[LIVRO] O Céu Está em Todo Lugar, Jandy Nelson

Olá pessoas, tudo bem? 

Hoje tem resenha de um livro que li em conjunto com a Ju, Mandy e Mayla. Eu ouvi falar muito bem do outro livro da autora "Eu te darei o sol", mas eu ainda não cheguei a ler. E aí surgiu a oportunidade de ler esse aqui, e aí resolver ler juntas. 


O livro vai apresentar a protagonista Lennie, ela acabou de perder a irmã de forma abrupta e nem teve tempo de se despedir. Em um minuto Bailey estava lá perguntando sobre qual roupa vestir, no minuto seguinte ela não estava mais lá. 

Lennie está passando por um luto e uma tristeza inimaginável e conta com o apoio de sua avó e tio para passar por isso. Porém, como nada é tão simples assim, ela está vivendo em negação e não sabe como viver sua vida sem a irmã por perto. 

No meio dessa confusão de sentimentos, Lennie vai conhecer alguém que acabou de chegar em sua escola, que vai tentar fazê-la esquecer essa dor que ela sente, vai fazer com ela que viva a sua vida. Em contrapartida, ela acaba ficando mais próxima do ex-namorado da irmã, que também está passando pelo mesmo luto e parece ser o único que entender tudo o que rolando na cabeça dela. 


Vamos lá. Vou ser nem sincera aqui e dizer que eu esperava mais! Depois de tanto ler elogios da autora, eu esperava que o livro me devastasse e não foi bem assim. Eu amei a escrita dela, bem poética e cheio de sentimentalismo. Não vou ser hipócrita e dizer que não gostei de nada. O livro é envolvente e você fica curioso para saber o que vai acontecer no final de tudo. 

“Anos atrás, estava deitada no jardim da vovó e Big perguntou o que eu estava fazendo. Disse-lhe que olhava para o céu. Ele respondeu - Essa é uma concepção errada, Lennie, o céu está em todo lugar, começa aqui, aos nossos pés.”
O meu grande problema foi a protagonista e as decisões que ela tomou durante a primeira parte da trama. Tinha mil formas de trabalhar a temática, mas eu nunca vi nada parecido com o que a autora resolveu fazer aqui. Até a metade eu fiquei bem irritada com tudo o que estava acontecendo, mas aí depois melhorou. 


O livro vai tratar sobre luto, perdas, família, a descoberta do primeiro amor, são temas bem interessantes, mas não acho que a autora trabalhou de uma forma que eu sentisse empatia pelos personagens, sabe?! Não vou dizer que está errado, afinal cada um lida com o luto de uma forma diferente. 

Os personagens secundários foram o que me seguraram aqui, que acredito mereceram o destaque necessário. Adoraria ter visto mais da relação da Bailey com a Lennie, antes dela ter morrido. Talvez eu teria criado mais empatia e até entendido melhor as ações da protagonista. 

"Minha irmã vai morrer todos os dias, pelo resto da minha vida. A dor dura para sempre. Não desaparece nunca; torna-se parte de nós, a cada passo, a cada suspiro." 
Ainda sim foi uma boa leitura, alguns ensinamentos, momentos de reflexão, alguns momentos de tirar os olhos do livro e querer tacar longe. Se isso não é emoção o suficiente, eu não sei o que é.  O livro pode não ter sido maravilhoso, mas valeu a leitura mesmo assim. 


O Céu Está em Todo Lugar
Jandy Nelson
ISBN-13: 9788581638195
ISBN-10: 8581638198
Ano: 2017
Páginas: 384
Editora: Novo Conceito


Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads ♦ Pinterest

1 comment:

  1. Ah, eu amo tanto esse livro!
    Mas concordo que algumas decisões não foram felizes.
    A escrita poética da autora que me ganhou.

    Beijos

    ReplyDelete

Powered by Blogger.