2 em 1: Em chamas, de Suzanne Collins

Mais uma resenha 2 em 1 para vocês, dessa vez a sequencia dos Jogos Vorazes, o aclamadíssimo Em Chamas
Título original: Catching Fire
Editora: Rocco
Adicione: Skoob
Páginas: 413
ISBN: 9788579800641
Compare e compre: Buscapé
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos
distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle.

LIVRO
Katniss e Peeta voltam para o Distrito 12 vitoriosos, ricos e com abundância de alimentos, alem de ter cada um deles uma casa na Aldeia dos Vitoriosos.

A regra dos Jogos Vorazes é bem clara, somente UM vencedor. Katniss e Peeta saíram de lá vencedores e agora? O Presidente Snow dá a ela um ultimato: ou convece Panem inteira que está loucamente apaixonada por Peeta, e que o romance é verdadeiro ou ela terá que sofrer as consequências de seus atos.

Com toda sua rebeldia ao salvar sua vida e de Peeta, Katniss tornou-se um símbolo da resistência, deu aos outros cidadãos dos distritos o direito de se erguer contra a Capital.
Para ajudar a 75º edição dos Jogos está para ser realizada, e essa edição comemorativa irá causar uma reviravolta imensa por todos os distritos e na Capital.

Para quem gosta do Gale, o personagem aparecerá e muito na primeira parte do livro, na mesma parte que Katniss começa a ficar chata. Ela se vê no meio de um triangulo amoroso: Peeta, Katniss e Gale. Muito água com açúcar, ela da raiva. Ela tenta usar lógica e a razão para suas decisões baseado no que sente de verdade e no que esperam dela.
"Matar ou morrer. Não há escolha. Na arena, o mais capaz vence. Os Jogos Vorazes continuam!"

FILME
Katniss está atormentada com a turnê da vitória. Ela está no Distrito 12 há algum tempo e feliz por estar com sua família, mas a Capital exige uma turnê da vitória em todos os distritos, para mostar os vencedores da edição passada dos jogos.

Após uma de suas caçadas Katniss volta para casa e se depara com o presidente Snow, em pessoa, a sua espera. Ele sabe muito bem da rebeldia que Katniss fez na arena e isso motiva as pessoas dos outros distritos a se rebelarem também. Ele deixa bem claro que o casal 20 (Katniss e Peeta) tem que convencê-lo do amor que salvou os dois.

A situação de Panem e dos outros distritos está bem caótico e focos de revolução surgem por todos os lados, tudo motivado pela rebeldia de Katniss e pelo símbolo do tordo.

A próxima edição dos Jogos Vorazes é comemoração de 75 anos e ela é feita a cada 25 anos, conhecido como Massacre Quartenário, cada comemoração é de um jeito e dessa vez surpreende a todos. Os tributos desta edição serão os ganhadores de antigos jogos, aqueles amados e queridos que acreditavam que nunca mais iam passar por isso novamente. Na apresentação dos tributos é notável a revolta de cada um deles por ter que voltar a arena. Essa arena é a mais mortal já feita e a todo momento faz seus tributos correrem algum perigo. 

O dilema desse filme foi apenas o esforço de fazer algo muito bem e agradasse todos os fãs, e eles conseguiram atingir esses objetivos. O filme conseguiu ser quase fiel ao livro e conseguiu acompanhar o primeiro filme, não é necessário ler/assitir o primeiro, mas recomendo a leitura. As duas horas de filme dosam bem as cenas de ações, alternando com os momentos de luxo nababesco da Capital e no trem, assim como os figurinos espalhafatosos. O filme é uma boa pedida tanto para os fãs dos livros quanto para quem apenas quer se divertir. 

No comments:

Powered by Blogger.