[LIVRO] Garotas de vidro, Laurie Anderson

Título: Garotas de vidro
Autor: Laurie Anderson
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 372
Skoob: Adicione
Compare e Compre: Buscapé

Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laurie Halse Anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos.

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Eu estou. Hoje trago à vocês a resenha de Garotas de Vidro, a primeira coisa que me atraiu antes de comprá-lo foi o título e capa. Cá entre nós, esse capa é linda! Mas é claro que sabemos que não se deve julgar o livro pela capa, mas neste caso, tanto a capa, o título e a história estão de nota dez.

A personagem principal se chama Lia, ela está passando por uma grande perda na sua vida, a morte de Cassie, sua melhor amiga de infância. O que a deixa mais perturbada foi o fato de não ter atendido todas as 33 ligações que Cassie havia feito na noite em que morrera em um quarto de motel. Isso sim é perturbador.

Como toda amizade, é normal fazer pequenas apostas, já fiz e ainda faço até hoje (risos), assim não foi diferente com Cassie e Lia, só que a aposta delas era um pouco fora do normal e meio suicida. Elas apostaram quem iria ficar mais magra, como resultado disto Lia ficou anoréxica e Cassie bulêmica.
Para completar a vida difícil da Lia, ela começa a ver o fantasma de sua amiga. Tirando as partes em que ela não consegue comer algo antes de calcular sua caloria. Sua família tenta ajudá-la de todas as formas, mas ela ainda consegue enganá-los. Uma vez quando foi se pesar na balança, chegou a encher os bolsos de seu roupão com moedas para dar mais um pouquinho de peso.

Ler ou não? 
Leia, garanto que você vai se aprofundar muito em um tema como estes. Antes achava que distúrbios alimentares era uma bobagem, era só comer, engordar e acabava tudo, mas não, é bem mais complicado do que esperava. Desejar um corpo magro e sem gordura tem suas consequências, e elas podem ser graves e irreversíveis.
Encontre o blog nas redes
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Tumblr ♦ Skoob ♦ Google+ 

3 comments:

  1. O enredo parece ser bem interessante, eu concordo a capa é linda. e bom do livro que ele aborda a questão da bulimia e da anorexia o que é bem legal, li poucos livros que falava sobre esses temas.

    http://sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  2. Tenho vontade de ler esse livro há um bom tempo. A autora parece ter sido super sensível na abordagem do tema. A narrativa e a premissa são bacanas, mas o mais interessante, na minha opinião, é agregar conhecimento para, quem sabe um dia, saber lidar com isso e poder ajudar quem precisar.
    bjs

    ReplyDelete
  3. Eu tenho esse livro na estante, como trabalho com adolescentes, muitas vezes me deparo com problemas como este, por isso achei bem legal sua crítica acerca do livro, não sabia que tratava sobre este assunto. Vou buscar na estante agora para ler. Crítica muito bem estruturada e opiniões sinceras. Gostei muito do blog e do livro. Abraços.

    Amantes por Livros e Filmes

    ReplyDelete

Powered by Blogger.