[LIVRO] O Iluminado, Stephen King

Olá pessoas, tudo bem? 

Eu relutei muito antes de escrever essa resenha, entre muitos motivos: um deles é o fato de já ter outras 400 e tantas resenhas desse livro por aí. Porém, o que me fez mesmo querer escrever é a questão de que eu não gostei tanto assim do livro como o resto do mundo, na verdade achei um livro bem mediano e eu queria falar o por quê.


Vamos lá, a família Torrence está passando por uns apertos após Jack ser mandado embora da escola em que dava aula por ter agredido um aluno. Jack é alcoólatra e um pouco temperamental demais, muita vezes apresentando um comportamento violento. Wendy é sua esposa e está cansada dessa vida e de Jack, ela sabe que um divórcio é iminente, e sofre só de saber o quanto isso prejudicaria seu filho Danny, que tem o pai como seu super herói. Wendy é o tipo de pessoa que sofre calada e apesar de ter perdoado Jack, ela nunca vai confiar nele plenamente. 

Danny é uma criança quieta, vive em sua própria cabeça com a diferença que Danny parece ter poderes sobrenaturais, ele consegue ouvir os pensamentos das outras pessoas, ver coisas que já aconteceram e possíveis acontecimentos futuros. O único porém é que ninguém sabe disso, seus pais sabem que tem algo de especial sobre ele, mas não sabem muito bem o quê. 

Jack está procurando por emprego e após uma indicação de um amigo, ele consegue o trabalho de zelador no famoso e antigo Hotel Overlook. O único porém é que a família tem que mudar para esse hotel, que fica isolado grande parte do inverno devido às nevascas absurdas enfretada pela região em que é construído.

Por ter essa habilidade de ler pensamentos e sentir vibrações do meio externo, Danny percebe que tem algo errado nesse hotel, mas não apenas ele, o próprio Jack sabe que tem algo errado após fazer uma pequena investigação. Apesar disso, é um trabalho que vai manter a família à salvo, protegida e alimentada. No entanto, coisas estranhas começam a acontecer e a certeza de Jack fica tão abalada quanto as percepções de Danny. 
“Este lugar desumano cria monstros humanos.”
Tá, não vou ser do contra e falar que o livro é ruim, porque ele não é. É uma história bem construída, com personagens bem desenvolvidos. Na verdade são poucos personagens na trama, mas cada é essencial para a obra como um todo. A trama é bem construída também, todo o ar de mistério e suspense deixam o leitor instigado a ler mais e querer descobrir o que de errado está acontecendo. 

Porém, como nem tudo é perfeito, o King tem que colocar a mão toda na massa e jogar detalhes, muitas vezes desnecessários para a obra. É uma rasgação de detalhes sem fim, deixando a narração lenta em algumas partes. Livros com começos chatos sempre me deixam chateada, mas se o meio/fim compensam, não tem problema. Outra coisa que me incomodou é o fato do autor ter dado voz aos pensamentos do Jack, coisa que eu não queria saber. 
“Você pode fugir de um estranho, mas não pode fugir de si mesmo.”
Algo importante que comecei a perceber nos livros dele, é que o King trabalha muito no comportamento humano, fazendo gerar a grande discussão. Afinal quais são os verdadeiros problemas apresentados: um ser humano alcoólatra, com problemas de violência doméstica e agressão infantil, orgulho, um pouco de loucura e com pensamentos suicidas ou um hotel que tem vida própria? Fica aí o questionamento. 

Se fosse para focar apenas em comportamente humano, o livro seria nota cinco, sucesso, favoritado. Mas não é apenas isso que é a obra. Também temos um terror/mistério para solucionar e o começo meio devagar me deixou meio meh para ler. Mas digo que uma vez que a história começa a desenvolver, o livro fica muito mais interessante. 

A leitura desse livro faz parte do projeto literário #lendoking organizado pelos instagram's Segue Lendo e Soterrada por Livros. O próximo livro do projeto é Dança da Morte, vem ler com nós! 

The Shining 
Stephen King
ISBN-13: 9788556510464
ISBN-10: 8556510469
Ano: 2017
Páginas: 520
Editora: Suma de Letras

Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads ♦ Pinterest

No comments:

Powered by Blogger.