[LIVRO] Extraordinário, de R. J. Palacio

Olá pessoas, tudo bem?

Hoje  tem a resenha desse fofíssimo livro que trás uma linda lição de vida e o complicado mundo de August.


ExtraordinárioO Extraordinário
Autor: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
ISBN-13: 9788580573015
ISBN-10: 8580573017
Ano: 2013
Páginas: 320
Skoob | Amazon 
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Devo começar dizendo que esse livro é encantador e trás uma história muito comovente. É narrado primeiramente pela perspectiva de Auggie e depois pela perspectiva de seus parentes e pessoas próximas.

Auggie começa falando que ele é uma criança normal, exceto pela sua deficiência. Eles descreve com alguns detalhes, mas em momento algum ele fala o que é exatamente. É uma criança normal mesmo, mas ao ler você percebe o drama que ele vive por ser desse jeito. Quando a perspectiva da narração muda para sua irmã, percebe-se o quão profundo é o problema de Auggie.


Via é sua irmã mais velha, é aquela irmã que apoia seus pais e apoia Auggie, que o defende quando necessário, mas quando ela conta a história nota-se que não é somente Auggie que sofre com o problema, toda a família tem dificuldades. Os pais vivem praticamente para Auggie, para ser firmes por ele, Via passa por momentos de solidão e se sente deixada de lado pela família.

A história realmente começa quando seus pais decidem que é hora dele ir para a escola pela primeira vez e é claro que isso poderia ser prejudicial para Auggie, mas ele é tão espontâneo e carismático que por mais bullying ele tenha sofrido acabava levando algumas vezes na esportiva por que ele sempre soube que as pessoas são superficiais.

Ao longo do livro percebe-se o quanto Auggie amadurece, assim como todos os outros personagens. Todos são igualmente importantes para a história, as crianças na escola que de início corriam dele e maltratavam ele, no final  queriam ser amigas dele.  

A lição do livro é simples, não julgar as pessoas pela aparência, pois essa pessoa pode te surpreender. O livro mostra bem que o preconceito existe e todas as pessoas julgam! Independentemente da idade. O Extraordinário é uma narrativa forte que consegue se manter, o autor fez um excelente trabalho falando sobre bullying do ponto de vista de quem o sofre.


Curiosidade: No livro o Auggie tem um professor (Browne) que ao final de toda aula passa preceitos para seus alunos. E a história de Auggie fez tanto sucesso que a autora recebeu mais de mil novos preceitos criados por leitores de todo o mundo. Ela então decidiu fazer um livro só com mensagens positivas, como as recomendadas pelo mestre querido. "365 Days of Wonder: Mr. Browne’s Book of Precepts" será lançado nos Estados Unidos em agosto. A Intrínseca publicará a obra no Brasil, ainda sem data de lançamento definida. (Fonte: Intrínseca).


Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads

No comments:

Powered by Blogger.