[FILME] Procura-se um amigo para o fim do mundo, 2012

Saturday, January 03, 2015
Olá! Espero que tenham tido uma excelente virada de ano. Eu, como sempre, escolho os filmes para resenhar com uma mensagem. Foi assim com o último de 2014, e será assim com esse primeiro de 2015 que trata do fim do mundo. Opa, não estou querendo deixar ninguém desesperado haha, mas "Procura-se um amigo para o fim do mundo" tem uma pegada diferente desse assunto, e apesar do fim eminente, outros temas são melhores tratados no longa, como amor, vida, família e solidão.














Um meteoro está em rota de colisão com a Terra, e a última missão humana enviada para desviá-lo falha em sua tentativa. Não há mais saída: em três semanas, o mundo vai acabar. Algumas pessoas aproveitam os últimos dias de vida para beberem e fazerem sexo sem compromisso; outras se rebelam pelas ruas e começam a destruir os carros e os comércios. Além delas, existe Dodge (Steve Carell), corretor solitário que acaba de ser abandonado pela esposa, e Penny (Keira Knightley), sua vizinha triste, que nunca teve um namoro satisfatório. Juntos, eles decidem percorrer o país para reencontrarem suas famílias e seus amores de juventude antes que seja tarde demais.

Como eu falei, o fim do mundo é anunciado através de noticiários: faltam 21 dias para o meteoro Matilda entrar em colisão com a terra e não há nada a ser feito. Algumas pessoas abandonaram suas vidas, outras seguem com ela normalmente. Dodge após o anúncio, é largado pela esposa, Linda. Ele vai ao trabalho, paga a faxineira que limpa sua casa e tenta seguir os últimos dias solitários. Até esbarrar com Penny, uma vizinha que mora com o namorado e que está arrasada pelo término.

Nasce então, uma estranha, mas agradável química entre os dois. Penny tem problemas com o sono, quando dorme o faz por dias, perdendo o último avião para ir ficar com a família. Quando acorda, revela que algumas correspondências de Dodge estavam em sua casa. Ele descobre uma carta de um antigo amor e após um arrastão, acorda Penny e o namorado (Sério, Adam Brody, você precisa parar de fazer essas aparições e matar meu coraçãozinho) e resolve ir em busca de Olívia, o amor do passado.


Óbvio que o ex fica pelo caminho e óbvio que durante o percurso, Dodge percebe que ir atrás do antigo amor não é a saída... Alguns podem achar clichê mas gostei muito de algumas partes, da maneira como mesclaram comédia, drama e romance na medida certa. A escolha dos atores também contribuiu já que aquela cara de bobo que Steve faz  engana qualquer um, e as caras e bocas de Kiera, totalmente caricata, rendem boas risadas. Os dois acabam embarcando em uma road trip, e percebem como cada um que cruza seu caminho está lidando com o fim do mundo.

Outro ponto positivo é que não exploram o meteoro nem nada parecido, mas o que cada um realmente sente: ela, depois de alguns namorados quer voltar para sua família mas perde o voo, e ele depois de abandonado, só não quer morrer sozinho. Morrer sozinho. Acho que muita gente tem medo disso, e não julgo o personagem. No meio do caminho conhecemos um ex namorado militar da garota, que está preparado "para retomar o mundo" e o pai de Dodge, o qual ele não falava havia 25 anos. Emoção pura!


Penny e Dodge se dão muito bem e conversam sobre o sentido da vida, sobre as coisas que os dois consideram ter feito errado (ela, largar a família, ele, não conseguir encontrar esse sentido) e das coisas que vão sentir falta. São diálogos afiadíssimos e não pude conter a risada com ela falando que sentiria falta do metro. Aos poucos vemos a personalidade dos dois: ele, perdido, melancólico e solitário, e ela, sensível, meio louca e apaixonada por discos. Fiquei pensando em como algumas coisas tem que acontecer na hora exata. Sabe quando você está no final de uma viagem e conhece pessoas muito legais? Fica triste porque é o final da viagem, mas sente que aquelas pessoas mudaram a viagem inteira e valeu a pena. É disso que o filme trata: eles não se conheceram tarde demais, mas na hora certa. Lógico que o filme tem uma virada, que não vou dizer qual, e que não é o melhor do mundo, mas vale a pena ser visto sim.
"Eu estou loucamente apaixonado por você, Penny. Você é minha coisa favorita"

Considerei o desfecho muito bom, e a trilha sonora melhor ainda! Canções icônicas do Rock embalam as cenas carregadas de existencialismo. A roteirista e diretora Lorene Scafariajá tinha feito um bom trabalho em "Nick e Norah", que gostei de verdade. E apesar de não arriscar em nada novo, "Procura-se um amigo para o fim do mundo" foi uma boa jogada. Deixo o trailer para vocês, e a mensagem de que devemos viver sempre como se fosse o último dia, aproveitando cada segundo, sendo reflexivos e nos arriscando! Por que e se fosse o fim do mundo, o que vocês fariam?
Besos!!

Lançamento 31 de agosto de 2012 (1h34min) 
Dirigido por Lorene Scafaria
Com  Steve Carell, Keira Knightley, Melanie Lynskey, Adam Brody, Derek Luke...
Gênero Comédia , Drama , Romance
Nacionalidade EUA

12 comments:

  1. Esse filme parece ser muito bom, faz um tempinho que eu estou querendo assisti-lo
    O elenco é ótimo, eu adoro esses dois atores hahah

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ReplyDelete
    Replies
    1. Então assista! Não sou super fã dos dois e gostei rs
      Beijos!

      Delete
  2. Olá amores!!!
    Eu fiquei sumida, mas agora estou voltando com tudo.
    Vim hoje desejar a vocês um feliz 2015, com muita paz amor união!
    Um grande abraço em todos.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá! Agradecemos, um excelente 2015 para você também 😽

      Delete
  3. Deu vontade de assistir...curto muito este estilo de filme!
    bjs
    WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

    ReplyDelete
  4. super querendo assistir, amo trilha que tenha rock.
    adelicada@blogspot.com

    ReplyDelete
  5. Assistam meninas!
    Vcs vão gostar, beijos.

    ReplyDelete
  6. A historia parece ser bem legal,fiquei curiosa pra assistir!
    Beijo

    ReplyDelete
  7. Eu também adoro passar meu tempo com filmes, livros ou séries :D
    Não assisti esse ainda, já vou atrás hehe
    bjks <3
    www.emnovoestilo.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  8. Senti vontade de assisti. Adoro filmes desse gênero. Só estou sem tempo ultimamente :(

    www.mundodepaixoes.com.br

    ReplyDelete
  9. Eu adoro os filmes da Keira, mas eu nunca tinha ouvido falar desse filme e achei muito interessante! Vou colocar esse filme na minha lista, que está enorme :O HAHAH
    Beesos
    Blog Coisas da Carol

    ReplyDelete
  10. Amo os filmes com o Steve Carell, esse ainda não assisti mas parece ser muito bom *---* Vou anotar na minha lista de filmes :D

    ReplyDelete

Powered by Blogger.