[FILME] Trilogia "Before" - Before Sunrise, Before sunset e Before midnight.

Oi gente! 
Hoje eu resolvi iniciar um novo tipo de post falando não só de um filme, mas de sequências, trilogias e afins. Como é a primeira vez, nada melhor do que uma história de amor contada ao longo de 20 anos. Estou falando da trilogia dos "before", que vocês já devem ter escutado falar. Vamos lá?


BEFORE SUNRISE - Antes do amanhecer, 1995
Jesse (Ethan Hawke), um jovem americano, e Celine (Julie Delpy), uma estudante francesa, se encontram casualmente no trem para Viena e logo começam a conversar. Ele a convence a desembarcar em Viena e gradativamente vão se envolvendo em uma paixão crescente. Mas existe uma verdade inevitável: no dia seguinte ela irá para Paris e ele voltará ao Estados Unidos. Com isso, resta aos dois apaixonados aproveitar o máximo o pouco tempo que lhes resta.
A primeira parte da trilogia nos apresenta a dois jovens bem singulares: o americano Jesse e a francesa Celine. Eles se conhecem em um trem e decidem explorar Viena juntos (Jesse a convence, já que não tem dinheiro para passar a noite em um hotel). Um hora e meia de filme depois, com inúmeros diálogos recheados de discussões políticas, históricas e de existencialismo, nos apegamos aos dois estranhos e não sentimos o tempo passar enquanto eles rodam pela cidade juntos. São 14 horas que têm, até que pela manhã. cada um siga seu caminho. Destaque para a cena em que são parados como Jesse diz, por uma "versão vienense de vagabundo", um homem que diz que, ao invés de pedir dinheiro, iria pedir uma palavra. Com essa palavra, ele iria fazer uma poesia, e Jesse e Celine deveriam avaliar quanto de dinheiro ele mereceria ganhar com ela. É lindo! e também para a linda fotografia da cidade, bem como o jogo de câmeras enquanto os dois caminham, o que acontece boa parte do filme.

A primeira impressão é de que é uma história de amor de conto de fadas, mas basta 15 minutos do longa para percebemos que se de fato, formarem um casal, os dois teriam uma relação complicada, o que deixa a história longe dos contos e mais próxima da realidade. Eles prometem um reencontro e fazem muita gente suspirar, mas será que cumprirão o acordo?

BEFORE SUNSET -  Antes do pôr-do-sol, 2004.
Jesse (Ethal Hawke) e Celine (Julie Delpy) se conheceram por acaso em uma viagem de trem que ia de Budapeste a Viena, passando o dia juntos e se separando no início do dia seguinte. Nove anos depois eles se reencontram, novamente por acaso. Jesse agora é um conhecido escritor, enquanto que Celine trabalha para uma organização de proteção ao meio-ambiente. Jesse agora está em Paris para promover seu mais novo livro e, após reencontrar Celine, passa com ela algumas horas, onde discutem o que aconteceu em suas vidas em todos estes anos.
As perguntas que ficam no primeiro filme, são respondidas depois de 9 anos, na terra natal da moça, Paris. Jesse é um escritor (nem preciso dizer sobre o que seu livro fala) e ao ver Celine na livraria, ele desmarca os compromissos e sai para dar "aquela volta". Dessa vez, eles têm até o pôr-do-sol, que é quando ele volta para os Estados Unidos. Ainda com muitos diálogos e os dois andando boa parte do filme, a sequência torna a história mais real ainda. Primeiro porque eles envelhecem junto com os personagens, e as preocupações não são as mesmas do que quando tinham 23 anos. E segundo porque são sinceros sobre o porquê de não terem se reencontrado. Jesse agora tem um filho, ela tem um compromisso e a vida de ambos é bem diferente, firmados profissionalmente, será que estariam dispostos a largar tudo ou reorganizar a vida por alguém que só conheceram durante uma noite? O roteiro continua leve e as cenas belíssimas. Destaque para a cena do pôr-do-sol no barco, excelente fotografia, e da cena final no apartamento dela. É muito amor!

BEFORE MIDNIGHT, Antes da meia noite, 2013

Nove anos após os eventos de Antes do Pôr-do-sol, Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) vivem juntos em Paris, ao lado das filhas gêmeas que tiveram. Ele busca sempre manter contato com Hank (Seamus Davey-Fitzpatrick), o filho adolescente que teve com a ex-esposa e que vive em Chicago com a mãe. Quando o casal resolve ir à Grécia com as filhas, Jesse decide também convidar Hank para a viagem. Neste contexto, Jesse segue tentando se tornar um romancista de sucesso, enquanto que Celine considera seriamente a possibilidade de aceitar um emprego junto ao governo francês.
Sim, a última parte da trilogia, apesar de nos apresentar um casal beeem mais velho, foi necessária. Ao final de "Before Sunset" temos algumas perguntas assim como no primeiro filme, e foi uma delícia acompanhar os dois nesse final. Eu assisti com o coração na mão, de que de repente viria uma separação, já que é uma história realista. Só que da metade do filme para lá eu já estava preparada se isso acontecesse de fato, porque aqueles diálogos que nos prendem aos dois continuam lá. Conhecemos o filho do Jesse e as filhas deles e alguns amigos do casal, além é claro da crise que abala a relação. Dessa vez, eles têm até a meia noite em um hotel, presente dos amigos, para resolverem tudo. Destaque para a cena da Celine que não sabe se tira a roupa, reclama do corpo, termina com ele, ou o agarra loucamente. Genial... e real! Qual casal nunca passou por uma crise?

