[LIVRO] A Teoria de Tudo, Jane Hawking

Oláá! 
Hoje teremos resenha de um livro que eu gostei muito de ler, apesar dos nossos pequenos desentendimentos que tivemos, fico feliz que tenha sido uma leitura prazerosa no final. 
A Teoria de Tudo, Jane Hawking
ISBN-13: 9788567028514
ISBN-10: 8567028515
Ano: 2014
Páginas: 448
Editora: Única
* livro cedido em parceria com a editora* 


O livro trás a história de vida de Stephen e Jane Hawking, sobre o ponto de vista dela. Com uma narração bem minuciosa e cheia de detalhes, ela conta todos os aspectos da vida que levou ao lado de Stephen, desde o descobrimento da doença, as batalhas para mantê-lo ativo e sempre que necessário (e possível) ajudá-lo a ser um pouco mais independente. 

Stephen Hawking foi diagnosticado aos 21 anos com a doença chamada ELA (esclerose lateral amiotrófica), no auge de sua carreira acadêmica. Foi nessa época que Jane e Stephen se apaixonaram e como voto de confiança, Jane prometeu cuidar de Stephen em todos os momentos de sua vida e foi o que ela fez. 


Cada descoberta de Stephen, cada passo que Jane dava em sua carreira. Os filhos que tiveram e todas as dificuldades que Jane teve com criar os filhos pequenos e cuidar de uma pessoa com necessidades especiais. Ela conseguiu nos contar com um olhar único e muito sensível, todas as dificuldades e incertezas, os 25 anos que viveram juntos e a criação de três lindos filhos. 
"[...] enquanto todo mundo elogiava sua coragem e seu brilho [...] ela dissera a si mesma que devia haver alguém igualmente corajoso por trás dele, ou simplesmente ele não estaria ali."
A narração de Jane é bem lenta e minuciosa, trás muitos detalhes de suas vidas e de todo o percurso que passaram. Confesso que muitas vezes tive que parar a leitura pois me dava muito sono, demorei mais de duas semanas para concluir tal leitura, foi bem complicado. Mas quando acabou o livro, eu comecei a ver toda a situação com outros olhos, dando muito valor a Jane por tudo o que ela passou. Stephen Hawking não é uma pessoa fácil e Jane conseguiu contorná-lo, conseguiu cuidar para que ele se tornasse a grande pessoa que é hoje.


Fazendo uma breve comparação com o filme, ele mostra o lado bem mais romantizado da vida dos dois, não mostra todas as dificuldades que passaram, todas as mudanças de casa, as lutas pelos direitos das pessoas com necessidades especiais. O filme mostra breves momentos que valem a reflexão e vale muito a pena ser assistido. Eu amei o filme, tanto que me fez querer ler o livro, mas o livro trás uma visão da vida deles que eu não estava esperando. 

Não me leve a mal, eu gostei de tudo isso, porém a narração de Jane tem muitos detalhes, é bem vagarosa, cheia de nomes pessoais e de cidades que me fizeram ficar confusa. Os capítulos são curtos e cada um contém um tema, eu tiraria vários capítulos que não acrescentaram em nada na história.

NOTA: 3/5 - amei a história de vida deles e saber muitos detalhes que eu não fazia ideia, mas poderia ter evitado muitos capítulos, as 448 páginas foram bem arrastadas e dificultou bastante o desenvolvimento da leitura.

Acompanhe o blog nas redes
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Google+ ♦ Filmow

17 comments:

  1. Olá, tudo bem??

    Estou lendo a teoria de tudo no momento também... É super concordo com você, também estou tendo dificuldade pra finaliza-lo... Estou gostando bastante do livro, do enredo, dos personagens e tudo mais... Mas realmente, o livro poderia ser diminuído hahaha. Adorei a resenha ❤️

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com
    PS: te vejo lá no meu cantinho, né?

    ReplyDelete
  2. Não sabia que o livro era tão arrastado.... Mesmo assim eu ainda quero muito ler, eu amei o filme e acho que os dois são um exemplo e tanto!

