Como eu me organizo para a criação de conteúdo semanal

Monday, April 27, 2020
Olá pessoas, tudo bem?

Acho que de todos os posts que já fiz aqui no blog, esse é o mais pedido por vocês. Eu pensei, pensei e pensei mais um pouco e no fim resolvi que vou fazer esse post da maneira mais simples possível. Preparem o bloco de anotação e vem comigo. 


Eu tenho um caderno e um bloco de notas no celular, onde eu anoto todas as ideias de posts que quero fazer. Sejam essas ideias boas, ruins, fáceis ou difíceis de realizar. Nesse caderno eu não anoto as resenhas, mas anoto todo o resto, tag, listas e posts específicos como por ex, falar da minha coleção de funko pop

• Para a ideia de resenhas, eu tenho uma planilha no google drive em que anoto toda as leituras que já fiz (comecei a marcar em 2016). Por lá, eu consigo acompanhar quais foram os livros lidos, aqueles que já fiz resenha eu mudo a cor para cinza e o restante deixo normal. É coisa simples, mas que ajuda muito no visual. 

• O aplicativo que eu uso no celular é o KEEP da Google, posso fazer listas e escrever textos por lá, assim tenho acesso tanto no pc quanto no celular. É bem simples e intuitivo, mas se vocês quiserem algo mais elaborado recomendo o Trello.


• Tendo isso em mente, eu separo um dia na semana para preparar os posts. Normalmente faço isso aos domingos e o blogger me permite programar os posts para o resto da semana. Isso também significa "sacrificar" um dia de descanso para focar no blog. O tempo que eu demoro varia muito com o tipo de postagem, mas eu levo em média de 20 à 40 minutos para preparar o post e mais uns 10 para formatar bonitinho, arrumas as imagens e tals. 

• A ideia é a mesma para tirar as fotos que eu uso tanto no blog quanto no instagram, eu separo um dia à cada duas semanas para tirar as fotos. Tentando sempre pensar em qual post eu vou usar aquela imagem. Confesso que nem sempre é assim. Eu tenho vááárias fotos que tirei por tirar, pois sei que eventualmente vou usar para alguma coisa. 

• As coisas funcionam um pouco diferente para os posts do instagram. Apesar de tentar ter o mesmo conteúdo nas duas plataformas, algumas coisas funcionam melhor lá do que aqui e vice-versa. Meus posts no instagram são por impulso, eu meio que decido na hora. Pode ser que tenha resenha, pode ser que tenha tag, pode ser que seja apenas um post falando sobre minha leitura atual. 


• Eu tento levar o instagram de forma mais tranquila. Já teve dias que comecei a escrever um post sobre um livro X e no fim virou uma resenha gigante de tanto que tinha para falar do livro. Varia muito, mesmo e tento não pensar muito à respeito. Porém, uma coisa que sempre levo em consideração é a foto. Sempre analiso muito bem se a foto que estou postando tem alguma relação com a legenda, para não ficar algo "jogado", sabe?!

• Não pense que é sempre uma alegria e que eu estou sempre inspirada porque não é assim. Tem momentos que não quero e/ou ão tenho animo para falar de nada e eu tento respeitar isso. Eu não quero fazer uma postagem forçada, porque sei que não vai sair legal. Se eu achar necessário, fico dias ou até meses sem postar nada, sem neura. 

Acho que por enquanto é isso, se surgir mais alguma coisa para falar eu acrescento aqui. Vocês que tem blog/instagram se organizam de alguma forma? Qual seria a sua dica para quem está começando? Espero que a forma que eu faço possam ajudar vocês de alguma forma ♥ 

Kimmy Schmidt Good Luck GIF by Unbreakable Kimmy Schmidt

Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads ♦ Pinterest

3 comments:

  1. Olá! Eu adorei suas dicas, eu tentei usar um organizador para o instagram mas simplesmente não consegui fazer funcionar. O chato é que ás vezes fico realmente sem conteúdo pra postar por lá, infelizmente.
    O blog eu não uso nada pra lembrar ou pra me organizar, quando tenho uma ideia ou anoto no papel ou já passo pro computador pra não esquecer, mas é sempre bom manter a mente mais tranquila nessa questão porque ás vezes a gente embaralha tudo.
    Beijo!
    Capítulo Treze
    Participe do Sorteio de Desapego no instagram
    Inscreva-se no canal

    ReplyDelete
  2. Ah eu sou dessa também que tira uma dia da semana para tirar fotos ou produzir alguma conteúdo, o que normalmente é sempre no domingo, mas as vezes não sai nada e fico tempos sem postar algo. Adorei as discas e é basicamente o que faço por aqui também.

    Obrigada por compartilhar conosco, beijos.

    ReplyDelete
  3. Olá
    Eu tenho um caderno onde anoto todas as inspirações pro blog, mas também costumo começar o post e deixar salvo nos rascunhos e terminar ele quando me sentir pronta. Eu preciso voltar a ter dia pra produzir e fotografar. Sinto falta disso.

    Vidas em Preto e Branco

    ReplyDelete

Powered by Blogger.