[LIVRO] Eleanor & Park - Rainbow Rowell

Oi pessoal,

Hoje eu trouxe a resenha de um livro que eu amei do começo ao fim, sua história, seus personagens e sua edição, tudo contribui para uma leitura muito agradável!

Título Original: Eleanor & Park
Título: Eleanor & Park
Autor(a): Rainbow Rowell
ISBN: 9788542801255
Ano: 2014
Páginas: 328
Editora: Novo Século
Nota:  5/5
Adicione: Skoob


Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Desde que peguei o papel na TBR Jar e li "Eleanor & Park" eu sabia que ia ser uma leitura ótima, e eu não estava enganada. Simplesmente devorei o livro em um dia (e um pouco de uma madrugada), eu não conseguia largar o livro para nada, a história me envolveu de uma maneira que eu não ia conseguir dormir sem saber seu final.
 “Park olhou para trás com tudo. Eleanor. Sorrindo para ele.
Ela tinha aquele sorriso que a gente vê nos comerciais de creme dental, em que dá para ver quase todos os dentes da pessoa. Ela devia sorris desse jeito o tempo inteiro, Park pensou, pois fazia o rosto dela passar de estranho para lindo. Queria fazê-la sorrir desse jeito mais frequentemente.” Pág 87
Este livro narra a história e Eleanor, uma garota inteligente, totalmente diferente do normal e grande, e Park um garoto normal, inteligente e que adora HQs, o caminho dos dois se cruza no primeiro dia de aula no ônibus, Park acaba deixando que Eleanor se sente ao seu lado no banco, no começo sem pretensões de uma amizade, mas depois que Eleanor começa a ler as HQs de Park por cima do ombro do mesmo eles desenvolvem um laço de amizade.

Park começa a emprestar suas HQs para ela e começam a conversar sobre tudo que gostam, ele apresenta para ela The Smiths e ela mostra para ele The Beatles; mas apesar dessa amizade de Park, Eleanor sofre bastante na escola, na aula de Ed. Física as garotas gostam bastante de implicar com a garota, a chamando de coisas ofensivas e aprontando com suas roupas e armário. Além disso Eleanor tem que conviver com um padrasto que a odeia e faz de sua vida um inferno, uma mãe submissa e uma casa pequena demais para todos. Já Park vive em uma família normal e estruturada, de pais amorosos, mas também vive um dilema com o pai que muitas vezes exige demais dele.
“Ela pescou um frasco de cima do balcão atrás de Eleanor e pingou uma gota de baunilha atrás de cada uma das orelhas da menina. Eleanor ergueu os ombros sentindo cócegas.
- Por que você sempre faz isso? Fico com cheiro de Moranguinho.
-Faço isso – disse a mãe. – porque é mais barato que perfume, mas o cheiro é tão bom quanto. – Em seguida, passou um pouco de baunilha atrás das próprias orelhas e riu.” Pág 51

Com o passar do tempo ambos começam a sentir coisas que ultrapassam a amizade, descobrem o primeiro amor, e como esse sentimento é forte e capaz de nos transformar, ambos vão descobrir que nessa vida é preciso fazer certas escolhas e muitas vezes essas escolhas podem machucar.



A história desse livro é fofo e triste, e mesmo quando é triste ela ainda sim consegue ser fofa, a autora consegue lidar com vários assuntos com uma leveza incrível, e levar a relação dos dois de uma forma tão delicada, é impossível não ficar encantada pelo Park.

Quando aborda a temática do bullying a autora não se prende apenas ao bullying na escola e sim dentro de casa, que é o que acontece muitas vezes com as pessoas, e o próprio Park fica em parte dividido entre seu amor e o preconceito e como essa relação o afeta, eu achei isso bem bacana de ser trabalhado, mostrando que por mais que dizemos não ter preconceitos, bem lá no fundo temos sim uma ponta de preconceito e é bem complicado de aceitar isso e se livrar desse tipo de sentimento. A narração toda é bem construída tanto nos momentos de dilemas quanto nos momentos fofos, e faz com que a história seja tão verdadeira que quase não da pra perceber que estamos lendo um livro, todos os sentimentos e ações do livro acabam de uma forma ou de outra correspondendo a vida e eu achei isso muito bacana da parte da autora.
“... – Pode me perguntar por que preciso de você – ele sussurrou. Nem precisava sussurrar. No telefone, ali no escuro, bastava mover os lábios e soltar o ar. – Mas não sei. Só sei que preciso... Sinto sua falta, Eleanor. Quero ficar com você o tempo todo. Você é a garota mais inteligente que já conheci, a mais engraçada, e tudo que você faz me surpreende. E gostaria de poder dizer que esses são os motivos pelos quais gosto de você, porque isso me faria parecer um ser humano muito evoluído... Mas acho que tem mais a ver com seu cabelo ruído e suas mãos macias... E com o fato de que você ter cheirinho de bolo de aniversário.” Pág 112
Em todos os capítulos temos a visão de Eleanor e Park do que está acontecendo, mesmo que em terceira pessoa, então não ficamos presos apenas em um ponto de vista, isso é bem interessante e deixa a leitura bem fluida, mas também não chega sempre a ser a visão dele e a dela dos fatos, muitas vezes são momentos distintos que ambos passam ao mesmo tempo quando estão separados. O fim do livro foge do clichê, mas ainda sim deixa uma satisfação no leitor, eu não poderia imaginar um final melhor, um final mais verdadeiro que esse para um livro que foi todo amorzinho.



