Minha rotina de leitura

Thursday, May 07, 2020
Olá pessoas, tudo bem?

Uma pergunta frequente é como que eu faço para ler tanto. Então, hoje vou falar um pouco de como é minha rotina de leitura. Vou falar de como era antes da quarentena, como está sendo agora e também vou dar algumas dicas de como arrumar tempo para ler. 



Minha rotina de leitura enquanto estava trabalhando era a seguinte: ao sair de casa até chegar no serviço, eu escutava um audiobook. O tempo de percuso é mais ou menos 2h ida+volta, o que já dá uma boa adiantada.

Ao chegar em casa eu nem sempre lia, dependia muito do meu humor, vontade e outras coisas para fazer. Eu tentava reservar as noites para ver alguma série, vídeos no youtube ou algum filme. A leitura à noite acontecia de duas à quatro vezes por semana, dependendo muito do livro. 

Aos final de semana eu buscava ler o máximo que podia, mas sempre respeitando minha vontade de ler. Dividia o tempo de leitura com os afazeres da casa, nesse momento o bom o velho audiobook ajudava.  Devo dizer que eu escuto os audiobooks na velocidade 1.8x ou 2x, não por querer ler mais rápido, e sim por já estar acostumada mesmo. 

chilling toon disney GIF

Minha rotina de leitura agora, na quarentena. Sei que essa coisa de quarentena não está sendo fácil para ninguém e que cada um está lidando do jeito que pode. Por aqui a situação não está ruim, como viram no último post de leituras do mês eu consegui ler muita coisa em Abril e ainda assisti filmes, séries e joguei o bom e velho videogame. 

O que eu faço basicamente é, eu acordo lá pelas 10h30, faço meu exercício do dia, logo depois já começo a fazer almoço e só depois de comer que eu vou pegar algum livro para ler. Ai eu passo o resto da tarde lendo, enquanto meu marido trabalha no quarto do lado, eu fico com meu livrinho. 

Lá pelas 19h/20h eu paro de ler, vou comer algo e aí eu volto a ler ou vou assistir alguma coisa ou jogar videogame. Eu não passo 100% do meu tempo lendo, mas eu dedico o tempo que eu tenho livre para isso.

Meu celular é uma grande distração, por isso eu tento sempre colocar um timer de 1h. Então eu leio por 1h e paro para ver o celular, comer algo e tals. De pouquinho em poquinho, eu vou avançando na leitura e conseguindo ler mais. 

Animation Health GIF by Anchor Point

Agora o problema é para quem não está conseguindo fazer nada e aqui vai meu conselho. NÃO FORCE! Aproveite esse momento para fazer outras coisas, achar outros hobbies, assistir coisas na tv, cursos online gratuitos, fazer yoga. Tirar sua mente da obrigação de ler, na verdade nem deveria ter esa tal obrigação. 

Cada pessoa é diferente e cada um vai lidar com essa situação da forma que achar melhor. Eu sinto que os livros são minha válvula de escape, mas eu também preciso escapar dos livros às vezes e aí eu busco outra formas de entretenimento.

season 2 episode 10 GIF by SpongeBob SquarePants

Se ainda sim você quer ler mais e mais, aqui vão algumas dicas simples, mas que podem ajudar.

Separe um tempo para ler, sem distrações, sem celular, sem computador, apenas você e um bom livro à sua escolha. Sinta prazer na leitura e nesse momento seu. 

Não fique vendo o feed do instagram/facebook/twitter por horas à fio. Não vai acrescentar muita coisa na sua vida e depois você vai ficar se sentindo culpado porque perdeu X horas vendo coisas que você não precisava enquanto poderia estar lendo. 

Tenha sempre um livro por perto. Sei que é a dica mais clichê de todas, mas é a que mais funciona. Algumas vezes entre esperar o almoço ficar pronto e mexer no celular, eu paro 15min para ler uma página aqui e ali. 

kids read GIF

Se você começou um livro e não está gostando, coloque ele de lado e procure outro livro. Às vezes aquele livro, naquela hora não seja a melhor opção. Tem livros que sugam mais da nossa energia e que, muitas vezes, precisamos estar bem para apreciar tal obra. Pense que você está colocando de lado provisoriamente, quem sabe mais para frente você volta a lê-lo e descobre um novo favorito?!

Se você está perdido, não sabe muito bem o que ler e/ou está passando por uma ressaca literária, tente começar por gêneros que te agradam, aquele famoso ler a zona de conforto ou releia algum favorito. São esses livros que vão te ajudar a voltar com a vontade ler e despertar seu interesse novamente. 

Vou parar por aqui porque esse post já está gigante. Espero que esse post possa te ajudar de alguma forma. Se tiver alguma dica é só deixar nos comentários, vamos trocar figurinhas ♥ 

Spongebob Squarepants Good Luck GIF
*estou torcendo por você*
Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads ♦ Pinterest

2 comments:

  1. Olá!!
    Antes da quarentena também estava bem complicado pra mim... não estava conseguindo ler absolutamente nada. Agora, estou lendo bastante!!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ReplyDelete
    Replies
    1. Espero que continue com o bom ritmo de leitura =)

      Delete

Powered by Blogger.