Por quê decidi fazer um blog?

Tuesday, May 29, 2018
Olá pessoas, tudo bem? 

Em abril o blog completou 4 anos de existência (tem até sorteio rolando aqui e aqui), e achei que seria legal falar um pouco sobre o blog e os motivos pelos quais eu decidi criar um, e até um pouco do porquê eu continuo falando as coisas que eu falo aqui. 


Na verdade é bem simples, na época que eu criei o blog, eu trabalhava na recepção de um hospital na cidade que eu morava no Brasil e trabalhava no período noturno. Ou seja, das 18h30 até às 06h30 (do dia seguinte). Dependia muito do dia, mas normalmente o movimento parava por volta da 01h00 e ficava tranquilo até as 05h00. 

Nesse tempo, eu tinha duas opções, ficar olhando para parede ou fazer algo útil. Muitas vezes eu lia alguma coisa, assistia algum filme ou seriado, e também era meu momento de acompanhar os blogs e comentar neles também. Foi nessa que eu decidi criar o blog, no começo foi bem complicado, até conseguir achar o banner que eu queria, o layout, pensar na platoforma, conteúdo e até o nome. Na época lembro de ter checado vários sites, inclusive um que me ajudou muito foi o da Hostinger, essa é uma empresa bem bacana e eles tem vários produtos relacionados à criação de sites e blogs. Na site da Hostinger tem um passo-a-passo de como criar um site do zero, se caso vocês tiverem interesse.

Procurei milhões de tutoriais e sites que me ajudassem nesse empreitada, tanto no melhor formato das imagens até em como seria melhor para apresentar resenhas. O conteúdo também foi uma coisa que me deixou apreensiva desde o começo. Tem muita gente que fala que "se você fala de tudo, na verdade você não fala sobre nada" e isso, até hoje, me deixa meio na dúvida. 

Apesar de ter o conteúdo do blog bem redondinho, eu prefiro variar entre coisas que eu realmente gosto e assuntos que eu gostaria de ver em outros blogs. Falar só de livro cansa e eu também não dou conta de ler tantos assim, filmes e seriados é um tipo de conteúdo mais rápido de consumir (tanto para assistir, quanto para falar sobre). Às vezes tem posts sobre assuntos aleatórios (como tutoriais ou posts de fotografia), mas é um tipo de conteúdo que acredito ser legal e que acho que vocês gostam de ver.

Acessei muitos blogs até tomar a minha decisão final, além daquele clichê básico de todo leitor: eu não tinha com quem falar de livros. A minha família, apesar de gostarem de ler, não tínhamos gostos literários em comum. Muitos blogs foram minhas inspirações, alguns deles nem existem mais. 


Mas não vou dizer que foi sempre flores. Teve algumas épocas que pensei em desistir e abandonar tudo, esse ano mesmo essa ideia passou pela minha cabeça. No começo desse ano o blog ficou sem qualquer tipo de conteúdo, entre Janeiro e Março. Não porque eu não tinha lido nada ou assistido nada, eu só não estava afim. Às vezes cansa e é dificil conciliar estudo, trabalho, casa... Eu sei que quando você quer, as coisas dão certo, mas naquele momento eu só queria aproveitar meu tempo livre para não fazer nada. Para relaxar a mente e não ter mais essa "obrigação".

Já tirei algumas pausas do blog, e sempre que fiz isso eu não conseguia ficar longe por muito tempo. Aquela coceirinha de "eu preciso falar disso" ou "esse livro/filme é muito bom, as pessoas precisam conhecer" sempre vinha com força total e eu vinha correndo falar aqui. E é assim que eu sempre tomei a decisão de continuar com o blog.

Esse ano, algumas coisas aconteceram que me forçaram a ficar em casa e achei que era o momento de voltar a postar todo dia. O melhor de tudo isso é a recepção de vocês, ler os comentários me dá ânimo e vontade de continuar. Números não são tudo e a interação que tem aqui, para mim, é fora do comum. Série, vocês são demais! 

Criar conteúdo não é fácil, inclui muitos processos que só quem tem blog/site consegue entender, mas as recompensas, mesmo que não envolva dinheiro, já vale a pena. Eu realmente espero só trabalhar com o blog um dia, enquanto isso não acontece, a gente trabalha como qualquer outra pessoa comum haha 


Ainda no assunto de criação de blogs e tal, o meu grande problema era decidir a plataforma para usar. Existem duas (que eu conheço e confio) o Blogger e o Wordpress. Na época, minha decisão foi baseada na facilidade, mas se hoje em dia eu fosse começar do zero, talvez eu começaria pelo Wordpress. Não sei, vi vários tutoriais na internet e textos sobre o assunto e talvez algum desses possam te ajudar. 