É um livro totalmente honesto e geek, cheio de referencias e um sarcasmo singular, e acima de tudo trata do primeiro amor e como ele pode quebrar um coração, e de como sentir aquele frio na barriga é bom, e como podemos ser inundados de vários sentimentos ao mesmo tempo e mesmo assim sobreviver.
“ – Não gosto de você, Park – ela confirmou, num tom que, por um segundo, pareceu indicar que era sério mesmo. – Eu... – a voz dela quase desapareceu. – Eu acho que vivo por você. – Ele fechou os olhos e meteu o rosto no travesseiro. – Acho que nem respiro quando não estamos juntos – ela sussurrou. – O que significa que, quando te vejo na segunda de manhã, foram umas sessenta horas sem respirar. Deve ser por isso que sou tão ranzinza e desconto em você. Só o que faço quando estamos separados é pensar em você, e só o que faço quando estamos juntos é entrar em pânico. Porque cada segundo parece ser tão importante. E porque sou tão maluca, não me controlo. Não sou mais minha, sou sua; e se você resolver que não quer mais me ver? Como pode me querer como quero você?” Pág 114
Falando um pouco da edição do livro, a capa é linda de viver, e a editora Novo Século manteve a capa do original, eu achei isso bem bacana mesmo, as páginas amarelas são tudo de bom e a diagramação e espaçamento são ótimos, as letras não são gigantonas nem miudinhas demais o que ajuda na hora de ler, a única coisinha que eu encontrei no livro foram alguns erros de digitação, palavras com letras a mais, letras que acabam saindo junto na hora de uma digitação mais rápida, mas fora isso nenhum outro problema, como eu não li no original não saberia dizer se tem algo mais de errado, para mim essa edição ficou perfeita!
“Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo, e completamente vivo.” Pág 74
Aproveitem a leitura desse romance incrível! Mal posso esperar para ler o outro livro da autora.



34 comments:

  1. Já li um livro da autora, no meu caso, Fangirl e adorei. Aposto que amarei esse também, pois parece ser tudo tão fofo! Meu médico não me receitaria romances do tipo, mas ficarei feliz em morrer de diabetes literária xD
    Acho que devoraria esse livro em um dia e acabaria querendo mais. Essa capa é digna de virar xodó <3
    Estou ansiosa para começar a leitura de Eleanor & Park, espero conseguir começa-la logo.
    Abraços

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu li os primeiros capítulos de Fangirl e gostei, quero ler os outros dela, porque Eleanor & Park me conquistou de uma forma que nem da pra explicar!!!
      Essa capa é linda de viver *----*
      Espero que goste da leitura!!
      Beijos

      Delete
  2. Ahh eu amo esse livro! Ele me surpreendeu com a delicadeza e força das palavras. É o único que li da RR, mas sinceramente não sinto muita vontade em conhecer os outros dela. Quem sabe um dia. Você já leu algum?
    Beijos,
    Vitoria
    www.vitoriadozzo.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu também amo esse livro, e li os primeiros capítulos de Fangirl e gostei, acho que a autora se dá bem em vários gêneros, tanto YA quando mais adulto como no caso de Anexos...
      Mas tudo no seu tempo né? Muitas vezes não estamos prontos para ler alguns livros.
      Beijos

      Delete
  3. to doida pra ler esse livro, toda resenha que leio só tem elogios, nao sei nem porque nao li ainda
    to super curiosa, nunca tinha lido um livro da autora antes e espero gostar.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Corra ler menina, aposto que vai adorar!!
      Eu também antes e depois que li, só ouvi elogios *---*
      Tomara que goste mesmo!!
      Beijos