       

"Isso não é perfeito, mas é real!" 

O que eu posso dizer dos três filmes? É impossível escolher um como favorito, em todos tem uma cena em que eu me identifico. O primeiro filme nos abre a porta para essa história e para algumas reflexões, o segundo responde algumas e nos dá esperança de algo entre eles e o terceiro é o clímax da trilogia. Muito bem filmados, devo dizer que sem a competência do diretor Richard Linklater (que se inspirou em uma experiência vivida por ele para o pontapé do romance) e da dedicação e deliciosa química entre os atores Julie Delpy e Ethan Hawke, esse projeto não seria possível. E ainda bem que foi!

É sobre amor sim, mas é sobre entrega. Quando digo que fui me acalmando se os dois terminasse é porque a história é sobre isso, não necessariamente precisando de um final feliz. Outro ponto é que o roteiro nos faz conhecer o casal como se tivéssemos detalhes ao longo de 18 anos, mas só o conhecemos por 3 dias. Agora, se você leu a tudo isso sem fazer ideia de que esses filmes existiam, corre para fazer uma maratona e se prepare para grandes emoções. Não vou deixar trailers dessa vez, porque o post já está bem longo hehehehe. Peço desculpas, mas é que queria exprimir exatamente o que os três causam, se pudesse faria um compilado só com os quotes e os gifs. Me digam o que acham desse novo tipo de post e se claro, conhecem a trilogia.
Besos e até!

Se o filme não estiver disponível na sua região, use as dicas DESSE post para assistir aos filmes ♥ 

Acompanhe o blog nas redes
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Google+ ♦ Filmow

29 comments:

  1. ai amei o post! *-* eu ja ouvi falar dessa trilogia mas nunca tinha assistido os filmes, é lindo, nossa adorei, esse tempo todo que nao assistir perdi e muito! mas só uma coisa, eles ficam juntos? :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Assistaaaaaaaa hahahahahaha

      Delete
    2. Ela é engraçada... Fala que "esse tempo todo que não assistiu, perdeu e muito", dando a entender que realmente fosse assistir ou então que já assistiu (pelos verbos no passado), mas depois pergunta o que só quem assistiu a trilogia até o final pode saber. Quer dizer: ainda assim, a preguiça toma conta da pessoa e queria o final mastigado hahahaha. Que graça teria? Mas pelo post, você já deixa meio subentendido rs.

      Delete
  2. Puta que pariu!!! Dezoito anossss??????????? Já assisti um pedacinho de cada filme, mas não tinha interesse da história, eu achava até familiar (o coitado aqui não sabia que eram continuações) hahahhaha

    ReplyDelete
    Replies
    1. De-zoi-to!
      Eu só me toquei quando vi em várias pesquisas o "before" aparecendo em comum hahahahaha
      Vc vai gostar, Liss!

      Delete
  3. Oi, Juliana!
    Estou indignada por nunca ter assistido esses filmes! Adoro o Ethan Hawke e eu achei esse enredo tão genial. Estou morrendo de vontade de assistir. Definitivamente vai para a minha lista, rs.
    Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Assista sim! Ele é ótimo e a química entre os dois tbm!!

      Delete
    2. Eu achei muito legal que uma pessoa jovem como você se interesse por filmes antigos e maravilhosos.Essa trilogia é um pouco difícil para pessoas jovens pois tem que ter paciência e muuuuuita sensibilidade ,mas para quem capta tudo que elas têm a dizer embarca numa experiência incrível sobre amor e relacionamento. Eu particularmente considero obras de arte e passei a admirar ainda mais o Ethan Hawke que conheci na SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS.Ele é muito profundo e autêntico e tem uma química perfeita com a Julie Delpy.Acho que essas plataformas mais populares de streaming poderiam relançar esses filmes para mais pessoas conhecerem.

      Delete
  4. Já conhecia a trilogia e sempre tive vontade de ver, mas depois de sua resenha fiquei com mais vontade ainda e servirá de impulso para mim assistir. Adorei o post!
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  5. Nossa como assim eu não conhecia essa trilogia de filmes?? *o*
    Achei super legal a ideia de retratar o romance ao longo de 18 anos >.< Amei a dica e com certeza vou assistir!
    beijinhos :*

    ReplyDelete
  6. Que trilogia maaaais linda e fofaaa!!
    Senti a emoção já!!!
    Nunca tinha ouvido falar, acredita??
    Vou ver se amanhá mesmo assisto o primeiro filme, estou precisando de um assim!! ;D
    bjãoooo

    ReplyDelete
  7. Juliana!
    Acho que ando alienada porque nunca ouvi falar da série, acredita?
    E olha que gosto de filmes...
    Fato é que fiquei muito interessada porque é engraçada e se passa em váias épocas, dando um suspense no que queremos saber e gostinho de quero mais.
    Gostei mesmo da indicação.
    Bom descanso!
    “Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana.” (Teilhard de Chardin)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  8. Eu parei no tempo com essa trilogia. Só vi o primeiro e o segundo filme e gostei tanto que tenho medo de continuar. Sabe aquilo de 'enqto não vi ainda não acabou" hahahahahahaha
    Minha amiga diz que vivo em estado de negação no que se refere a esta trilogia.

