[LIVRO]A Garota Dinamarquesa - David Ebershoff

Saturday, November 24, 2018
Hey pessoal,

Na resenha de hoje, eu vim falar um pouco sobre o livro que inspirou o filme de 2016, e que rendeu a Alicia Vikander o Oscar de melhor atriz coadjuvante, e a Eddie Redmayne a indicação ao Oscar de melhor ator.



A Garota Dinamarquesa reconstrói a história de Lily Elbe, talvez a primeira transexual da história a fazer a cirurgia de redesignação sexual (ou “mudança de sexo”). Vivendo até a meia-idade como Einar, um pintor dinamarquês na Europa dos anos 1920 e 1930, ela teve a sorte de contar não apenas com um médico pioneiro, mas com uma mulher brilhante, generosa e apaixonada, sua própria esposa, Greta, para encontrar sua verdadeira identidade.

Eu já tinha amado o filme quando vi, e amei revisitar essa história, com ainda mais detalhes no livro, aqui temos acesso muito mais a cabeça de Einar enquanto Lily, como ele vê o mundo ao seu redor e como ele mesmo se vê com essas duas personalidades vivendo dentro de si, pois a todo momento é assim que ele se sente, e cada vez mais Lily vai se sobrepondo a Einar, e vemos através de memórias que Lily sutilmente tomava mais e mais seu lugar, desde a infância de Einar até sua vida como pintor famoso. 

O livro nos mostra também muito mais de Greta, uma mulher extremamente forte e a frente de seu tempo, que carrega consigo uma bagagem emocional muito forte que a ajuda a lidar com as mudanças em sua vida com Einar/Lily; disparado ela é uma das minhas personagens favoritas, o amor de Greta por Einar/Lily é lindo e doloroso ao mesmo tempo, mas ainda sim muito forte e une ambos até o final, no livro não temos apenas muito mais dos sentimentos de Einar/Lily, mas também de Greta, que apesar de ficar ao lado do marido, ainda sim sente que pode fraquejar, e os dois, assim como os personagens secundários, são tão humanos e palpáveis, que deixa a experiência da leitura ainda mais incrível.


No prefácio do livro o autor conta um pouco como resolveu escrever o livro, como foi o processo de pesquisa para ele e também faz um pequeno alerta sobre os fatos históricos contidos ali, afinal é uma versão romanceada da história verdadeira, então alguns nomes e fatos foram modificados para melhor encaixar na história, ele inclusive indica a leitura da biografia que foi referência para ele, infelizmente não encontrei ela para comprar aqui, vou pesquisar na Amazon gringa e quem sabe eu acho; isso é um fato interessante de saber antes de fazer a leitura, assim acho que instiga ainda mais o leitor a pesquisar mais a fundo sobre Lily Elbe, caso tenha interesse.

O livro segue basicamente a mesma linha do filme, o final é um pouco diferente e mais poético no livro tanto que me fez chorar como se eu não soubesse do final, e alguns fatos foram trocados de ordem e outros omitidos, como por exemplo o fato de Lily além da mudança de gênero, também passar por outras cirurgias (não vou comentar para evitar spoilers), mas foi uma leitura muito bonita, tocante e delicada,o autor fez um bom trabalho contando essa história e encantando o leitor com sua escrita, dando voz a personagens tão marcantes.


The Danish Girl
David Ebershoff
ISBN-13: 9788568432440
ISBN-10: 8568432441
Ano: 2016
Páginas: 368
Editora: Fábrica 231

Acompanhe o blog nas redes sociais!

2 comments:

  1. O filme é maravilhoso!!!Acabei vendo ele já tem um tempo e achei lindo demais. Agora lendo a resenha do livro, adorei saber que a proposta do livro é ainda mais poética e eu amo muito tudo isso.rs
    Deu até vontade rever o filme...e claro, ler o livro também!!!
    Beijo

    ReplyDelete
  2. Quase assisti o filme, mas acabei deixando de lado.
    Bom saber que é uma boa história, fico mais interessada no livro.

    Beijos

    ReplyDelete

Powered by Blogger.