      Delete
  4. Oi Amanda!!!
    Já li Eleanor & Park e na época foi emprestado... Mas amei tanto o livro que só estou esperando a oportunidade de comprar meu exemplar.
    A história é muito delicada e envolve o leitor de uma forma incrivel, fazendo refletir inclusive.
    O livro nos dá uma lição maravilhosa de que para o amor nada é impossivel.
    Espero que tenha filme haha
    Quero ler outros livros da Rainbow pra ver se me conquistam também.
    Beijo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Joseph,
      Esse livro é puro amor né? Tanto para ler quanto para ter na estante, de tão lindo!
      É exatamente assim que me sinto em relação a ele, a forma como o amor é tratado é tão verdadeira, não da pra explicar como é perfeito.
      Se forem fazer um filme, eu espero que realmente entendam a essência do livro, sempre fico receosa com adaptações para o cinema, as vezes da certo, mas também pode dar errado.
      Eu li alguns capitulos de Fangirl, e li as sinopses dos outros, mas quero muito ler e fiquei interessada para ver como a autora se sai em um livro mais adulto.
      Beijos

      Delete
  5. Adorei demais a resenha! Como sou apaixonada por livros de romance, eu super me interessei por Eleanor & Park, apesar de ter umas passagens triste acho que o livro é ótimo, que bom que você gostou da leitura, eu tenho tanta vontade de ler este livro que acho que também leria em apenas um dia.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Esse livro é ótimo, se você gosta de romances vai gostar, mesmo com algumas partes tristes, a leitura vale muito a pena, e é bem rápida, você termina o livro querendo mais!!

      Delete
  6. Amo livros de romance! Amei sua resenha e fiquei muito curiosa para ler o livro! a história parece ser linda, e o sarcasmo deve deixar o livro mais divertido ainda.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Se você gosta de romances esse livro é uma ótima leitura.
      O sarcasmo deixa o livro mais perfeito do que já é, a autora mistura de tudo um pouco e consegue a narrativa perfeita!

      Delete
  7. A palavra chave desta história é sutileza... desde a capa à história. Não sei mais o que escrever pq vc roubou as minhas palavras hahahahahaha... parabéns pela ótima resenha.
    E, quem não leu, leia logo, AGORA ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Você resumiu o livro em uma ótima palavra viu *---*
      kkkkkk esse livro nos deixa sem palavras, mesmo, nem sei como consegui fazer a resenha, pq é muita perfeição para um livro só!!
      Quem ainda não leu, não sabe o que está perdendo.

      Delete
  8. Eu ameeei esse livro, ele foi o primeiro que eu li da Rainbow, e eu já me apaixonei pela autora também hahaha
    A história é super fofa e triste, e os personagens são todos ótimos! E a capa é super linda mesmo <3
    Amei a resenha :)
    Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Esse também foi minha primeira leitura, sei que vou gostar dos outros livros dela, mas também sei que esse vai ser favorito para sempre!!! É muita perfeição.
      Beijos

      Delete
  9. Ai amiga, não vejo a hora!
    Está na minha lista há tempos *-*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Leia,leia,leia Ju*----------*
      Juro que você não vai se arrepender e vai ficar apaixonada como eu!!!

      Delete
  10. Amanda!
    Não li nenhum dos livros da autora, porém dizem que todos são ótimos!
    A descoberta de um amor adolescente deve mesmo ser fofo o livro e apesar de tratar um assunto tão sério quanto o bullying, o livro deve trazer bons momentos entre os protagonistas.
    “O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Rudy,
      Recomendo a leitura dos livros dela, embora só tenha lido esse e alguns capítulos de outro livro, só ouço elogios sobre a autora, e como amei esse livro, sei que vou gostar de outros.
      A temática que ela aborda é muito atual e interessante e a forma como ela faz é de uma delicadeza sem limites.
      Beijos

      Delete
  11. Eu ainda não li nada dessa autora.. mas esse livro está na lista de desejos..
    Eu achei muito bacana essa mistura de referencias envolvendo HQs, música.. isso
    faz com que o livro pareça ainda mais real.
    Espero poder ler em breve..

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pode ler que não vai se arrepender, a autora mistura tudo que tem do bom no mundo, e consegue ainda tratar de uma temática atual com leveza e personagens incríveis!!
      Espero que goste da leitura.

