[LIVRO] A Guerra dos Tronos (As Crônicas de Gelo e Fogo) - George R.R. Martin

Hey pessoal,

Quem acompanha o blog sabe que há muito tempo atrás eu e a Ro começamos o projeto Reading Is Coming, tem link aqui para saber mais do projeto, o fato é que o projeto meio que falhou 2 vezes, porque a vida é complicada e the night is dark and full of terrors, só que agora eu me animei novamente com o projeto, e estou quase terminando o segundo livro (ouço o coro de aleluia), então vim aqui hoje postar a resenha do primeiro livro, e quem sabe animar a Ro também a voltar pro projeto, e todo mundo que quiser participar, afinal estamos orfãos da série até 2019 e nada como os livros para matar a saudade.


Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister. E sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda a sua família. Quem vencerá a guerra dos tronos?

Preciso começar dizendo que estou ainda mais apaixonada por Westeros, seus personagens e a história que George Martin criou, o cara realmente é incrível, tem um talento e imaginação maravilhosos, eu já vi todas as temporadas da série, mas ao ler o livro tudo aquilo ficou ainda mais rico para mim, por mais que muitas coisas da série tenham seguido o livro (falo com base apenas no primeiro livro), muitas coisas tiveram que ser deixadas de lado, como alguém do ramo audiovisual eu tenho plena consciência como é complicado produzir algo que foi criado com tamanha riqueza em detalhes, e devo dizer que a HBO tem feito um bom trabalho quanto a isso. O livro expande ainda mais aquele mundo, mostrando com muitos detalhes coias que ficaram de fora da série, mostrando especialmente os pensamentos dos personagens, que fazem uma grande diferença e que infelizmente não são possíveis na série.
Nymeria mordiscou-lhe a mão, ansiosa, enquanto Arya a desamarrava. O animal possuía olhos amarelos. Quando capturavam a luz do sol, cintilavam como duas moedas de ouro. Arya dera-lhe o nome da rainha guerreira dos roinares, que liderara seu povo na travessia do mar estreito. Também isso foi um grande escândalo.[...] pág 55
Uma coisa que me ajudou muito em ter visto a série antes de ler os livros é dar um rosto para alguns personagens, é um fato que o livro possui muitos deles, e são tantos nomes, descrições, lugares, que num primeiro momento você acaba perdido, mas como vi a série antes de ler os livros, alguns nomes foram mais fáceis de se marcar na mente, e não digo isso dos personagens principais, mas dos muitos personagens secundários, que desempenham diversos papéis ao longo da trama, importantes em diversas proporções diferentes.


A trama criada por George Martin é muito boa, e cheia de aspectos bem diferentes e interessantes, ele consegue misturar religiões, política e magia de uma forma perfeita e intrigante que você não consegue desgrudar das páginas do livro, ansiando em saber mais sobre as crenças daquele povo, sua cultura, onde acordos políticos vão dar, quais interesses de cada um. Além das tramas dentro de Westeros e das Cidades Lives que se entrelaçam e caminham para um desfecho juntas, temos também a misteriosa trama da Muralha e os segredos que ela esconde atrás de si, cada detalhe na história requer muita atenção, pois todos são cruciais para o desfecho dela.
[...]Antes havia duas luas no céu, mas uma delas se aproximou demais do Sol e rachou com o calor. Mil milhares de dragões jorraram de dentro dela e beberam o fogo do Sol. É por isso que os dragões exalam chamas. Um dia essa Lua também beijará o Sol, e então rachará e os dragões regressarão.
As duas jovens dothrakis riram.
- É uma tola escrava de cabelos de palha - disse Irri. - Lua não é ovo. Lua é deus, esposa do Sol. Todos sabem. pág 170
Essa história tem um ritmo próprio, onde vamos acompanhando um pouco cada um dos personagens e suas próprias tramas que se juntam com as tramas principais, e isso da uma dinâmica diferente e as vezes um pouco cansativa, já que há capítulos de vários dos personagens principais e ao longo da história o leitor já começa a ter ser preferidos, mas como disse, cada detalhe é importante, e cada personagem tem um papel a desempenhar nessa história que afeta a todos, mesmo que de modo indireto. É um livro muito bom, com uma história complexa e que prende o leitor, cheia de mistérios, batalhas épicas, cavaleiros, e dragões. Faço a recomendação para quem gosta de livros de fantasia, e caso não tenha visto a série, também recomendo.

