fern pega seu machadinho para sacrificá-lo. Fern fica horrorrisada com a situação e convece o pai a não sacrificar o bichinho, que ela cuidaria do porquinho e faria o que fosse possível para o porco ficar forte. No entanto, o porquinho não poderá ficar na fazenda de Fern e em comum acordo, ele é vendido para o tio, na fazenda vizinha. 

É então que Fern passa a visitar Wilbur, seu porquinho, todos os dias e começa a descobrir vários segredos da fazenda e do cotidiano dos animais. Porém, quando chega a época que todos menos esperavam, o Wilbur será morto e é aí que a Charlotte entra em cena. Sabendo da morte iminente de seu amigo ela começa a escrever elogios sobre o seu amigo. A ideia é que usando a sua teia e escrevendo coisas boas pelo Wilbur, ela conseguiria salvar o amigo e impedir que ele fosse morto. É a partir daí que a vida da Charlotte, de Wilbur, de todos os animais e humanos da fazenda vai mudar. 


Com diálogos e situações simples o autor consegue entreter o leitor e mostrar como as amizades são importantes. Para mim, a grande estrela de tudo isso é a aranha, apesar de todo acharem que é o porco é realmente incrível. É meio que uma crítica no sentido de "você só enxerga o que quer e não o que está por trás". 

“– Bem, parece que você está um pouco desnorteado. Acho que o que nós temos é uma aranha fora do comum.
– Oh, não – disse o senhor Zuckerman. – É o porco. Está escrito lá, bem no meio da teia”.
O livro consegue ser alegre e triste ao mesmo tempo. Conforme a leitura avança é possível ver que Charlotte não é mais a mesma aranha do estábulo e que Wilbur também não é mais o mesmo. Que os personagens que esperávamos que mudasse de comportamento, acabando por não mudar nunca, podemos comparar facilmente com algumas humanos, não?! 

"A teia de Charlotte" é um livro sobre amizade e lealdade, tantos entre animais quanto entre os humanos. A narração entrega uma história cheia de emoção, sentimentos e até algumas reviravoltas.  Com um final até que triste, o livro passa a ser muito mais do que um livro para crianças. É um livro para ser lido por qualquer idade. 

Charlotte's Web
E. B. White
ISBN-13: 9788533619524
ISBN-10: 8533619529
Ano: 2012
Páginas: 212
Editora: Martins Fontes

Agora o próximo passo é assistir aos filmes, alguém aí já viu e/ou conhecia essa história?


*ESSE POST FAZ PARTE DO TOP COMENTARISTA DE MAIO/2018*

Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads

25 comments:

  1. Ah..rs eu adorei o filme!!!A menina e o porquinho eu vi já tem um bom tempo,mas nem fazia ideia dos livros e amei este resenhado acima!
    Acho que de vez em sempre faz tão bem à alma pegar um livro mais leve, familiar e com aquela puxada de orelha que todos nós precisamos de vez em quando.rs
    Vai para a lista de desejados com certeza.
    Beijo

    ReplyDelete
  2. Oi, Rosana.

    Livros assim, e com crianças como a Charlotte, sempre nos passa uma pureza, em como elas se preocupam com o bem estar dos outros, principalmente dos animaizinhos... A Charlotte teve uma bela atitude.

    Não conhecia o livro, mas me encantei por ela. ^^

    ReplyDelete
  3. Histórias que trazem bons ensinamentos são muito importantes e como você disse deixam de ser só uma história de criança e passa a ser aquela história que todos deveriam ler, e achei a resenha bem legal, não me lembro se já vi o filme, mas associei algumas imagens a Dakota Fanning, vou pesquisar depois e se ainda não tiver visto, verei ;) A capa nacional que vi através do link do Skoob é estranha rsrs, mas essa edição em inglês tá bem bonita ;)

    ReplyDelete
  4. Sei qual é o filme, mas nunca parei para assistir e nem tive a chance de ler.
    Me parece um clássico com uma história simples mas que acaba nos transmitindo uma grande lição, daqueles livros que emocionam e encantam.
    Fiquei bem curiosa.

    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, esse é um desses livros que encantam. Também não assisti ao filme ainda, quando fizer que venho falar aqui no blog ^^

      Delete
  5. Não sabia que o filme era inspirado em um livro, sou apaixonada por a menina e o porquinho desde criança. Como sempre os livros nos trazendo muitas emoções com histórias que ja conhecíamos. Adoro a pureza das crianças, Fern escrever coisas boas sobre Wilbur para evitar que ele morresse é tão bonito e triste ao mesmo tempo. E outra coisa que você disse que me chamou atenção, a aranha é realmente a grade protagonista desse livro.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Siim, ninguém dá valor para a aranha, sabe?! Ainda não assisti o filme, quero assistir ainda esse mês.

