17 de ago de 2016

Quatro amigos, David Trueba

"Quatro amigos" é um romance no estilo road trip, onde conhecemos os rapazes que dão título ao livro e as aventuras que eles vivem ao rodar pela cidade de Madrid. Quem acompanha o blog sabe que eu acabei de me formar em Letras/Espanhol e amo a cultura hispânica. Então, quando vi esse livro em uma feira não pensei duas vezes, mesmo achando que eram quatro amigas, mulheres.

Devo dizer que acompanhar o narrador "Só", Raul, Cláudio e Blas não foi fácil. Primeiro, porque esses amigos são completamente loucos, segundo pelo excesso de palavrões e quando digo excesso é porque são muitos mesmo e terceiro porque eles são homens na faixa dos vinte e poucos anos. Torci o nariz algumas vezes com as bebedeiras, o sexo em conjunto demorei para digerir e  as discussões. Tanto que quase abandonei a leitura. Mas David Trueba e sua narração em primeira pessoa, conseguem envolver e fazer refletir com alguns diálogos desses amigos, além de despertar a vontade de conhecer os lugares pelos quais os personagens passam. A obra é dividida em 3 partes: "Vinte mil léguas de viagem subnormal", "Só em lugar nenhum" e "É tão difícil viver sem você ou Milonga triste".
Encontrei algumas versões e adorei as capas!
Os quatro são completamente diferentes, e em um determinado momento chegamos a ter a descrição: Blas, o gordo com problemas com as mulheres, Raul, casado com Elena e pai de gêmeos que se vê preso pela rotina, Cláudio, o bonitão e Só, o solitário jornalista que tem problema com o pai. Esses amigos resolvem sair em busca de aventura em uma van com cheiro de queijo que óbvio, fica no meio do caminho. As "férias" para cada um deles tem um objetivo e um significado. Após perder a van. eles ficam presos em um hotel e conhecem a senhora Estrella, personagem icônica. Se metem em brigas, e até alugam uma limousine para chegar ao destino final, um casamento.
- O que você está levando ai? A casa inteira? - perguntei-lhe. - O imprescindível, nada além do imprescindível. - O imprescindível não pode ocupar tanto - assegurou Blas.
- Se soubéssemos aonde vamos - explicava-se Raúl -, podia ter escolhido entre roupa de  inverno ou verão... mas, claro, como vocês gostam de aventura.
Aos poucos, vamos conhecendo a personalidade dos amigos e fica claro que Só é um escritor nato, em uma fase complicada da vida: largou o jornal que trabalhava e recentemente recebeu o convite de casamento da ex, Bárbara, É no casamento de Bárbara aliás, que a história engata! Os amigos aconselham Só a comparecer e temos o clímax a história. Recortes da memória do personagem contrastando com o atual momento fizeram a leitura valer a pena e compensaram os palavrões. "Quatro amigos" portanto, é uma leitura que transmite cenas da realidade, a fuga da rotina, situações do cotidiano através de um humor singular. Apesar de ter quase desistido, digo que valeu a pena. Por trás dos destrambelhados amigos e da viagem, Só tenta afirmar que esqueceu Bárbara mas cada passo o aproxima dela.

Essa também combina com o livro, mas acho a versão que comprei mais bonita!
"O que você realmente gostaria de fazer na vida?", perguntaram-me uma vez numa entrevista de trabalho. Eu respondi: "Gostaria de entrar em um quarto com uma janela que ficasse rente á rua. Dessa janela me contentaria em olhar as pessoas que passam, observar o fragmento da sua vida que transcorre diante dos meus olhos e logo vê-lo desaparecer." Pela cara deles, soube que não era o funcionário que eles estavam procurando. (De escrito em guardanapo
O fim de uma fase da vida, bem como as frustrações que cada um carrega, fazem desse livro um marco da  exaltação da liberdade e dos prazeres. Um romance que se encarrega de demonstrar que tudo um dia acaba, seja a viagem, relacionamentos, juventude, um emprego e o amor. Recomendo a leitura, apesar da linguagem ter me feito quase desistir. Entendi, finalmente, que devemos relevar as besteiras ditas por personagens que estão escapando da realidade e da rotina. Tudo é válido, principalmente para esses quatro amigos.

Título original: Cuatro amigos
Autor: David Trueba
ISBN-13: 9788589362740
ISBN-10:8589362744
Ano: 2007
Páginas: 285
Editora: Francis
Onde comprar: Book Depository | Amazon


E aí, conhecem a obra? Já ouviram falar?
Besos!

  Não deixe de acompanhar o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads ♦ Google

Nenhum comentário:

Deixe um comentário ;)

© Tudo que Motiva - 2014. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.