    ReplyDelete
  3. Hi.❤️
    Ainda não assisti o filme (apesar de estar morrendo de curriosidade) porque eu quero ler o livro antes.
    O livro e muito Grande,né?kkkk Prevejo ressaca literaria.
    Amei a resenha .
    beijinhos
    http://www.leituraseloucuras.com.br/

    ReplyDelete
  4. Quero muito assistir ao filme, mas não me interessei pelo livro, ainda mais agora você falando que a leitura foi bem arrastada.
    beijinhos :*

    ReplyDelete
  5. Eu to com muita vontade de ver o filme, mas quero ler o livro primeiro. Parece ser muito bom | Avenida Honeymoon

    ReplyDelete
  6. Não li o livro mas assisti o filme esse dias e gente, que Oscar bem merecido pra esse ator, hein? Interpretou direitinho :o
    Acho que não lerei o livro, nem sabia que o filme era baseado em um livro mas como sou dessas que tem que ler antes de assistir, não rola mais :/

    Sorriso Espontâneo

    ReplyDelete
  7. nao vi o filme nem li o livro, mas pelo que eu ouvi é uma historia bem emocionante,por isso nao vejo a hora de ler.

    ReplyDelete
  8. Não li o livro, mas já assisti ao filme... fiz o inverso das coisas pq esta estava beeeem curiosa e li algumas resenhas que diziam que a narrativa do livro foi bem arrastada, cheias de detalhes e alguns até desnecessários.
    O filme é lindo e narrado por alguém que não seja o próprio Stephen tornou tudo mais real... sabe, um ponto de vista de alguém que visse tudo de fora, mas que, ao mesmo tempo, estivesse pessoalmente ligada à história.

    ReplyDelete
  9. Quis muito ler o livro antes de assistir o filme, mas não resisti.
    A história do Stephen e da Jane é uma das mais lindas que eu já vi, sem dúvida alguma. Me emocionei muito, chorei horrores, e passei a admirar mais ainda os dois por serem pessoas tão fortes.
    De qualquer forma, apesar de saber que a leitura é arrastada, ainda quero ter meu exemplar do livro, acho que vale a pena experimentar a leitura.

    ReplyDelete
  10. que lindo !!! :'( quero assistir o filme , o livro parece ser muito bom ! e tão bom saber que temos pessoas que se importam com a gente !

    ReplyDelete
  11. Confesso que eu admiro extremamente tudo que a Jane conseguiu fazer. Não é qualquer mulher que fica ao lado de seu marido incondicionalmente assim, ela com certeza o amava demais. Aliás, é lindo ver o sentimento mútuo que existe por trás de todas as dificuldades. Eu já conhecia a história dos dois antes mesmo de ela virar livro e filme, e sempre me encantei com ela. Tenho enorme vontade de assistira a adaptação e ler o livro.

    ReplyDelete
  12. Eu estou LOOOOOOUCA por esse livro!!
    Queria muito ver o filme, mas estou esperando porque quero ler primeiro!! rsrs
    A Jane parece ser uma pessoa incrível, já li em algumas resenhas que o Stephen foi bem rude com ela. Na hora que li, deu raiva, mas depois pensei "bom, com a doença dele, temos que levar em consideração, né?"
    Não é apoiando, mas temos que compreender que tbm não foi fácil para ele. E mto menos para ela!!
    bjooos

    ReplyDelete
  13. Rosana!
    Não li o livro e ainda não assisti o filme, embora imagine tudo pelo que a protagonista passou, tendo que suportar as ausências do marido ao se embrenhar no trabalho, além da doença dele... Muitos a criticaram por tê-lo deixado, já eu não julgo porque sei como deve ser difícil.
    “As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.” (Epicuro)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  14. Caraca, a história desse casal parece linda demais! E apesar das 3 estrelas, quero muito ler! *-*

    Estou a ponto de matar meu professor de matemática! Ele vai passar esse filme na sala! Me obrigar a assistir sem eu ter lido a obra </3

    Abs! Adorei a resenha ^^

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  15. Oi, Rosana!
    Nossa, eu não sabia que o livro era tão grande... E tudo isso com uma narrativa lenta?! No, thanks. Esse eu passo. Eu fiquei super emocionada com o trailer do filme e estava louca para assistir.... Mas acho que eu não devia ter criado tantas expectativas. Não gostei do filme, achei chato e quase desisti na metade. Aguentei até o final bravamente, mas, apesar de ser uma história tocante, não me agradou. E confesso, só continuei porque sou muito fã do Eddie e ele arrasou nesse papel.
    Beijos!

    ReplyDelete
  16. Li e ouvi só coisas boas sobre A teoria de tudo. Queria ler o livro antes do filme, mas agora estou em dúvida. Não gosto de livros arrastados ou enrolados. Oooo dúvida rsrsrs

    ReplyDelete
  17. Oi!
    Li o livro e não gostei muito realmente é bem extenso com capítulos desnecessários não gostei muito da narrativa da Jane. Ainda não assistir o filme espero vê-lo ainda essa semana !!!

    ReplyDelete

Powered by Blogger.