      Delete
  12. Sempre quis ler um livro da Rainbow! Acho o nome dela tao fofo! Entaooo, ja escutei bastante sobre esse livro e todo mundo fala bem demais, inclusive falando q é um dos melhores da autora.
    A capa é lindaaaa demais, acho q diz mta coisa mesmo. E a sinopse está mto boa, acho q desperta mesmo a nossa vontade de ler. A sua resenha acho q foi um plus.. Hehe. Quero conhecer esse casal de amigos q descobre o primeiro amor vindo da amizade.
    O marcador dessa livro é difícil de conseguir.. Hehe.
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. O nome dela é amor demais né?! Eu também só ouço elogios sobre ela e esse livro em particular... Essa capa é uma das minhas favoritas, é simples, mas ao mesmo tempo define bem toda a história e personagens do livro... Simplesmente perfeita
      Que bom que eu só ajudei seu interesse em ler esse livro, faça a leitura assim que possível e vai se apaixonar por eles!!!
      Se eu ganhasse o marcador do livro eu ia vomitar arco-iris de felicidade!!!!
      Beijos

      Delete
  13. Own! Esse livro deve ser amor!
    Quero muito ler esse livro, eu tenho Fangirl aqui em casa, mas ainda não li. Espero ler em breve e me aventurar da escrita da Rainbow haha.
    Beijoos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Leia sim, esse livro é amor e a autora é amor também!!
      Também quero ler outros dela, as premissas me interessaram bastante.
      Beijos

      Delete
  14. Oi, Amanda.
    Aaaawn, tenho tanta vontade de ler esse livro. <3 Personagens geek roubam o meu coração. Quando vi que os personagens leem HQ, super me identifiquei, rs. Watchmen, minha paixão, OMG!
    E gostei bastante de a história tratar de temas importantes, como bullying, de maneira bem real e sem focar apenas nisso, senão ficaria cansativo. Super curiosa para saber o final -adoro quando foge do clichê.
    Esse já está na lista. Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lary,
      Essse livro vai roubar seu coração por inteiro, os personagens, a história... Tudo!!!!
      Eu também me identifiquei muito com eles ao longo da leitura, adoro quando isso acontece. A autora trata do tema com uma leveza que é incrível, mostra a importância do tema, mas foge daquela coisa clicê e "educativa" trata de uma forma que faz a gente compreender como o personagem sente e como ele supera isso... É muito bacana.
      O fim então... Ai ai, sem palavras..
      Aproveite a leitura
      Beijos

      Delete
  15. Esse livro é um amorzinho mesmo!!! Ele é tão singelo, mas ao mesmo tempo tão cheio de significado.
    A forma como Eleanor e Park se apaixonam é verdadeiramente bonita, superando barreiras preconceituosas e aprendendo a lidar com o amor também. A Eleanor é uma personagem e tanto, a forma com que lida com todos os problemas, a sua perspectiva sobre diversos assuntos... realmente linda! E a narração em terceira pessoa ajudou muito no meu encantamento com a história, pois é possível enxergar também o quanto o sentimento do Park também é sincero e as pequenas minúcias que tornam os personagens tão únicos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Realmente, a cada hora que você pensa sobre esse livro encontra mais motivos para se apaixonar por ele, a narração, os personagens, os sentimentos... Tudo!!! É perfeição pura.

      Delete
  16. Oiee
    Esse livro deve ser uma fofura sem igual.A escritora pareceu saber muito bem desenvolver os temas em que aborda no livro sem tornar o conteúdo maçante ou corrido.Eu não curto muito histórias com personagens novos mas tenho muita curiosidade em relação a esse livro em especial,já que foram inúmeros os elogios e críticas que ouvi,tudo isso só fez eu querer tirar minha própria conclusão.A capa está muito fofa e as cores falam muito bem entre si.
    beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Letícia
      Esse livro é todo fofo em todos os aspectos possíveis!! A autora soube levar a história de uma forma incrível do começo ao fim, e os personagens são tão cativantes que não tem como não se apaixonar por esse livro.
      Aposto que você não vai se arrepender em dar uma chance para esse livro e a autora.
      Beijos

      Delete
  17. AMOOOOO livros que tratam de bullying, porque já passei, e conheço muitaaaaa gente que é machucada desde a infância, pelos bullyings que passou em casa e na escola.
    Amo e sempre que dá leio os livros sobre. Eleanor e Park já está um tempão na minha big wishlist!
    bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Ana,
      Tenho certeza que esse livro vai te tocar de uma forma muito mais profunda do que qualquer pessoa que não tenha vivenciado a experiência..
      A autora tratou o tema com seriedade e ao mesmo tempo sem deixar que ficasse algo muito maçante, vale muito a pena, espero que goste da leitura.
      Beijos

      Delete

Powered by Blogger.