[LIVRO] O Palácio da Meia-Noite - Carlos Ruiz Záfon

Oi pessoal,

Hoje eu trouxe aqui para o blog mais uma resenha de um livro do Zafón, esse é o segundo volume da Trilogia da Névoa, a trilogia infanto juvenil que ele escreveu nos anos 90.


Ben e Sheere são irmãos gêmeos cujos caminhos se separaram logo após o nascimento: ele passou a infância num orfanato, enquanto ela seguiu uma vida errante junto à avó, Aryami Bosé. Os dois se reencontram quando estão prestes a fazer 16 anos: juntos precisam escapar das garras de Jawahal, um espírito diabólico. Os irmãos contarão com a ajuda da Chowbar Society, o grupo formado por Ben e outros seis órfãos que se reúnem no Palácio da Meia-Noite, e que prometeram ajudar e proteger uns aos outros em qualquer situação. Velhas histórias de família, há muito esquecidas, levam os adolescentes até as ruínas da velha estação ferroviária de Jheeter's Gate, onde terão de prestar contas com o passado e enfrentar o temível Pássaro de Fogo.

Mais uma vez Zafón nos trás uma aventura cheia de mistérios, maldições, espíritos vingativos,  laços de amizade fortes e fraternidade, o cenário é Calcutá na Índia, onde os personagens cresceram nas ruas aprendendo a levar a vida da melhor forma que as condições possibilitavam, onde aprenderam o que era família entre os amigos e uma sociedade secreta que se reunia numa antiga mansão em ruínas, que guarda mais segredos que ele podem imaginar.

"Todos que a conheciam gostavam dela tanto quanto a temiam. Não havia uma única alma nas ruas do Norte da cidade que não tivesse ouvido falar dela e de seus antepassados em algum momento de sua vida. Entre as pessoas daquele lugar, sua presença podia ser comparada à de um espírito: poderosa e invisível" pág 20
A atmosfera do livro todo é muito densa do começo ao fim, a ambientação que Zafón faz dos cenários é muito rica em detalhes, os personagens são bem construídos e bem sólidos em suas características, e mesmo com pouco mais de 15 anos, todos são marcados de alguma forma pela vida e experiências dos anos que passaram numa cidade onde o tráfico de crianças é alto, assim como outro tipo de criminalidades.
"O homem parou alguns segundos para recuperar o fôlego e contemplar a silhueta da estação Jheeter's Gate, que se perdia inexoravelmente na escuridão que cobria a outra margem do rio. Quanto mais o barco mergulhava no breu, mais a estação de aço e vidro se confundia com os outros edifícios, também ancorados em esplendores esquecidos. Seus olhos vagaram por aquela selva de mausoléus de mármore escurecido por décadas de abandono e por suas paredes nuas, cuja pele ocre, azul e dourada tinha sido arrancada pela fúria dos ventos de monção, que apagaram tudo como se fosse aquarelas desbotando na água de um tanque." pág 14
A leitura desse livro é muito fluida, cheia de surpresas e reviravoltas, os personagens são incríveis e conquistam demais o público, e o vilão é muito bem construído, com um final surpreendente e muito bem fechado, temos mais uma história incrível de aventura, mistério e de boa qualidade, de um autor que é extremamente talentoso.




Título original: El Palacio de la Medianoche
Título: O Palácio da Meia-Noite
Autor(a): Carlos Ruiz Záfon
ISBN: 9788581051598
Ano: 2013
Páginas: 272
Editora: Suma de Letras
Nota: 5/5
Adicione: Skoob | Goodreads

Não deixe de acompanhar o blog nas redes sociais! 

1 comment:

  1. Sensacional, achei historia de separação de Ben e Sheere bastante interessante e se reencontro aos 16 também. Outra coisa que me chamou atenção, e que pensava que historia envolvi mistérios, espíritos, maldições. Achei que livro seria na pegada mais neutra, e mais histórica sabe. Ou seja, me surpreendi

    ReplyDelete

Powered by Blogger.