[LIVRO] A Hora da Morte - Petros Markaris

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje trago para vocês um romance policial do aclamado autor grego Petros Markaris. Um livro que me enganou durante seu enredo, se tornou um pouco massante no meio, mas que me surpreendeu com seu final. Um livro que recomendo a todos que gostam de um bom romance policial. Confiram!



Kostas Xaritos é um detetive, chefe do Departamento de homicídios de Atenas na Grécia. Xaritos não gosta muito de seu assistente Atanásio, ele o acha meio lento, uma "besta" mesmo, como sempre o chama em pensamento.

Em uma manhã rotineira o departamento de Xaritos é chamado para investigar o assassinato de um casal de albaneses, eles conseguiram prender um suspeito e com isso Xaritos tinha a esperança de conseguir descobrir os motivos do crime, porém como o crime foi cometido por e contra albaneses não seria necessário um grande empenho, e assim encerra o caso com a prisão do suspeito sem grandes investigações.



Tudo muda quando a repórter Yanna Karayióryi diz que o crime envolve o sequestro e venda de crianças albanesas para os gregos, e tudo fica pior ainda quando Yanna é encontrada morta minutos antes de anunciar que revelaria algo bombástico no jornal noturno. As investigações então são reabertas e com isso novos assassinatos acontecem, o suspeito do crime é encontrado morto na prisão, a substituta da repórter Yanna também é assassinada. Quanto mais Xaritos investiga, mais encontra ligação com pessoas poderosas da Grécia, o que torna a investigação mais difícil e aumenta a pressão sobre ele, além de estar vivendo algumas dificuldades familiares e com a intromissão da mídia que só atrapalha o caso. O grande desafio de Xaritos é descobrir quem está por trás dos assassinatos, qual o motivo dessas mortes, será que as afirmações de Yanna eram verdadeiras?

A hora da morte é um romance policial grego que me surpreendeu em seu final, a trama é muito bem construída e ela realmente te engana perfeitamente, pelo menos eu não consegui pegar as pistas deixadas pelo autor, só fui perceber que tinha pensando pelo caminho errado quando conclui a leitura embora tenha acertado uma das revelações.



O livro é narrado em primeira pessoa pelo personagem Xaritos. Confesso que em alguns trechos, devido a longa descrição dos fatos, a leitura se tornou um pouco maçante, mas nada que o final não tenha compensado. Gostei dessa experiência de ler um livro grego, nunca tinha lido um livro contemporâneo desta nacionalidade, embora ele não seja tão atual, foi escrito em 1995, se passando nos anos 1990-1993.

A capa não é tão chamativa, mas traduz muito bem o enredo, porém confesso que não pegaria o livro apenas pela capa, no entanto sua sinopse nos deixa super curiosos para descobrir o desfecho deste caso. A diagramação é simples, com páginas amareladas e uma fonte com tamanho confortável para leitura, não me lembro de ter encontrado qualquer erro de revisão.



Enfim, A hora da morte foi um livro que me surpreendeu, não se tornou meu favorito mas com certeza recomendo a todos que gostam de um bom romance policial.


Título Original: Nychterino Deltio
Título: A Hora da Morte
Autor(a): Petros Markaris
ISBN: 9788501080608
Ano: 2008
Páginas: 320
Editora: Record
Nota: 4/5
Adicione: Skoob
Compre: Amazon | Americanas
   
Não deixe de acompanhar o blog nas redes sociais
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Google+ ♦ Goodreads

No comments:

Powered by Blogger.