A Game Of Thrones (A Song of Ice and Fire)
George R.R. Martin
ISBN-13: 9788580446265
ISBN-10: 8580446260
Ano: 2010
Páginas: 592
Editora: Leya




*ESSE POST FAZ PARTE DO TOP COMENTARISTA DE AGOSTO/2018*

Acompanhe o blog nas redes sociais!

16 comments:

  1. Esta é uma saga que morro de vontade ter e ler. Pela beleza dos livros, pela intensidade dos personagens e claro, pela série de Tv que é uma das minhas preferidas no mundo todo. Aliás, que 2019 chegue logo.rs
    Mas sempre que estive com estes livros em mãos, me assustei com o tamanho das letras.
    Bem, sou transplantada de córneas(os dois olhos), então tenho uma visão bem limitada. Livros grandes com letras pequenas, fica sendo algo meio impossível para mim :/
    Mas, espero sim, um dia, poder mudar tudo isso e me jogar em todos os livros de George!
    Beijo

    ReplyDelete
  2. Oi Amanda, fico feliz que você tenha se animado novamente com o projeto de vocês e espero que ambas consigam dar continuidade a ele.
    Eu vi as primeiras temporadas da série, acho que duas ou três, me perdi agora haha, mas, não sei, não consegui continuar com a aura de não poder se apegar a ninguém pois a qualquer momentos eles podem sair da história rsrs. Gosto de romances mais doces. Ainda assim, curti a resenha e vou curtir acompanhar as próximas *__*

    ReplyDelete
  3. Os livros são muito mais interessantes e que a série mesmo. Lembro de quando li esse. Foi bem rápido porque tava doida pra ver como era e lia na escola, lia no meio da rua voltando pra casa, lia de manhã cedo indo pra escola e nesse ritmo sabe? A coisa é enorme mas gostei de como ele fez, o clima, a escrita enrolada e todos esses personagens. É muita coisa pra assimilar mas gostei mais que da série. Tem política e religião e conflitos muito mais bem explicados e interessantes de ver. Aí você entende o frenesi de fã com rssa história. E só fica mais doido. Mas confesso que animei até o 3. 4 e 5 foram mais ou menos, nao consegui ler naquela vontade louca e nossa, é grande viu. Ja nem lembro do que li ali. Tem que ter uma baita coragem e nem sei conseguiria ler hoje em dia. É o caso de fazer projeto mesmo porque haja tempo. Mas vale a pena, nem que seja pra conhecer a escrita do autor e o mundo que ele criou ali direitinho.

    ReplyDelete
  4. Oi, Amanda,

    Tá aí, uma série que não pretendo ler. O autor não tem um pingo de consideração pelos leitores. Enfim, é só um caso à parte... Talvez eu assista a série.

    No mais, tenho que admitir que o livro tem uma boa "pegada" - o que torna os conflitos incessantes mais envolventes!

