[RESENHA + SORTEIO] Mentirosos, E. Lockhart

Olááá! Tudo bem com vocês? 

Hoje trago a resenha de um livro que ficou famosinho esses tempos. Li em algumas horas quando estava viajando e digo-lhes que foi uma leitura agradável e até entendo o bafafa que o livro causou, mas não achei que é um livro 5 estrelas e no meu caso não virou favorito, mas entenda o por quê disso na resenha.

Título Original: We Were Liars
Autor(a): E. Lockhart
ISBN: 9788565765480
Ano: 2014
Páginas: 272
Editora: Seguinte
Adicione: Skoob | Goodreads
Nota: 4/5

O livro trata da família Sinclair, é uma família com cara da riqueza, lindos, altos e claros, atléticos  e sempre vencedores. Porém a família está em decadência e se recusam a admitir isso e a se agarram cada vez mais nas tradições e na sede por dinheiro, Todos os anos nas férias a família toda se reúne na ilha particular Os netos são Cadence, Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado "Mentirosos". Eles passam todos os verões juntos até que em um determinado verão Candance sofre um pequeno acidente e tudo no seu mundo vira de ponta cabeça, ela não consegue se lembrar de nada sobre o acidente, nem nada antes do acidente, é como uma perda de memória seletiva. Após um bom tempo (quase dois anos) sua mãe permite que ela vá passar o verão na ilha e Cad fica feliz, pois poderá ver seus primos novamente e tentar descobrir o que realmente aconteceu com ela.

Bom, o fato do livro ter virado febre nos últimos meses e que todo o mundo literário estava alvoroçado  só me deixou mais curiosa a respeito dessa obra. Esse é um daqueles livros que não se pode falar muito pois ele precisa ser apreciado e devorado. Não li resenhas e nem a sinopse do livro antes de começar a ler, apenas sabia que ele estava sendo bem visto.
O único fracasso do meu avô foi nunca ter tido um filho homem, mas não importa. As filhas dos Sinclair eram bronzeadas e afortunadas. Altas, alegres e ricas, aquelas meninas eram como princesas de um conto de fadas. Eram conhecidas em Boston, Harvard Yard e Martha’s Vineyard por seus cardigãs de caxemira e festas grandiosas. Foram feitas para virar história. Foram feitas para ser princesas e estudar nas melhores escolas, ter estátuas de marfim e casas majestosas
Gostei muito da narrativa da autora, ela soube dar um ar de suspense e prender o leitor. O livro é narrado em primeira pessoa, pela visão da Cad, então todos os acontecimentos, as brigas das tias pelo dinheiro do avô, as aventuras que ela vivia com os "Mentirosos" tinha seu ponto de vista. E. Lockhart consegue deixar o leitor angustiado com os pensamentos de Cad, com as situações que acontecem, ela consegue deixar a narrativa mais intensa fazendo com que o leitor passe as páginas rapidamente para descobrir o que de fato aconteceu e como ela sofreu o acidente.
Mas é irritante quando ele usa para falar de mim. A cabeça no lugar? A porra da minha cabeça está ferrada de inúmeras formas clinicamente diagnosticadas, e metade de mim vem do lado infiel dos Eastman. Não vou para a faculdade ano que vem; desisti de todos os esportes que costumava praticar e dos clubes de que fazia parte; estou chapada de oxicodona na metade do tempo e não sou legal nem com meus primos pequenos.
No começo ficou meio confuso e até pensei em deixar o livro de lado e ler outra coisa, mas resolvi insistir, queria saber o motivo de todos gostarem tanto. Apesar do livro ser meio parado em algumas partes, em outras a autora te prendia de tal maneira que não tinha como você querer virar as páginas para saber do que se tratava e foi aí, antes do final de ser revelado de fato o que aconteceu que eu percebi. Liguei os pontos e me toquei o que aconteceu, o acidente, os motivos, as situações estranhas que aconteciam. E então quando li o desfecho fiquei tipo "Ah, é isso?" 
Eu era forte, mas agora sou fraca.
Eu era bonita, mas agora pareço doente.
É verdade que eu aguento terríveis enxaquecas desde o acidente.
É verdade que não aguento idiotas.
Gosto de distorcer significados. Percebe? Aguentar enxaquecas. Não aguentar idiotas. A palavra significa quase a mesma coisa nas duas frases, só que não.
Aguentar.
Você pode dizer que é o mesmo que “suportar”, mas não estaria cem por certo certo.
Para mim o momento mais angustiante foi quando a Cad começou a juntar as peças, a ter os flashbacks e se lembrar do que tinha acontecido e o porquê de ter acontecido. Nossa, que agonia! Por que as pessoas que sabiam não falava para ela logo? Por condições médicas? Poxa, olha o sofrimento da menina!! Claro que depois eu percebi o porque, mas nossa, que agonia.