    ReplyDelete
  9. Ai que legal! O modo como a trilogia foi gravada me lembrou Boyhood *-*

    Eu fiquei curioso e acho que vou assistir! Tanto pelo romance como por seus comentários positivos :3

    Bjs!

    ReplyDelete
  10. Não conhecia a trilogia, mas fiquei bem curiosa para assistir. Amo romances, e parece ser divertido!

    ReplyDelete
  11. Não, pera, eu entendi errado ou os filmes foram gravados durante 18 anos, tipo Boyhood? Se for eu preciso assistir, pois adorei esse tipo de produção.
    É até novidade ver uma trilogia de filmes de romance. Deve ser muito bom, dá pra fazer maratona haha
    Além de que adoro o Ethan Hawke, ele é um ótimo ator!

    ReplyDelete
  12. Oi!
    Não conhecia o filme mais adorei trilogia principalmente porque temos um espaço de tempo grande entre um filme e outro deixando a historia mais realista, gostei muito da historia com certeza vou assistir !!!

    ReplyDelete
  13. Meu deus, eu achei isso hilário!
    Gostei da dinâmica do longa, e fiquei encantada com a sequência, com os autores envelhecendo e mesmo assim se entregando aquele amor que parecia tão impossível, e a gente acompanhando todas as reviravoltas das vidas dois dois. Amei, nada poderia ser mais original!

    ReplyDelete
  14. Adorei o post >< E estou mega curiosa para assistir aos filmes. Muito original a ideia de relatar a vida de um casal ao longo dos anos, passa um traço de realidade muito grande.

    ReplyDelete
  15. Ola!
    Acabei de assistir os três (um por dia).
    Lindo!!
    Que fez algo parecido,num intervalo de mais de 30 anos foi o Bergman. Lançou uma séria com 10 episódios, chamado "Cenas de um Casamento" . Trinta anos depois fez o "Saraband". Mesmo casal, mesmos atores...

    Valeu pelo post!!

    ReplyDelete
  16. Ah! A inspiração do primeiro, "Antes do Amanhecer", foi da vida real do Linklater, diretor.

    ReplyDelete
  17. Oi, Juliana! Parabéns pelo texto. Foi procurando estes filmes que encontrei este Blogger. Acabei de assistir os dois primeiros filmes. Muito lindo mesmo, tudo o que falou e mais um pouco... Como eu gostaria de tê-lo assistido antes. Mas, sempre é tempo de atualizar uma grande obra de arte. Impressionante o processo de criação deles. Valeu pelo post. ;)

    ReplyDelete
  18. Como dito acima, a história foi baseada na vida do diretor. A parte triste é que a mulher que inspirou a personagem morreu na vida real, mais ou menos 5 anos após os fatos do primeiro filme. Na vida real eles trocaram telefones e até se falaram, mas não se reencontraram novamente. Ela faleceu pouco antes do lançamento do primeiro filme, em um acidente de moto.

    ReplyDelete
  19. Assisti o 1º dessa trilogia quando trabalhava em uma vídeo locadora,gostei muito,mas nem indicava mais,pois geralmente as pessoas não gostavam,quando saiu o 2 fiquei muito empolgado e adorei,pois eles envelheceram o que tornou o filme mais especial.
    Quando fechou a loja que eu trabalhava,fiz questão de ficar com esses filmes,alguns anos depois saiu o último e fiz questão de comprar pra ter na coleção. É daqueles filmes que fazem a gente refletir muito. Recomendadíssimo.

    ReplyDelete
  20. o fato do filme ter deixado subentendido que ele a traiu me deixou muito magoada (acredito que quem ama não trai) qual foi sua opinião?

    ReplyDelete
  21. Assisti ao primeiro numa madrugada de insônia, no Corujão da Globo.Tinha dezoito anos e não sabia nada sobre o amor(não que agora o saiba). Porém, é bom lembrar. Assistirei a sequência e reviverei o primeiro antes de continuar meu caminho. Belo pot.

    ReplyDelete
  22. Olá...Eu já estou emocionada só de ler sobre os filmes e quero muito assistir...Já procurei na Internet mas não acho 😢...Pode me dizer onde assisto estes filmes? ?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Infelizmente você não vai encontrar nessas plataformas usuais mas vi no telecine play e ele às vezes passa no telecine Touch se você tiver.Ninguem investe em cinema de arte pois às pessoas não têm paciência para assistir e não se torna popular.Precisa de certa maturidade para entender.Eu comprei os dvds para poder assistir sempre que quiser.Ainda acha para vender pela internet.

      Delete

Powered by Blogger.