[LIVRO] A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, Suzanne Collins

Olá pessoas, tudo bem? 

Depois de muito pensar sobre esse livro e tudo o que aconteceu, resolvi fazer a resenha dele. Já vou dizer que foi uma leitura interessante, mas não tão surpreendente assim. Queria ter gostado muito mais, porém não foi tudo aquilo que eu esperava. 


Coriolanus é um jovem de 18 anos que é selecionado, entre um grupo de estudantes, para mentorar um participante da décima edição dos Jogos Vorazes. Coriolanus vê nisso, uma oportunidade de se juntar à elite de Panem e conseguir uma bolsa de estudos na faculdade e, entre outras coisas, salvar sua família da vergonha pública de ir à falência. Afinal, a família Snow sempre foi uma família de muito prestígio e as coisas não tem sido tão boas desde a guerra que destruiu o Distrito 13. 

Então vamos lá. Eu gostei da explicação da criação dos jogos e dos motivos para eles existirem, de como mostra que a Capital nem sempre foi o símbolo de poder e beleza, que eles também "sofrem" com as consequências da guerra - ainda que em uma escala bem menor. Vai mostrar que a população da capital estão tão alienada com os próprios problemas que não conseguem ver a desgraça alheia. Não estou dizendo que concordo, estou dizendo que achei interessante ver esse lado da capital.

“You’ve no right to starve people, to punish them for no reason. No right to take away their life and freedom. Those are things everyone is born with, and they’re not yours for the taking. Winning a war doesn’t give you that right. Having more weapons doesn’t give you that right. Being from the Capitol doesn’t give you that right. Nothing does.” 

Como toda história de origem de vilão, aqui vamos encontrar um personagem com as mais diversas motivações para chegar ao topo e mostrar seu valor, só que pelos motivos errados. A autora tenta pintar Snow como um personagem inocente, que foi apenas uma vítima dos atos de outras pessoas, tudo isso para fazer com que o leitor simpatize com ele. O que acontece, na verdade, é que vamos encontrar personagem inconstante (hora manipulador, hora frágil e empático). 

Ficou meio confuso, o personagem foi tratado como alguém egoísta durante o livro todo, mas em momento algum (tirando as últimas 10 páginas) eu li todo aquela amargura e ódio que vi na trilogia principal. A autora entregou quase 600 páginas de puro nada sobre o personagem e com apenas 1% da maldade que queria tanto ler. Entre Snow, mentor dos jogos e Snow, presidente de Panem, muita coisa aconteceu e era isso que eu esperava ler!

Outra coisa foi o romance que acontece nesse livro. Vai me dizer que o Snow virou um amargurado e genocida por conta de um relacionamento? Sério isso? Fora que algumas situações foram muito convenientes, personagens apareceram na hora certa, objetos encontrados no momento certo e coisas assim. 

Eu não gostei do livro pelos personagens, mas gostei pela parte política apresentada. A questão do que é privilégios da parte do Snow e outros personagens na obra. O controle que a capital tem, no caso apresentando os jogos com um contrato social à fim de fazer os distritos aceitarem e respeitarem a decisão deles e evitando assim futuras guerras e caos. A palavra chave aqui é controle, esse é o papel do Estado, o controle da população. 

“Afraid of everything. If the people who were supposed to protect you played so fast and loose with your life . . . then how did you survive? Not by trusting them, that was for sure. And if you couldn’t trust them, who could you trust? All bets were off.”

Se você espera um livro cheio de reviravoltas, personagens marcantes e situações inusitadas, você não vai encontrar nesse livro. Leia com a mente aberta e olhos políticos. Saiba que a história do Snow não é nada comparado aos questionamentos de poder, opressão, controle e caos que vamos encontrar aqui. 

A pergunta é, precisava ser um livro de quase 600 páginas? Não, mas é o que temos. Em partes é um livro entediante, onde nada acontece, e como citei, o romance não ajuda em nada. Agora cabe você, leitor, aproveitar a obra de uma forma diferente do que você esperava. Aparentemente teremos um segundo livro e eu realmente espero encontrar o Snow que li em Jogos Vorazes. 

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
Jogos Vorazes # 0.5
Suzanne Collins
ISBN-13: 9786556670058
ISBN-10: 6556670057
Ano: 2020
Páginas: 576
Editora: Rocco Jovens Leitores

Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads ♦ Pinterest

No comments:

Powered by Blogger.