[LIVRO] Uma casa no fundo de um lago, Josh Malerman

Olá pessoas, tudo bem? 

Talvez esse seja um daqueles livros mais aguardado por muita gente. Depois do grande sucesso que foi Caixa de Pássaros no Brasil, muita gente esperava grandes coisas desse autor. Porém, estou aqui para dizer que se vocês quiserem ler esse livro aqui, é melhor vocês abaixarem um pouco as expectativas. 


James e Amélia são dois jovenzinhos de dezessete anos que estão descobrindo as maravilhas do primeiro amor. Ambos estão nervosos e gostam um do outro, então James decide convidar Amélia para um passeio de canoa no lago, uma aventura no primeiro encontro que tinha tudo para ser simples e romântico, com direito à cerveja e sanduíches feito em casa.

O lago é de fato muito bonito e romântica, sendo uma ótima oportunidade para o casal se aproximar e ter, possivelmente, um segundo encontro. Tal lago parece ser enorme e grande o suficiente para esconder segredos. Bem escondidinho lá no canto, há uma ponte que dá acesso à outro lago, muito mais bonito e muito mais secreto. 

Os dois decidem explorar esse lago novo e é lá que eles encontram algo que não esperavam, uma casa no fundo do lago. Mas quem colocou essa casa nesse lago ou como ela foi parar lá no fundo? Alguém vive ou já viveu ali? A resposta aqui é não perguntar nem quem e nem por que, é simplesmente aceitar que a vida deles jamais será igual. 

O que era aquilo?
Essas quatro palavras faziam mais barulho do que as cincos mais óbvias: Por que ela estava ali? 
Depois de ler o aclamado e popular Caixa de Pássaros, eu não hesitei antes de pegar esse aqui e começar a devorar. O fato de ter apenas 160 páginas ajuda demais e é ótima para ler em uma sentada. A questão aqui é o fato desse livro ser tão mal falado pelo pessoal e a nota baixa que ele tem no Skoob e Goodreads. Não vou mentir, eu esperava MUITO mais desse livro, mas até que não foi tão ruim. 

A escrita do autor é boa, o clima de suspense e a descrição dos lugares são aceitáveis, o romance é plausível. Então qual foi o problema? O final. Ah, o final! O autor, pelo o que parece, tem a mania de não dar final para seus livros. Já li dois e ambos parecem ser assim. Pelo o que pude entender, o livro funciona como uma metáfora ao amedrontador primeiro amor. Algo dito como novo, as descobertas, a questão de se sentir tão ligado à alguem que não consegue pensar em outra coisa e sentir-se preso aquela situação. Podemos dizer que é uma bela metáfora, não é? 
Outros sentimentos, forças externas, medos. Esses eram os inimigos de uma coisa boa. Eram os problemas que as pessoas enfrentavam. MEDOS.
A pegada do autor com finais, acredito ser, pelo fato de que a vida não funciona dessa forma. Nem sempre temos tudo planejado, e se temos, as coisas não funcionam como temos em mente. Algo sempre dá errado, a gente querendo ou não. A ideia do livro é mostrar que, assim como no livro, a vida vai sempre te surpreender de alguma coisa e quando você menos espera. 

Eu posso estar muito enganada na minha percepção de leitura, mas não achei um livro ruim ou desnecessário. É claro que eu esperava muito mais, porém o que eu li foi agradável. Me surpreendeu de alguma forma e teve um certo impacto, mas é claro que eu queria mais. Queria explicações, queria a aceitação do autor, queria talvez um final feliz. 

Enfim, eu gostei da leitura. Não é favorita, mas com certeza é algo que deixou marcas. Talvez o livro tenha sido mal interpretado, ou apenas não caiu na graça do povo mesmo. O clima de suspense é interessante e prende o leitor, tem alguns pontos baixos, mas no geral foi uma leitura que acrescentou algo. 

Nós encontramos um lugar perigosamente mágico. Um lugar para se apaixonar.

A House at the Bottom of a Lake
Josh Malerman
ISBN-13: 9788551003855
ISBN-10: 8551003852
Ano: 2018
Páginas: 160
Editora: Intrínseca
Amazon (R$19,90) | Saraiva (R$12,90)

*ESSE POST FAZ PARTE DO TOP COMENTARISTA DE AGOSTO/2018*

Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads ♦ Pinterest

34 comments:

  1. Oi, Rosana,

    Os elementos jogados e que permeiam nesse livro é um prato cheio em gerar diversos sentimentos no leitor. Pena que o mesmo não convence.

