[HQ] Jane, a Raposa e Eu, Fanny Britt

Olá pessoas, tudo bem? 


Hoje resolvi trazer algo mais leve de ler. "Jane, a Raposa e Eu" é uma HQ publicado pela WMF Martins Fontes em 2016 que possui ilustrações lindas e de uma delicadeza sem igual.


O livro é baseado nos anos 1980 e em Montreal, Canadá. Hélènee é excluída do grupo de amigas e passa a sofrer bullying que por ser gorda. Ela vê seu nome nas paredes do banheiro e passa a ser perseguida na escola. Seu único refúgio é o livro Jane Eyre, da Charlotte Brontë. Hélènee é uma protagonista tímida e solitária, e o fato de sofrer bullying não ajuda em nada. 

Mas calma que ainda fica pior. Hélènee é meio que obrigada pela sua mãe à ir para um acampamento com o pessoal da escola. Porém, ao que tudo parece estar sendo um acampamento dos horrores, Hélènee vai ter dois encontros que vão mudar sua vida e dar a força que ela precisa nessa fase difícil que está passando. 


As ilustrações, como vocês podem ver, são lindas e delicadas. O tom varia entre branco, preto e cinza, porém, quando Hélènee está em seu mundinho lendo seu livro preferido, sua vida torna-se colorida, com um sentido.

As cores também aparecem quando Hélènee encontra a raposa no acampamento e quando ela encontra alguém para chamar de amiga. As cores são meio aquareladas e dão um toque toque todo especial para a hq. 


Um livro que tem a base de que crianças/adolescente são terríveis mesmo e conseguem ser cruéis sem necessidade e todos sabemos que essa é pior fase. A hq é ótima para ler lidas por adolescentes e até crianças, que podem não entender todas as nuances, mas vão entender a mensagem principal da história. 

Apesar disso, achei que a resolução que a autora deu foi fácil. Não é só porque a protagonista encontrou uma amizade que o problema do peso da personagem e as mensagens na parede sumiram. O problema ainda está lá, mas agora ela tem alguém para ajudá-la a passar por esse processo. Ela não está mais sozinha nessa jornada. 

É uma HQ curtinha, tem 100 páginas e dá para ler em uma hora, sem medo. Vale a pena pelas ilustrações lindas e pelo carinho que a autora teve com a história. Só acho que deveria ter uma resolução melhor e um pouco mais de raposa. 

Jane, the Fox, and Me
Fanny Britt, Isabelle Arsenault
ISBN-13: 9788546900466
ISBN-10: 8546900469
Ano: 2016
Páginas: 104
Editora: WMF Martins Fontes


*ESSE POST FAZ PARTE DO TOP COMENTARISTA DE AGOSTO/2018*

Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads ♦ Pinterest

32 comments:

  1. Não a li, mas já adorei essas variações de cores. E também esse tom de seriedade e o encantamento proveniente dessa amizade entre Hélènee e a raposa.

    ReplyDelete
  2. A HQ parece ser triste mas linda e fico feliz que a autora tenha conseguido passar uma boa mensagem com ela. E concordo contigo que a fase criança/adolescente pode ser terrível e parece que piora mais e mais, bem triste :/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Além da delicadeza da ilutração, a mensagem é bem bonita. Queria mais umas 100 páginas!

      Delete
  3. No minimo já chama atenção porque situações assim acho que não tem uma pessoa que nunca passou. Escola, essa idade...ahh só dá problema. Achei interessante a ligação da garota com a raposa mas isso do problema de peso ter ficado de lado depois disso é um tanto estranho. Talvez ela só quis passar que no momento que algo de bom surgiu na vida da garota isso saiu da cabeça dela? Não incomodou mais? Não sei, aí só lendo pra ver como ficou. Mas no geral parece bom. Me lembrou de um livro que li recentemente, Pax, só pela amizade com a raposa e tal. Gostei tanto dele que esse acaba chamando atenção por isso ^^

    ReplyDelete
    Replies
    1. Essa idade da escola é só dor de cabeça mesmo. É, talvez tenha acontecido isso, mas ela ter ignorado tudo o que ela já passou por conta disso, foi meio estranho, ela está colocando a felidade dela em outra pessoa e não nela mesmo. Não sei também...

      Delete
  4. Olá.
    Eu adoro a animação como treinar o seu dragão, mas ainda não li nada da autora.
    Acho que vou começar por essa HQ. Os traços são bem bonitos e gostei da paleta de cores em preto, branco e cinza.
    Adoro quando as histórias tratam de temas importantes, como bullying.
    As vezes os problemas não são solucionados, mas só de ter alguém para nos apoiar já ajuda muito.
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. É, o apoio dos amigos importam bastante nesse momento.