Aí você me pergunta: Mas por qual motivo o livro não é nota 5 ou favoritado? E eu lhe respondo: Porque o final não me surpreendeu tanto quanto eu imaginava, apesar de ser algo diferente do esperado. Para mim o que mais interessou foi a "Parte Quatro", o momento que ela começa a entender, o momento que as angustias começam. Os personagens também são muito "ralos" eles apenas se relacionam na ilha e o resto do ano como fica? Também esperava muitas outras reviravoltas, um pouco mais dinamismo mesmo. Existem outras situações estranhas que não gostei, mas não posso citar por spoilers ~ sorry ~.

Mentirosos fala sobre amizade, recomeço e um grande amor. Mas também fala sobre dor, sofrimento, superficialidade, ganância. Um dos ensinamentos do livro é que nem tudo é o que parece, vá com a mente aberta e se joga na leitura. É um livro bom, mas não virou favorito. 


Eu não gostei, mas você pode gostar, então pensando nisso resolvi comprar e sortear um exemplar para vocês.

Regras obrigatórias:
- Residir ou ter endereço de entrega em território nacional.
- Em "Visit Us..." é para CURTIR a página do facebook.
- Informar um e-mail válido.
- Será apenas um ganhador.
- Comentários de "Gostei" ou algo parecido será desclassificado, mostre que você leu a resenha.
- Boa sorte ;) 
a Rafflecopter giveaway
Acompanhe o blog nas redes
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Google+ ♦ Filmow

67 comments:

  1. Ótima resenha, livro que está na minha lista de desejados há muito tempo hehehehe

    ReplyDelete
    Replies
    1. Uiaa, então participe do sorteio, vai que você ganha =D

      Delete
    2. Já estou participando hahahahaha

      Delete
  2. O livro me chamou atenção, porque tem todo um mistério por trás da história e isso me deixa louca pra ler. É uma pena que o final não tenha te impressionado, se caso houver a oportunidade de lê-lo, não irei com tanta sede ao pote, talvez assim serei surpreendida. Ótima resenha!

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Às vezes é até melhor ir com calma na leitura mesmo.

      Delete
  3. a resenha é bem interessante, gostei quando tu cita ''ar de suspense e prender o leitor.'' heheh assim espero . torcendo aki :)

    ReplyDelete
  4. Sou doida por esse livro. Quero tanto ganhar *---* E parabéns pela resenha, viu? Gostei bastante ;)

    ReplyDelete
  5. Fiquei curiosa para ler o livro, a história parece ser interessante! Gosto é muito pessoal mesmo, vc pode não ter curtido muito, mas eu acho que eu vou gostar! Torcendo pra ganhar e dar minha opinião depois! Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim sim, gosto é gosto, tanto que tem gente que amou o livro.

      Delete
  6. Olá! Amei a forma como escrevestes a resenha... E os motivos que lhe levaram a não gostar do livro. Sinceramente não estava muito animada a comprá-lo pq ainda não havia me instigado o suficiente, estava sim super curiosa acerca do mistério que existe no livro e como o suspense se desenrolaria, mas agora só lerei emprestado ou ganhado...
    Excelente resenha!!! =D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom que gostou, o livro tem um suspense e deixa o leitor meio aflito para saber o que acontece, é bem bacana.