    Eu já não tava esperando muita coisa desse livro mesmo. Olhando, assim, dá pra perceber que ele é um livro relativamente bom.

    ReplyDelete
    Replies
    1. É bom, mas é aquela coisa.. Poderia ser melhor

      Delete
  2. Ainda não tive a oportunidade de ler Caixa de Pássaros mas já li muitas resenhas e sei que ele foi mesmo aclamado com essa obra e assim é quase impossível não ter expectativas com outros de seus livros né?, e eu pelo menos tenho problemas com expectativas, elas quase nunca são alcançadas haha e assim, evito ir com muita sede ao pote, mas sei que as vezes é impossível. O livro parece ser interessante, mesmo sendo curto, mas confesso que essa ausência de um final adequado não me empolga tanto, mesmo que a metáfora seja interessante. Ainda assim eu gostei da resenha e em algum momento eu irei dar uma chance ao autor, só não decidi com que obra ainda ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que você deveria começar por ser, além de ser curto, você já não espera tanto. Aí depois disso leia Caixa de Pássaros

      Delete
  3. Oi Rosana!
    Só li resenhas positivas sobre esse livro, ainda bem, pois tenho um grande interesse em ler e espero que seja em breve.
    Bjs!

    ReplyDelete
  4. Ele carrega opiniões bem divergentes. Sendo sincera, eu adoro isso, faz com que eu queira lê-lo para filtrar minha própria opinião sobre ele. Eu nunca li nenhuma obra do autor e isso de ele descartar finais me deixou intrigada rs Eu também esperava mais dele (o livro), visto que houve um tempo em que ele esteve sendo bastante comentado. Porém ainda quero lê-lo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que é sempre válido a gente dar chance para livros "mal falados" e tirar nossas próprias conclusões.

      Delete
  5. Ainda nem li aquele outro dele, mas esse confesso que não chamou atenção mesmo. Acho que se acabar lendo vai ser mais por ser curto que pela história viu...
    Vi mesmo umas coisinhas nem tão legais dele e isso do final aberto pode ser legal, mas pode ser irritante também. É legal porque deixa você pensando na história, refletindo no que aprendeu, essas coisas. Mas irritante porque já é curto e aí nem tem um fim fechadinho? Hum...
    Mas quem sabe. Alguma hora quero ler aquele outro, se gostar posso ir no embalo e ler esse. Mas já vou sem muita expectativa. Mais de ler por ler.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vá com expectativas baixas, assim a chance da decepção é menor hahah

      Delete
  6. Oi, Rosana!!
    Até o momento só li um livro do autor Josh Malerman, que foi Caixa de pássaros e mesmo não tendo um final fechado achei muito boa a história. Com relação a esse livro fiquei bem curiosa por que gosto de livros de suspense e quero dar uma chance mesmo que o final mais uma vez deixou a desejar.
    Bjos

    ReplyDelete
  7. Gostei muito da sua resenha!
    Não li nada do autor, e não sou fã de suspense, então acabo passando longe.
    Achei interessante que parece mais um romance do que 100% suspense.
    Gostei da maneira como o autor vê a ideia dos finais, mas prefiro livros com finais fechados.

    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu também prefiro finais fechados, mas fazer que. O autor é assim, não tem como mudar hahahaah

      Delete
  8. Olá.
    Vejo muitas críticas negativas em relação a esse livro, principalmente por causa do final.
    Eu não odeio finais abertos desde que seja condizente com a trama e ao que o autor foi nos conduzindo ao longo da história.
    Ainda não li Caixas de Pássaros, mas pretendo.
    Gostei da forma como você interpretou a história. O amor realmente não sai da firma como planejamos, como nada na nossa vida rs
    Espero ler os dois livros e gostar deles rs
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Espero que você goste da leitura e que te surpreenda positivamente. O autor tem uma forma bem interessante de escrever suas histórias.