    ReplyDelete
  5. Olá.
    Ainda não li nada do autor e não tenho vontade de ler GOT, apesar de todos falarem super bem dessa série.
    Acho que eu acabaria me arrastando na leitura, por ter taaaantos personagens, reviravoltas e muita coisa para imaginar.
    Provavelmente a leitura deve ser mais lenta quando a narrativa é feita por algum personagem de que não se goste tanto rs
    Talvez eu veja a série e se eu gostar, tento ler os livros. Como você disse, deve ajudar a gravar um pouco os rostos dos personagens secundários.
    Beijos

    ReplyDelete
  6. (Espero que consiga dar continuidade ao projeto e a Ro também retorne para ele, haha)

    Eu já ia procurar mais sobre esse livro em particular agora mesmo, sério. Eu não assisti a série, mas aquela curiosidade em relação a história em si persiste. Provavelmente irei começar assistindo a série, eu amo Fantasia, mas tenho uma dificuldadezinha para dar asas á minha imaginação no gênero, por isso acho mais seguro pra mim, e como você disse, ter os rosto em mente primeiro. Parece um livro detalhado e bem construído. Amo isso. Com certeza tentarei conhecer.

    ReplyDelete
  7. Essa série tem muitos fãs e fico feliz em saber que está dando continuidade ao projeto; mas não é um gênero que sou fã, além do mais são calhamaços que não me despertam interesse.
    Gostei da resenha.

    Beijos

    ReplyDelete
  8. Rosana!
    Triste saber que a série televisiva vai acanar, né? Uma pena!
    Não tive oportunidade de ler os livros dessa série do autor, embora tenha lido uns outros livros dele e são geniais e pelo visto, esse vai na mesma linha.
    Acho fantástico como ele traz essa ficção que reune tantos elementos diferentes e consegue fazer com que o leitor se identifique de alguma forma com a fantasia bem elaborada.
    Bom final de semana!
    “O amor é a força mais sutil do mundo.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA AGOSTO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ReplyDelete
  9. Olá Amanda! Nunca li nada do Martin nem assisto GOT mas sei que elogios não faltam a esse universo. É muito bom uma adaptação manter pelo menos algumas características cruciais do livro. Concordo com você que assistir a série ajuda muito na caracterização e memória dos personagens. Quem sabe eu crio coragem e embarco nesse leitura? Beijos

    ReplyDelete
  10. Olá, sou suspeito para falar dessa série porque ela é a minha queridinha (assim como sua adaptação, evidentemente). Mas realmente é impossível não se apaixonar pelo denso universo criado por Martin, que impressiona pela escrita descritiva ao extremo, mas que não soa monótona. Estou aguardando o lançamento de Winds Of Winter (esquecido em churrasco há anos), mas iniciar A Dança dos Dragões, porque quero ler com calma para preparar a despedida. Beijos.

    ReplyDelete
  11. Oi Amanda!
    Nunca li livros do autor, tenho bastante curiosidade em conhecer a escrita, já que li mtos comentários bons sobre...
    Espero ter oportunidade um dia...
    Bjs!

    ReplyDelete
  12. Oi, Amanda!!
    Estou para ler essa série já tem um bom tempo e até agora nada!! Nem a série da TV ainda assisti, mas quero muito criar coragem de pegar os livros para ler ainda esse ano.
    Bjoss

    ReplyDelete
  13. Olá!
    Já ouvi fala tanto desse escritor, da serie que tenho uma imensa vontade de ler e de poder conhecer esse mundo que ele tanto criou. a sua resenha só me fez ter mais vontade ainda de ler..

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ReplyDelete
  14. Gostaria muito de ler essa série um dia, conheço tanto através das resenhas, porém a leitura mesmo até agora nada. Um dia começo a ler.

    ReplyDelete
  15. Li ano passado e gostei bastante.
    Mas não ao ponto de querer ler os outros.
    Acho que não continuarei a série, embora seja original e curiosa de acompanhar.
    Gostei muito da Daenerys e tô ansiosa pra saber tudo que aconteceu com ela.
    Vou ter que ver a série mesmo kkk
    bjs

    ReplyDelete
  16. Este é um livro que tenho meta de ler ainda esse ano, comecei olhando o seriado, mas creio que vou preferir ler os livros primeiro. Já até arrumei com uma amiga os livros emprestados, mais ainda faltou tempo para começar. Assim como disse creio que ter a imagem dos personagens vai ajudar bastante na leitura =)

    ReplyDelete

Powered by Blogger.