9 de nov de 2015

A Melhor Hora Pra Você: Entenda Por Que Você Funciona Melhor Em Determinados Horários do Dia - Jennifer Ackerman

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje trago a resenha de um livro um pouquinho diferente, não é um livro de ficção, com uma história, também não é um livro acadêmico super chato que só interessa a quem trabalha na área. Hoje trago a resenha de um livro que te ajudará a conhecer melhor seu corpo, uma viagem fantástica por esta máquina. Venham conferir! 


Título Original: Sex Sleep Eat Drink Dream: A Day In The Life Of Your Body.
Título: A Melhor Hora Pra Você: Entenda Por Que Você Funciona Melhor Em Determinados Horários do Dia
Autor(a): Jennifer Ackerman
ISBN: 9788573126136
Ano: 2008
Páginas: 344
Editora: Gente
Nota: 5/5
Adicione: Skoob
Compre: Americanas | Saraiva | Submarino
Acordar cedo para correr. Em seguida, ir ao dentista. Só por masoquismo. Às 14 horas, participar de uma reunião de trabalho. Na certa, seu corpo pedirá sono. À noite, aula na faculdade. A sua capacidade de aprendizagem já terá se esgotado. E depois ainda marcar um encontro com os amigos para tomar uma cervejinha. Seu fígado irá reclamar. Neste livro você conhecerá os ciclos que regem sua variação de força, de memória e de saúde em função do tempo e verá que, dependendo do horário, suas ações rotineiras apresentam resultados muito diferentes. A escritora de livros de difusão científica Jennifer Ackerman avaliou pesquisas divulgadas nos últimos anos para simular uma viagem de 24 horas pelo corpo humano e desenvolveu a melhor "agenda" para o seu corpo, que respeita o seu relógio biológico a fim de proporcionar mais qualidade em seu dia. Aprenda a conhecer seu organismo e descubra qual é a melhor hora pra você!

Conhecer nosso corpo é essencial, conhecer seu funcionamento, como ele é capaz de nos livrar de todos as doenças que nos cercam, porque aquela sua amiga come, come e nunca engorda e você só de pensar em comer um brigadeiro já ganha alguns gramas. Como aquele seu vizinho consegue acordar duas horas antes do trabalho para correr e você só de pensar em praticar algum exercício físico já fica cansado. São estes mistérios que este livro desvenda.
"Do carinho ao orgasmo, da multitarefa à memorização, do trabalho ao estresse, do desânimo ao sonho, tudo isso está aqui."
A escritora decidiu escrever este livro ao ser sucumbida por uma forte gripe virulenta, que ocorreu depois que ela passou por um período muito estressante na vida dela. Quando ela se recuperou percebeu que não sabia nada sobre seu corpo, seja na saúde ou na doença, percebeu que na maioria das vezes só nos preocupamos em entender o funcionamento de nosso organismo quando passamos por alguma doença, e dessa sua percepção nasceu este livro. 

A melhor hora pra você é uma viagem de 24h pelo seu corpo, começando pela manhã, passando pela hora do almoço, aquela preguiça da tarde, o finzinho do dia, até a hora do tão merecido descanso.


O livro contém uma linguagem simples e engraçada. A autora reuniu vários estudos feitos na área da fisiologia humana e transcreveu de uma forma que qualquer pessoa que tenha o mínimo conhecimento de biologia consiga entender.
"Você é o seu corpo. Ele contém e sustenta você. Ele limita e controla você, ele lhe traz prazer e também repulsa."
O livro ainda garante algumas boas risadas e muitas identificações, você irá entender porque gosta de dormir tarde, porque seu trabalho rende mais depois de tal horário, porque sentimos fome, porque é tão difícil levantar da cama, porque depois do almoço bate aquele soninho, enfim, neste livro você encontrará uma série de respostas para todos os porquês relacionados ao funcionamento do seu corpo. 

Confesso que só me interessei por este livro por ser da minha área, como sou formada em ciências biológicas me interesso muito por tudo que é relacionado a ela. Mas me surpreendi com a leitura do livro, embora ele apresente pesquisas de renomados cientistas a escrita é leiga, super simples de ser entendida, além de trazer um conhecimento a mais sobre a cronobiologia, que é uma área muito interessante.

Enfim, mesmo que você não seja da área, não goste de ciências, recomendo o livro, como já disse, ele possui uma linguagem simples, para leigos. Você verá que entender seu corpo é essencial, ao entendê-lo você poderá se programar melhor para suas atividades cotidianas. 


Acompanhe o blog nas redes
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Google+

Nenhum comentário:

Deixe um comentário ;)

© Tudo que Motiva - 2014. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.