[LIVRO] O Gabarito, Douglas Felipe

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje trago para vocês o livro "O Gabarito" do escritor independe Douglas Felipe. Esse livro chegou em minhas mãos por meio de um booktour e só posso agradecer por ter recebido essa obra em minhas mãos. Vem conferir a resenha e conhecer Ciso.



O livro conta a história de Ciso, um jovem cujo sonho é cursar letras na USP. Ciso já prestou vestibular na Fuvest cinco vezes, e cinco vezes foi reprovado. No momento ele decide que não irá mais tentar, irá continuar no seu emprego no hotel onde trabalha, e que o sonho de cursar uma graduação, de se tornar escritor, não será nunca realizado.
Esta não é uma história sobre alguém excepcional. Eu não fui excepcional, não fui o melhor da classe e nunca fui escolhido para nenhuma bolsa 100%.
Ciso tem dois amigos mais próximos, Cissa e Luigi. Cissa está se formando, em breve será sua colação e Luigi está com o casamento marcado. Ciso se sente mal, pois em alguns momentos sente inveja de seus amigos, sente que a vida de todo mundo caminha, menos a dele. Ele continua no seu emprego entendiante, morando no apartamento cedido por sua tia, sozinho, sem esperança.
    

Cissa até tenta convencer Ciso a fazer uma outra universidade, até porque os gastos com cursinho dariam para pagar uma graduação tranquilamente, porém não é isso que Ciso quer; ele queria a USP e se não pode cursar lá, não fará nenhuma faculdade.
A Fuvest era parte de mim e estava carimbada em cada cômodo da minha casa. Não tinha reparado nisso antes.
No entanto, com a ajuda de Cissa e de mais algumas pessoas, Ciso perceberá que na vida há coisas muito mais valiosas do que acertar qual afirmativa está correta, que respostas corretas na verdade não existem, e que podemos sim realizar nossos sonhos, independente do que digam.

O Gabarito nos faz refletir sobre uma série de coisas, principalmente sobre em como a sociedade dita para o jovem qual profissão escolher, que ele só terá sucesso se conseguir entrar em uma ótima universidade, se fazer aquele curso que garantirá salários altos; uma sociedade que só pensa nos status sociais e não se você será feliz naquela profissão, se sentirá realizado e satisfeito com aquilo que faz. 

Mostra também como o mercado de trabalho é competitivo e como as pessoas podem ser más umas com as outras, uma espécie de distribuição de ódio gratuito.
    

Ler a história de Ciso me fez refletir que somos muito mais que nosso currículo, somos muito mais que nossos cursos e diplomas, somos pessoas com sonhos, e que não podemos deixar nunca de realizá-los. Me fez refletir também, que na vida não há escolhas erradas, há apenas escolhas, e o mais importante é que essas escolhas nos façam felizes, porque no fim é isso que realmente importa e não os que as pessoas pensam de você.
Existe uma enorme diferença entre clichê e ruim. As pessoas adoram dizer que as coisas são clichê, mas surpresa: tudo é clichê [...] Se você tem 22 anos e compra um McLanche Feliz só pelo brinquedo, então você é um puta clichê gigante.
O livro é narrado em primeira pessoa por Ciso, temos muito bem a visão dele, se você já passou por essa maratona de vestibular ou está passando, com certeza irá se identificar.

A escrita é fluída, nem parecia que estava lendo um livro de um escritor iniciante. A diagramação do livro é simples, com páginas amareladas e fontes em um tamanho confortável para leitura. A capa não poderia ser melhor, combina muito bem com a ideia do livro.
    

Enfim, é um bom livro, e espero que em pouco tempo alguma editora encontre esse "achado" e o publique para vermos ele nas livrarias, eu com certeza irei reservar meu exemplar quando isso acontecer.
Temos o poder de viajar até o passado e alterá-lo de modo a transformar o futuro.
Se você se interessou pela história entre em contato com a Carol pelo Skoob ou pelo perfil do Instagram para participar do booktour. Não deixem essa oportunidade passar, confiram essa obra, não vão se arrepender.


O Gabarito
Douglas Felipe
ISBN-13: 9788592351205
ISBN-10: 8592351200
Ano: 2017
Páginas: 236
Editora: Publicação Independente



Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads ♦ Pinterest



No comments:

Powered by Blogger.