O Blogger é muito mais intuitivo e fácil de mexer e lidar, já o Wordpress dizem que é mais fácil, uma vez que você começa a ganhar dinheiro com o seu blog/site ~ Não é o meu caso ~ Também tem aquele negócio de que no Wordpress você tem que pagar hospedagem separado, uma vez que no Blogger já está incluso (e é de graça). Na verdade eu não sei, mas eu queria muito transferir o blog para o Wordpress mais nada frente, vamos ver se dá certo. 


Ah! Outra coisa que é legal ressaltar é que um domínio próprio para o blog faz toda a diferença. Eu prefiro, muitas vezes, acessar um site tipo "tudoquemotiva.com" do que "tudoquemotiva.blogspot.com.br", sabe? É diferente, dá um ar mais profissional.... Sei lá. O domínio daqui do blog, no primeiro ano, eu comprei pelo Registro.br, depois renovei com o GoDaddy (e continuo com eles desde então), sei que a Hostinger também oferece serviços de domínio. 

Acredito que essa sejam todas as considerações que tenho a fazer sobre blog, conteúdo e o que me motiva a estar aqui ~trocadilhos sim~. O blog é realmente isso, tudo aquilo que eu gosto, que existe no meu mundo e que acredito ser legal para compartilhar com as pessoas. 

Enfim, espero que tenham gostado desse post mais intimista e mais pessoal. Posso trazer mais conteúdos assim, se vocês gostarem. Deixe suas opiniões e suas ideais à respeito disso, você tem blog? Qual plataforma usa? Quer criar um blog e não sabe por onde começar? Também fale nos comentários, vamos conversar ♥ 

Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads

22 comments:

  1. Mesmo estando aqui no blog há pouco tempo, hoje em dia, venho diariamente conferir os conteúdos. Tipo assim, eu tenho uns horários muito corridos, então escolho de 7 a 9 blogs que passo todos os dias, por isso, digo que sempre faço uma seleção onde tem assuntos que mais me agradam e finco morada..rs pois não dá pra ir em muitos blogs.
    Gostei muito de tudo que vi e li aqui, por isso, pretendo ficar um bom tempo.
    Acho super importante dar dicas a tantas pessoas que as vezes tem vontade começar um blog e não sabe nem por onde iniciar tudo. Na minha opinião, o primeiro passo é gostar de ler tutoriais. Isso é um ponto muito importante, pois a gente encontra de tudo, só ler.
    Eu tenho um blog de poesias, no Blogger,mas é o mais básico possível, pois é só para desabafos mesmo.rs então, não procurei "enfeitar" muito não!
    Beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fico feliz de saber que o blog entrou para a sua listinha de visitas diárias *____*

      Delete
  2. Gosto de posts assim. Bom, acredito que criar um blog, não é uma decisão fácil. Pode até aparecer, mas a realidade é outra, pois sei que ser blogueiro não é fácil. Tem seus altos e baixos. Mas, acredito que pra você, essa foi uma boa decisão.

    Já criei alguns blogs (todos relacionados a livros e que ainda são existentes), mas não cheguei a "estreá-los", resolvi deixar de lado, pois não sabia como, de fato, tudo funcionava. Pra mim, não daria certo, pois sou um pouco impulsiva. Então, essa ideia está fora de cogitação.

    ReplyDelete
    Replies
    1. No começo dá um pouco de trabalho sim, mas com o tempo a gente vai se acostumando ♥

      Delete
  3. Fico feliz que mesmo com algumas paradas a "coceirinha de falar sobre" não te deixe passar muito tempo longe, conheci o blog esse mês e tenho gostado muito dos conteúdos que ele apresenta e acho super bacana ser respondida haha, tenho que confessar aqui que isso faz uma "diferençazinha"(acho que essa palavra nem existe haha) pra me manter acompanhando os blogs em geral, além de ter conteúdos que eu me identifique. Aqui em casa só eu tenho esse vicio em livros então se eu quiser falar e ler sobre preciso ir atrás de quem também goste de livros e assim tem alguns blogs que acompanho sempre e amo. Achei o post bem legal, contar sua história pode animar ou até ajudar quem está querendo fazer seu próprio blog.
    Te desejo sucesso e vida longa ao blog ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que responder comentários também faz toda a diferença, faço questão de responder todo mundo =D Obrigadaa ♥

      Delete
  4. Oi! Que bom que decidiu continuar, eu sei bem o que é se sentir desmotivada, isso sempre aconhece comigo em alguns projetos da minha vida. Eu também não dou conta de ler tantos livros como eu gostaria e as vezes trava, rsrs. Minha família não é muito de ler, estou sozinha nessa.
    Beijos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Você não está sozinha, estamos juntas nessa o/

