[LIVRO] Welcome to Night Vale, de Jeffrey Cranor e Joseph Fink

Olá, pessoas! Hoje vamos falar de um livro super legal, vamos falar de uma amistosa e simpática cidade estranha no meio do deserto. 

Como todos em Night Vale, a proprietária da loja de penhores, Jackie Fierro, gosta de sua rotina. Por isso, quando um homem de paletó bege aparece na loja e interrompe a imutável rotina da jovem, ela fica sem chão. Ele lhe entrega um papel com duas palavras escritas à mão: KING CITY. Tudo naquele homem a deixa nervosa, especialmente o papel, do qual Jackie não consegue se livrar.

Diane Crayton tem um filho de quinze anos. Josh é um adolescente normal: de humor e forma inconstantes. Ele às vezes é humano, mas em certas ocasiões prefere parecer um abajur ou ter asas e tentáculos. Josh está cada vez mais curioso sobre o pai que nunca conheceu, o que deixa Diane transtornada, pois Troy, pai do menino, começa a aparecer em todos os lugares onde ela está (e com a mesma aparência de quando deixou a cidade e se mudou para King City, anos atrás). É um desastre iminente.
As duas mulheres vão se unir na busca por respostas, assombradas por aquelas palavras que parecem ser a solução de tudo: KING CITY, a chave para todos os segredos, que, tomara, trancará o passado e abrirá as portas do futuro. Isso se elas conseguirem achá-la.

Caros ouvintes, bem-vindos a Night Vale.

Os ouvintes do podcast Welcome to Night Vale com certeza já conhecem e esperam uma estranheza deliciosa na leitura. Tal estranheza deliciosa já é bem conhecida desde o primeiro episódio do podcast e saber que podemos experimenta-la em outra mídia dá uma vontade de sorrir.

Para quem nunca ouviu o podcast e nunca ouviu sobre os encantos da cidade de Night Vale, eu lhes garanto que é uma cidade única. Em Night Vale todas as conspirações que você imagina são verdadeiras, mas você não pode falar ou pensar sobre elas, as bibliotecas colocam sua vida em perigo e é onde cachorros ferozes na verdade são sacos plásticos. É uma cidade adorável. 

"Era uma pergunta justa, embora o problema das perguntas justas seja que elas são feitas sobre um mundo injusto."

Welcome to Night Vale é um livro nonsense! Deixo isso claro desde o começo e já aviso que não estou exagerando. Muita coisa não faz sentido – de proposito e até mesmo os personagens chegam à conclusão de que algumas coisas não fazem sentido. Porém isso necessariamente não torna o livro ruim, na verdade o torna bem interessante.

A escrita desde livro é bem envolvente e rápida, tem uma destreza para ir de um ponto a outro e é similar aos roteiros do podcast. Eu sou muito fã desse universo nonsense e até eu admito que esta estranheza pesava na leitura em alguns momentos, porém a escrita rápida e o mistério envolvente conseguiam driblar isso.

As personagens principais Diane Crayton e Jeckie Fierro são muito diferentes e isto foi justamente o mais interessante porque ambas se completam e se ajudam para alcançarem seus objetivos. Demora um pouco para começar a parceria entre as duas, porém quando este relacionamento se inicia gera bons momentos, como por exemplo a maravilhosa cena da biblioteca.

"E agora uma palavra a respeito de bibliotecários. Desde a mais tenra infância, todos nós somos avisados de que a criatura mais perigosa e traiçoeira é aquela que ronda as bibliotecas públicas. Todos nos lembramos de quando éramos crianças e ouvimos isso de homens exaustos em ternos amarrotados apertando grossos livros antigos junto ao peito."

Em alguns capítulos somos levados para a rádio comunitária para conhecer as novidades da cidade, noticias e atualizações sobre o transito. Tudo na voz do incrível Cecil Palmer. Estes capítulos podem não acrescentar muito para a estória porém são um ponto divertidíssimo tanto para quem já escuta o podcast quanto para quem nunca ouviu.

Welcome to Night Vale é uma leitura super hiper recomendada, eu sei que eu lerei novamente e quero convencer todos a ler também. Recomendo que leiam o livro quando estiverem afim de ler algo mais sem noção e divertido pois este livro é a escolha certa. Welcome to Night Vale é um livro divertido e muito criativo e ao final da leitura nós faz querer fazer uma visita a Night Vale. Ou não.


Quer ouvir o podcast?
O podcast é super curto, cada episódio tem menos de 30 minutos e é no formato de programa de rádio do Cecil Palmer. É super rápido e divertido. Infelizmente só tem em inglês, mas eu achei esse tumblr que fez algumas traduções, para conferir é só clicar aqui e para ouvir aos episódios é só clicar aqui.

Título Original: Welcome to Night Vale
Autores: Jeffrey Cranor e Joseph Fink
ISBN-13: 9788580579055 
ISBN-10: 8580579058
Ano: 2016
Páginas: 336
Editora: Intrínseca
Nota: 4/5
Adicione: Skoob | Goodreads

Não deixe de acompanhar o blog nas redes sociais! 
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Google+ ♦ Goodreads

No comments:

Powered by Blogger.