[LIVRO] Frankenstein, Mary Shelley

Olá pessoas, tudo bem?

De volta às resenhas, hoje resolvi falar um pouco sobre Frankenstein. Um clássico que foi publicado originalmente em 1818, mas foi ser reconhecido apenas anos depois. A autora, na época, tinha apenas 18 anos e virou um marco na literartura mundial. 

Eu sempre tive curiosidade de conhecer a obra original, mas sempre fiquei relutante pela forma que era escrito. Até que resolvi dar uma chance nesse último mês de Outubro e inspirada por toda a vibe de Halloween, eu li essa obra. 


A premissa do livro é bem conhecida por todos. Victor Frankenstein é um cientista que estuda  a possibilidade de reanimar tecidos mortos e gerar vida de forma artificial. Após tempos de estudos, ele resolve dar vida à um ser, que segundo Victor, é um monstro, uma aberração. O que Victor não esperava era que tal monstro fosse criar consciência, ter medos, vontades, desejos e sentimentos em geral. 

A leitura de Frankenstein não foi nada do que esperava, apesar de já saber -mais ou menos- qual era a ideia do livro, eu não sabia que seria uma viagem bem mais profunda e cheia de significados existenciais. Há dois tipos de leituras que podem ser feitas desse livro, algo mais por prazer, sem ler a entrelinhas e as críticas que o livro faz. E a segunda forma, lendo as situações apresentadas no livro com um olhar mais melancólico e procurando os significados das mensagens passadas. 

O livro vai te fazer pensar sobre várias questões como o isolamento, a necessidade de socializar, os valores da sociedade, o bem e o mal, ambição, então já vai se preparando. O outro ponto que é bem questionado é a ideia de criador versus criatura, sobre quem realmente é o vilão, o monstro nessa história. Já te falo que o Victor não é um personagem fácil de gostar e de entender, muitas vezes suas ações são piores do que as ações do próprio monstro - A criatura - criada por ele. 

Eu não achei um livro perfeito, mas gostei da forma como tudo aconteceu. A linguagem ou a forma como foi escrito não ajudou e, muitas vezes, me senti entediada durante a leitura e não acho que isso deveria acontecer. O ponto alto da história foi a narração do ponto de vista do Monstro, acho que vou levar pelo resto da vida, talvez. 

De qualquer forma, eu entendo a importância do livro para o mundo e entendo todos os significados que sua narração apresenta, mas não é um livro que vou reler com frequência. Ainda sim, acho necessário a leitura em qualquer época do ano, não é à toa que é um clássico da literatura, que inspirou e inspira muitos outros livros e filmes pelo mundo afora. 

Frankenstein
Mary Shelley
ISBN-13: 9788594540188
ISBN-10: 8594540183
Ano: 2017 
Páginas: 304
Editora: DarkSide Books

Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads ♦ Pinterest

No comments:

Powered by Blogger.