      Delete
  5. Oi!!
    Parece ser uma HQ que bem interessante, principalmente por trazer um tema que é bem complicado e difícil nos dias de hoje que é o bullying nas escolas. Gostei bastante da história e já simpatizei com a personagem da Hélènee. Adorei a indicação e as ilustrações são bem legais!!
    Bjoss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Espero que goste quando ler, a hq é encantadora.

      Delete
  6. Não sei lidar com suas indicações de HQ! <3
    Gostei tanto do estilo das ilustrações, das cores que parecem transmitir o que a personagem sente. Provavelmente também me incomodaria a resolução de todos os problemas facilmente, mas gosto de saber que Hélènee não está mais sozinha. Adoraria ler!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom que gostou! Leia sim, acho que você pode gostar ^^

      Delete
  7. Que lindo!
    Parece uma HQ bem bacana, gostei das ilustrações... O que me chamou atenção foi o fato da personagem ter Jane Eyre como refúgio, e ela não é a primeira.
    Estou até curiosa para conhecer ambos os livros.

    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. É uma hq bem fofa, agora preciso conferir Jane Eyre também ^^

      Delete
  8. Olá Rosana! essa HQ traz uma mensagem muito profunda. Realmente traumas vividos entre a infância e a adolescência podem perdurar por uma vida inteira, por isso precisamos plantar a semente da aceitação e da tolerância em nossa sociedade, principalmente entre o mais novos. Parece mesmo que tem pouca raposa nessa história, ela quase não apareceu na resenha. Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é, tem pouquissima raposa, mas só aparece no momento certo, no momento que a protagonista precisava da presença dela ^^

      Delete
  9. Rosana!
    Importante ver o tema bullying abordado em uma HQ, embora nos anos 80, acredito que nem existia esse termo, passei minha adolescência nessa fase e achávamos que eram brincadeiras de mau gosto...enfim, HQ está linda!
    cheirinhos
    Rudy

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é, os tempos mudaram e acho que isso foi bom. Existem vários tipo de brincadeira de mal gosto, algumas até bem pesadas e desnecessáriass. Ainda bem que existe mais pessoas falando sobre o bullying hoje em dia.

      Delete
  10. Crianças podem sim, ser cruéis..rs
    Como não conhecia a Hq, adorei muito tudo que li acima, principalmente as ilustrações. Amo quando elas chegam assim, nestas cores meio que sombrias, mas que sempre revelam os traços mais delicados e os sentimentos mais visíveis!
    Com certeza, se tiver oportunidade, quero muito poder conferir.
    Beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Leia sim, vale muito a pena, as ilustrações são lindas ♥

      Delete
  11. Olá, a autora prende o leitor com uma história que infelizmente é muito comum nessa fase abordada, mostrando como a pessoa fica abalada psicologicamente frente ao bullying verbal (que muitas vezes machuca mais do que uma agressão física). Mas realmente quando se aborda algo tão interessante e recorrente é exigido um desfecho satisfatório, que aqui deixa a desejar. Beijos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Poderia ter sido bem melhor, mas ainda sim foi uma boa leitura, uma boa Hq e recomendo pelo traço delicado. Vale a pena ^^

      Delete
  12. Oi Rosana!
    Nossa eu estou adorando conhecer novas HQ´S...
    Sempre curti mas não tinha lido nd ainda..
    Agora que estou tendo oportunidade.
    Vou add este tbm na listinha, gostei mto!
    Bjs!

    ReplyDelete
    Replies
    1. E o bom dessa hq's é que ela é curtinha e super rapidinho de ler.

      Delete
  13. Olá!
    Não sou muito de ler HQ mas já vi vários e me chamaram atenção só pela sinopse..Esse tem uma historia muito linda e ao mesmo tempo importante porque reflete uma fase que para todos e complicada. Gostei das ilustrações..

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ReplyDelete
    Replies
    1. É uma hq muito fofa e passa uma mensagem legal

      Delete
  14. Que ilustrações top. Ilustração é algo que curto muito, criatividade única. Gosto muito HQ, mesmo que não leio uma a muito tempo, é algo que valorizo.

    ReplyDelete
  15. Não gosto muito de HQs, mas essa parece ser linda.
    COm uma ótima história, e ainda a personagem parece ser um amorzinho.
    Já quero!
    bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. A hq é fofa demais e as ilustrações são lindas. :D

      Delete
  16. Há havia comentado por aqui que não tenho muito costume de ler HQs, mas com certeza tuas indicações e resenhas estão me deixando cada vez mais animada para de fato ler algo do gênero. Achei o assunto tão bacana e que deve ser falado das mais diversas formas. Ainda mais por representar esse " preto e branco" nos momentos de tristeza. Adorei demais conferir tua resenha e adoraria ter a oportunidade de ler =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fico feliz que tenha gostado e que esteja considerando começar a ler hq. Recomendo vários, mas pode começar por aquela que ja tem resenha aqui ♥

      Delete

Powered by Blogger.