      Delete
  7. Tenho dois amigos que já leram esse livro e falaram muito bem dele pra mim, na verdade eles não me contaram mais porque poderia ser um spoiler. Faz muito tempo que eu não leio um livro de mistério, tenho muitos livros acumulados. E tenho que dizer que você teve sucesso em me deixar curiosa pra ler esse livro, la vou eu pular uns dez da minha lista pra ler esse kkkk

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ahaha, o livro vale a pena. Apesar das partes que não gostei o livro é bom, só faltou um algo a mais para ser perfeito.

      Delete
  8. Acho que é a primeira pessoa que vejo falando que não gostou absolutamente. O livro virou o queridinho da blogosfera quando saiu e não cansei de ver resenhas positivas dele. Mas cada um é cada um. Odeio quando isso acontece, sabe, de o livro ser bom e você sentir que fata alguma coisa. Acho chato quando a trama é boa mas chega no fim decepcionando. Talvez seja porque se espera demais, ou acabe sacando o final antes e aí quando chega lá já nem tem graça. Espero ler e gostar.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Até vejo o motivo das pessoas terem gostado tanto, eu não entendi o alvoroço todo em volta disso. Sei lá, é legal? É, também é uma boa narrativa, mas deixou algumas falhas.

      Delete
  9. Eu amei o livro! Acho que também já esperava aquele final, mas de toda maneira...o jeito como foi descrito ou como ela lida com a situação depois, me deixou bem empolgada. Sem contar que eu não conseguia parar de ler o livro auhhau Mesmo que eu estivesse achando a trama e personagens meio irritantes, ainda era bom. Difícil explicar. Mas recomendo sim! *_*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah sim, os momentos quando ela descobre são os mais intensos e mais cheios de emoções. Foi o que me cativou.

      Delete
  10. Já li muitas resenhas, e achei a sua bem honesta!
    Vou participar, porque você não gostou mas eu posso gostar hahahahha
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Todos gostaram do livro, to me sentindo meio excluída kkkkk

      Delete
  11. Ah! adorei as citações, senti uma boa narrativa mesmo sendo em primeira pessoa. "Aguentar enxaquecas. Não aguentar idiotas", omg hahahahaha pra vida!

    ReplyDelete
  12. Quero ganhar esse livro ♥ hahaha
    Que a sorte esteja sempre ao meu favor

    ReplyDelete
  13. Quero ganharrrrrrrrrr
    NECESSITO DESSE LIVRO ♥ hahaha

    ReplyDelete
  14. To doida para ler esse livro,sinceramente não sei se gosto ou não....
    Muitos pros e contras ><
    Já estou participando u.u
    Beijos

    ReplyDelete
  15. Esse livro parece ser ótimo e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa pra conferi essa história.

    ReplyDelete
  16. Li outras resenhas que me deixaram muito curiosa sobre o livro e esse mistério envolvendo Cadence. A sua estourou alguns balões desse entusiasmo...
    Sei que é um YA e que não dá pra esperar muita coisa de livros voltado para esse público. Mas alguns até surpreendem a gente e, mesmo talvez sendo pobre em alguns aspectos, como você citou, quero dar uma chance pra ele. Até porque já tenho minha própria teoria sobre o que pode ter acontecido na ilha.
    jaque_borchardt@hotmail.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. O livro tem vários aspectos interessantes e outros que deixam a desejar, mas a leitura não deixa de ser agradável. Depois que você ler conta se a sua teoria estava certa ;)