      Delete
  6. Olá, esse livro é mais um daqueles que parecem ser rasos, mas quando a leitura se inicia percebemos cada pequeno significado. As ilustrações são complementos que deixam a obra ainda mais maravilhosa. Vou pesquisar pra ver se tem uma versão nacional. Beijos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Exato, não é só por ser livro infantil que é ruim. Muito pelo contrário, trás mais lições do que muitos livros por aí ♥ As ilustraçõs são lindas mesmo!

      Delete
  7. Nossa, esse livro! Sabia que o filme tinha um livro mas nunca vi como era. Bateu uma nostalgia agora lembrar de quando assisti ao ver esse livro. E parece que deixa umas lições bem legais pra gente, coisas pra interpretar e se colocar no lugar, ver o comportamento humano no animal e essas coisas. Gosto quando um livro brinca com uns temas assim. Acaba sendo interessante por fazer a gente pensar, mesmo sendo uma trama bem simples do jeito que essa é. Acho que adoraria ler. É fofo e simples e deixa umas mensagens bem legais ^^

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, várias lições e o jeito que o autor mostra os personagens é altamente relacionável. É um livro fofo e até profundo para o seu público.

      Delete
  8. Já assisti ao filme e sabia da existência do livro, mas nunca li. Depois da sua resenha fiquei com uma vontade imensa de ler, adoro esses livros, que mostram o lado simples da vida, trazendo alguma lição de vida super importante! Sei que vou me emocionar com esse livro e, pelo que você falou sobre os personagens mudarem ou não, vi uma analogia implícita ai, sobre o que é a vida!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que foi bem essa a ideia do autor. As pessoas mudam e a vida continua, é o ciclo da vida. Muitas reflexões importantes durante a leitura ♥

      Delete
  9. Oi Rosana.
    Eu já vi o filme e achei bem fofo. Não sabia que era baseado em um livro.
    Fiquei curiosa para ler o livro e ver se tem alguma diferença com a adaptação feita.
    Esse livro parece passar uma ótima mensagem sobre amizade e como devemos tratar bem tanto as pessoas quanto os animais.
    Gostei bastante do fato de ter ilustrações ao longo da história.
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. E eu nunca assisti ao filme, quero assistir e ver como ficou a adaptação. Só preciso tirar da cebeça a ideia de ficar comparando o tmepo todo haha

      Delete
  10. Rosana!
    Ai, amo leituras infantis porque sempre trazem grandes mensagens e aprendizados.
    Deve ser uma fofura o livro e quando fala de amizade, tudo fica ainda mais importante e convincente.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “Um homem pode ser destruído, mas não derrotado.” (Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MAIO – 4 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também amo livros infantis, gosto simplesmente por serem feitos para qualquer idade, não só crianças ♥

      Delete
  11. Livros que fazem o leitor refletir são mesmo pra qualquer idade e achei a resenha deste bem bacana, não me lembro se já vi filme com a Dakota mas irei procurar o trailer e se ainda não o tiver visto, irei ver :) Achei as fotos dessa edição muito bonitas e a capa é fofa, gostei mais que da nacional que vi através do link do Skoob :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Essas edição da Puffin Books são lindas demais, não sei como é a edição brasileira, mas a capa é bem sem graça :(

      Delete
  12. não sabia que o filme era baseado em um livro, eu sabia da existencia do filme, mas nunca fui atrás para assistir. Parece ser um livro tão fofinho e que na minha opinião traz uma mensagem muito linda sobre amizade e qualidades de alguém, pq a aranha escrevia coisas boas sobre o porquinho na esperança de ajudar a salvar ele, achei isso muito bonito <3 Gostei muito e com certeza vou atrás do filme pra assistir!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também vou atrás do filme, até eu fiquei com vontade de assistir ♥

      Delete
  13. Oi! Não tenho certeza que já vi o filme, sei que nunca li esse livro, mas acredito que já posso ter assistido. Quando li a resenha e vi que tinha uma aranha que tecia elogios, tive uma leve impressão dé já ter visto isso antes. Parece ser uma boa história e como nos enganamos em achar que só porque o livro tem ilustrações e assuntos que são bem-vindos para criancas são infantis e, por isso, não merece atenção de um adulto. Sempre evitei cometer esse erro e sempre acabava admirada com uma leitura supostamente infantil. Como Pequeno Príncipe ou Alice no País das Maravilhas, esses arrancaram suspiros de mim. Eu gostaria de ler esse logo acima, espero encontrar em português.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tem em português sim, provavelmente tem na biblioteca da cidade ♥

      Delete
  14. Oi, Rosana!!
    Nossa que legal não sabia que o filme que tinha assistido com Dakota Fanning, A menina e o porquinho era inspirado em um livro, agora fiquei interessada em conhecer a história contada no livro.
    Bjos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Siim, foi inspirada nesse livro! Leia quando tiver a chance ^^

      Delete

Powered by Blogger.