      Delete
  9. Olá, a obra deve ser mais satisfatória para quem ainda não teve contato com a escrita do autor, pois para quem já leu Caixa de Pássaros a trama pode soar um tanto fraca. Mas é perceptível que o autor quis seguir um caminho diferente e surpreender o leitor, mantendo sua característica e entregando uma história que, apesar de desenvolvida de forma rasa, é satisfatória. Beijos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. É, imagino que para quem nunca leu nada, essa história seria uma boa pedida

      Delete
  10. Rosana!
    Já li Caixa de pássaros e se é do mesmo autor, já me interessa.
    Sou fã de terror também!
    A maioria dos adolescentes é irreverente e vai para onde não deveria ir, né?
    É tem umas coisas bizarras, mas dá para ler e fiquei curiosa para saber essa história da casa embaixo da água...
    Quero poder conferir.
    cheirinhos
    Rudy

    ReplyDelete
    Replies
    1. Adolescente é assim mesmo hahaha Espero que goste da leitura

      Delete
  11. Este livro realmente causou este burburinho na internet. Caixa de Pássaros foi aclamado e ainda é, então com certeza, se criou um bando de expectativas, que não foram supridas.
    Eu ainda não tive oportunidade de conferir o livro,mas ele já está na lista de desejados faz um tempinho.
    Por ter este "elenco" tão jovem e pelo que li, bem imaturos, claro que não sairia algo tão elaborado. Apenas a curiosidade os movendo e com certeza, a paquera.rs
    E também acredito que seja questão de gosto e ponto!rs
    Espero ler!
    Beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ainda estou para achar um livro do autor que seja melhor que Caixa de Pássaros, difícil

      Delete
  12. Ainda não li nenhum do autor, mas achei esse bem interessante e completamente diferente do que estou acostumada a ler.
    Fiquei bem curiosa pra saber mais sobre os mistérios e segredos dessa casa estranha que encontram no fundo desse lago.
    Mas, uma coisa que me tira a vontade de ler, é não ter um final definido. Já faz tempo que quero ler Caixa de pássaros e só ainda não li, por não ter um final.
    É algo que me deixa muitoooo irritada kkkk
    bjsss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahahah mas o fato de não ter final em Caixa de Pássaros é por um bom motivo. Sério, leia!

      Delete
  13. Primeira resenha que leio sobre ele, já havia visto ele de lançamento, já li algo do autor, então imagino que sem querer mesmo a gente crie uma expectativa pela historia. Desde a premissa dele a historia me chamou a atenção, por misturar lago, suspense e romance. Confesso que não seria um livro que compraria no momento, mas ainda sim leria.

    ReplyDelete
    Replies
    1. O bom é que tem poucas páginas e é bem barato na Amazon, às vezes vale a pena gastar uns R$10 para conferir.

      Delete
  14. Olá Rosana! O problema do autor ser bom é que nos jogamos de cabeça na leitura com a expectativa lá no alto e às vezas nos decepcionamos. Nunca li nada do autor então não posso julgar suas obras mas sei que ele é muito aclamado nas críticas. Acho válida a metáfora sobre o primeiro amor, mas não me dou bem com finais mal explicados. Enfim, isso serve de lição para não irmos com tanta sede ao pote aos ler um livro. Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. É bem por aí, por isso que eu falo que é melhor ler esse livro com as expectativas bem baixas

      Delete
  15. Para falar a verdade, criei muitas expectativas com esse livro, mas depois de tantas resenhas negativas, desanimei de vez. A capa é perfeita, mas a història deixa a desejar.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Se a história tivesse mais umas 100 páginas, acho que seria um livro bem melhor

      Delete
  16. Rosana!
    Já li Caixa de pássaros e se é do mesmo autor, já me interessa.
    Sou fã de terror também!
    A maioria dos adolescentes é irreverente e vai para onde não deveria ir, né?
    É tem umas coisas bizarras, mas dá para ler e fiquei curiosa para saber essa história da casa embaixo da água...
    Quero poder conferir.
    cheirinhos
    Rudy

    ReplyDelete
  17. Olá!
    Já ouvi fala bastante desse livro, porém não procurei para saber do que realmente se tratava a trama. É um suspense e mistério bem interessante mas fico receosa em ler, já que você disse não haver um final certo mas só lendo para saber né..

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ReplyDelete
  18. Estou doido para ler este livro!
    pena que até agora não chegou na livraria. Mais espero que seja breve, muita ansiedade.

    ReplyDelete

Powered by Blogger.