      Delete
  17. Oiee.
    Só posso dizer: Nossa, que livro legal!
    Pois foi esse sentimento que sua resenha me passou, essa é a primeira resenha que leio dele, (tenho um sério problema com capas, se não gosto acabo não lendo nada sobre o livro) foi o que aconteceu com esse, por não gostar dessa capa não tive interesse de ler nada sobre ele, mas depois do que li aqui ele já vai correndo pra minha lista de desejados.
    Apesar de você não ter achado o final surpreendente, ainda assim quero muitooo esse livro.
    Bjokas!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que legal que você gostou da resenha e por isso surgiu o interesse no livro. Apesar de eu não ter gostado do final teve muita gente que gostou e você pode ser uma dessasa pessoas também. Não desanime e leia o livro quando tiver chance

      Delete
  18. Preciso desse livro, quero descobrir esse misterioso segredo da família.
    Participando
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eita, é um mistério mesmo, só espero que você não descubra tão cedo como eu :/

      Delete
  19. Oi!
    Eu já li tantas resenhas sobre esse livro e, sinceramente, estou em dúvida se eu iria gostar ou não, rs. Mas fiquei curiosa, bastante. De qualquer maneira, já dei uma chance a ele e coloquei na minha lista -afinal, preciso ler para dizer se é bom ou não, né?
    Participando!
    Abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim sim, só lendo para descobrir se gosta ou não.

      Delete
  20. Ótima resenha, quero ler esse livro já faz um tempo. Espero ganhar o sorteio :)
    Beijos

    ReplyDelete
  21. Confesso que dentre todas as resenhas que li sobre este livro, a sua foi a que mais gostei, motivo: Mais realismo. Ouvi muitos falarem coisas boas sobre o livro, dizendo maravilhas e tudo mais, porém não tinha visto ainda nenhuma critica sobre o mesmo. A história parece ser bem legal, o fato de ter suspense é algo que me motiva a ler, pois... Eu adoro isso! Contudo, sua resenha me deixou com questionamentos sobre: "Se eu perdesse a memória e ninguém me contasse, como eu faria?" Bom, é claro que eu ficaria "P" da vida com todos que ousassem me esconder algo tão importante que ocorreu comigo, mesmo que estes tenham tido seus motivos, mas me esforçaria o máximo para descobrir cada pérola desse mistério. Com os trechos que você deixou nessa resenha me deixou com uma boa impressão da narrativa e estou ansiosa para ler este livro, pretendo logo ter minhas próprias conclusões!!
    Parabéns pela resenha~~

    Beijos,
    Alice dos Santos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Então, seu questionamento é válido, porém só lendo o livro para entender e ter a resposta dele (falar mais que isso seria spoiler) Fico muito feliz que tenha gostado da resenha, eu gostei do livro em partes e não achei que é tudo isso que as pessoas falam.

      Delete
  22. Realmente, Rosana! O livro tem feito um rebuliço na blogosfera literária e, desde então, fiquei com vontade de lê-lo. Minhas expectativas estavam bem altas, pois resenhas positivas são o que não faltam, mas, depois de ler essa sua, vou com mais calma na hora da leitura. Uma pena que o desfecho não tenha agradado tanto, mas, pelo menos, todo o desenvolvimento foi satisfatório. Enfim, pretendo lê-lo em breve.

    @_Dom_Dom

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vá com calma pois apesar das resenhas positivas o livro pode decepcionar um pouco se você for com muitas expectativas.

      Delete
  23. Oii,
    Amo histórias que envolvam perda de memórias, a família Sinclair me lembrou a série Gossip Girl, quero descobrir o que realmente aconteceu nessa família.
    Participando, porque estou louca pra lê-lo.
    Beijos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lembra o estilo elite de ser de Gossip Girl haha
      Boa sorte no sorteio ^^

      Delete
  24. Eu imaginava esse livros as mil e uma maravilhas, ate agora; ja li diversas resenhas que falaram muito bem do livro porem lendo a sua vi que nao era o que eu imaginava a trama em si me pareceu mais um trama adolescente de series de TV, mas bem vou dar uma chance nao custa nada né?

    xx

    ReplyDelete
    Replies
    1. É, percebi que a minha resenha é uma das poucas que falaram 'mal' do livro. Mas essa é a minha opinião, pode ser que você goste ^^