      Delete
  5. Nossa, bem legal saber onde começou tudo e nem imagino como era passar todo aquele tempo no começo, quando tinha tanto e a opção era ou fazer nada ou inventar alguma coisa. A gente acaba se jogando em série ou livro ou filme e compartilhar essas coisas, o que viu, uma novidade que conheceu, acaba sendo bem legal. Teve muita coisa pra fazer e manter o blog. Nossa, toda vez que vejo já me bate um desanimo porque uma vez pensei em ter um mas o trabalho e a dedicação pra manter me tiraram essa ideia. Não gosto de começar uma coisa e nem saber se vou conseguir manter aquilo. Dá pra perceber que não é fácil, que teve momentos que quis desistir, mudanças de conteúdo, de plataforma e todas essas coisas...é uma trabalho enorme pra manter e conciliar o dia a dia, a vida maluca e a diversão com o blog. Mas é bom ter um espaço assim quando a gente gosta de compartilhar essas coisas. Só de passar aquela experiencia que teve com um filme ou livro ou coisa assim pra frente já é uma coisa boa.

    ReplyDelete
  6. Aaah, fico feliz que não tenha desistido do blog; esse cantinho é muito bacana, sempre com posts interessantes e eu estou amando conhecer.
    Tirar umas "férias" não faz mal e faz com que volte cheia de energia.
    Confesso que gosto de acompanhar blogs 100% literários, mas você traz outros conteúdos que me despertam a vontade de ler. Continue assim porque está no caminho certo.
    De tanto acompanhar blog, eu pensei em criar um. Mas acabei achando bem complicado e vi no Instagram uma forma mais prática de falar sobre livros. (Caso queira seguir: @emalgumlugarnoslivros)
    Seus funkos são lindos!!
    Parabéns por manter esse espaço!

    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigada! Como assim eu não sabia disso? Já vou lá seguir AGORA! Teve uma época que até pensei em ficar só com o Instagram também, mas o limite de caracteres não me agrada hahahaha

      Delete
    2. Obrigada por seguir, amei sua visita!
      Então, esse é o lado negativo, às vezes tenho tanto a falar mas preciso me limitar.
      Fora isso, estou amando!

      Beijos

      Delete
  7. Ainda bem que você não desistiu do blog!!! É tão bom vir aqui, ler os posts e comentar, apesar de que até pouco tempo atrás estava sumida! É muito bom para os seguidores ver quando o blog cresce e continua existindo, depois de tanto tempo! O que eu percebo demais nessa área é que quanto mais tempo, mais leitores você adquiri, se você realmente manter o blog atualizado! Sei que leva tempo, mas não desanima não!! Acho que vale super a pena, tanto que já pensei muito em criar um blog, porém atualmente não tenho tanto tempo e se for para criar, não quero deixar ele parado! Mas ainda vou criar, mesmo que demore!! Sobre os posts: acho bom você variar de vez em quando, não publicando apenas posts sobre livros, para não ficar "repetitivo"! Obrigada por manter esse blog maravilhoso, nós, leitores, agradecemos <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aii, maravilhosa você e esse comentário ♥ Faz um blog sim e aos poucos você vai adequando sua rotina ao blog e às postagens.

      Delete
  8. Oi Rosana.
    Criar e manter um blog não é algo fácil. Exige dedicação, muito trabalho e amor.
    Não tenho blog, mas já pensei em criar um. Porém sei que teria muita dificuldade em criar posts e conteúdos sempre.
    Parabéns pelo seu trabalho e foi bem interessante saber um pouco mais sobre você e o blog.
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não é uma tarefa fácil, mas aos poucos a gente vai pegando jeito. Obrigada 🧡

      Delete
  9. Olá, eu confesso que amo esse momentos quando os blogueiros contam um pouco de como o blog surgiu, pois acompanho muitos blogs e é maravilhoso conhecer um pouco mais sobre a cada blogueiro e o que o incentivou a criar tamanha fonte de conteúdo que, pelo menos para mim, é extremamente delicioso de consumir. Administrar um blog não é fácil e torná-lo atrativo é ainda mais difícil. Aqui o leitor não pode reclamar, pois todos os post são feitos com muita dedicação e os mais variados assuntos, que são a principal chave para deixar um blog interessante. Beijos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aiii, muito obrigada. Dá trabalho sim, mas é divertido ahahha

      Delete
  10. Oi, Rosana!
    Conheço a pouco tempo o seu blog, mas já gostei muito do conteúdo. Adorei saber como tudo começou!! E Sem dúvida é trabalhoso ter a responsabilidade de fazer postagens bacanas, mas tenha certeza que tem várias pessoas que estão esperando para ler esses post!
    Bjos

    ReplyDelete

Powered by Blogger.