      Delete
  25. Andressa Nunes19 Feb 2015, 06:16:00

    Parabéns pelo Blog;

    Participando

    sinistro1976@hotmail.com

    ReplyDelete
  26. Foi bom encontrar uma resenha com um pensamento diferente.. da pra perceber que o livro é bom, mas você creio eu que fez uma resenha mais sensata.. eu estou morta de curiosidade e ao mesmo tempo morrendo de medo de colocar muita expectativa e me frustrar..

    amanda-naira@hotmail.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. É, quando for ler, faça com calma. Às vezes muito expectativa atrapalha.

      Delete
  27. Curto muito livros que são narrados em 1ª pessoa. Algumas pessoas já me falaram sobre essa obra e sobre como ela prende a atenção do leitor e como é angustiante em algumas partes. Estou louca para ler. Ótima resenha, parabéns!
    sabrina_fhy@hotmail.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. É, o livro prende a atenção sim, mas para mim não foi todo o livro não, só algumas partes. Mas é bem angustiante em outras partes mesmo

      Delete
  28. Achei sua resenha mt interessante, estou curioso para saber sobre esse final, tentando não criar tantas expectativas kkk
    gustavonascimento9@hotmail.com

    ReplyDelete
  29. Rosana!
    É como sempre digo, cada pessoa tem um sentimento ao ler determinado livro.
    Muitas pessoas amaram e até elegeram esse livro o melhor do ano passado, você já não gostou tanto, enfim, vai de acordo com cada pessoa.
    Quanto a mim... estou bem curiosa pela leitura e para desvendar os segredos da família e o que aconteceu com Cad.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, cada um lê e interpreta de uma forma diferente.

      Delete
  30. Desde que eu vi ele para sorteio no skoob já me interessei em ler.
    Mais pelo título e pela capa que me chamaram muito a atenção.
    Mas é a primeira resenha dele que leio, e gostei bastante, parece ser bem legal, embora não daqueles que te fazer pensar e refletir infinitamente! rsrs
    Fiquei curiosa agora para saber mais sobre o acidente de Cad, acho que foi armado hein!! kkkk por dinheiro, com certeza rsrs
    Vou ler ele ainda, pelo menos tentar kkk to numa fase que se a leitura não flui, já passo logo pra outra, porque tenho que utilizar bem o meu tempinho!
    bjooos
    anairados@gmail.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahaha, você já está com todas essas e nem leu o livro ainda. Quero só ver a sua surpresa quando ler haha

      Delete
  31. Achei a história muito boa. Pela resenha já sei que vou amar. A trama me conquistou e espero poder ler logo. Pois fiquei bastante curiosa a respeito do livro.
    Beijos.
    Participando.
    Elizabeth Machado de Salles

    ReplyDelete
  32. Oii,
    Já li várias resenhas e ainda não estou convencida com o livro. Mas quero ler por falar de amizade e amor rs
    Beijos!

    ReplyDelete
  33. Eu to tentando não criar muita expectativa com esse livro, já ouvi varias pessoas falando que o livro não é isso tudo que dizem, e a cada resenha que leio fica mais curiosa hahaha preciso logo ler esse livro pra tirar minhas próprias conclusões
    Beijosss

    ReplyDelete
  34. Oi Rosana :D

    Nas primeiras vezes que me deparei com esse livro não dei muita bola, mas os comentários positivos foram tantos que acabei ficando curiosa. O que me chama atenção é o fato de ter metaforas nele, nunca li nada que fosse assim, ai a vontade bateu! Engraçado, conversei com duas pessoas que leram e elas disseram que o final é surpreendente.
    Espero ter a oportunidade de ler também!

    Beijos.
    Passeando com os livros

    ReplyDelete
    Replies
    1. Teve muita gente que gostou mesmo, o final não foi dos melhores, mas dá par ao gasto haha

      Delete

Powered by Blogger.