[LIVRO] Divergente, Veronica Roth

Título: Divergente
Autora: Veronica Roth
Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788579801310
Ano: 2012
Páginas: 504
Tradutor: Lucas Peterson 

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Olá pessoal, tudo bem? Mês de janeiro passou rápido, não foi? Passou voando. Hoje trago a vocês a resenha de um livro muito badalado nos dias atuais (Haha), Divergente é o primeiro livro de uma trilogia distópica escrita por Veronica Roth.

Aos dezesseis anos todos os jovens devem participar da Cerimônia de Escolha, na qual todos devem fazer uma escolha (óbvio). Esta escolha consiste em decidir em qual facção você passará o resto da vida.
Mas antes disso, há um teste de aptidão que ajudará na escolha. Ele indicará uma facção conforme o resultado do teste. Mas algo de errado aconteceu com o de Beatrice Prior, seu teste indicou três facções. Só os divergentes conseguem obter mais de uma facção no teste de aptidão. Ser um divergente é algo perigoso, Beatrice terá que esconder isso para sua própria segurança. Beatrice terá que escolher entre três facções: Abnegação (onde nasceu), Audácia e Erudição.
Graças ao teste inconclusivo, Beatrice esconde sua divergência já que acaba se tornando uma ameaça para o sistema pois não se encaixa em nenhuma facção. Na Cerimônia de Escolha, ela resolve ir para Audácia, deixando seus pais na Abnegação. Uma escolha audaciosa, não? (Haha)
Em uma nova facção, com um nome novo, Tris passa pelo processo de iniciação para ser aprovada. Caso contrário, ela se torna uma sem-facção.
O QUE ACHEI: Antes de mais nada, Divergente não tem nada a ver com The Hunger Games. Fiquei muito interessado na trilogia por causa das comparações, então quis ver com meus próprios olhos. O primeiro livro achei super legal, embora que Jogos Vorazes continua sendo minha trilogia favorita ♥. Não podemos negar que nossa sociedade é dividida em questões sociais. O sistema de facções foi bem bolado pela Veronica, foi muito inteligente (palmas para ela).
Acompanhe o blog nas redes
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Google+ ♦ Filmow

8 comments:

  1. Nunca assisti e nem li The Hunger Games. Tipo, acho que não tenho interesse ou tenho preguiça. Também nunca cheguei a ler Divergente mas assisti o filme. Foi um filme bom, não um dos melhores, mas foi legal. Sem mesmo ver os outros filmes e ler os livros, sempre achei as duas séries parecidas. Não as histórias, mas sei lá, o tema talvez? Não sei, vou ver os filmes e talvez ler os livros pra tirar minhas conclusões também. Abraçoos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. As únicas coisas que os dois tem em comum: são trilogias, são distopias e tem muitos levantes.
      Mas ambas histórias são diferentes.

      Delete
  2. Acho chatinho compararem as duas trilogias. Não li nenhuma delas ainda mas imagino que não sejam iguais assim, tirando a parte de distopia. Povo chato hahaha enfim. Parece ser uma história legal, eu com certeza seria divergente porque olha, a indecisão nasceu aqui dentro de mim, não me encaixo. hahahaha

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahahahaha fiz obtest de aptidão online, de Erudição :(

      Delete
  3. Esse livro é simplesmente demais, amei e amei o filme também ^^

    Sorriso Espontâneo

    ReplyDelete
  4. Ameeei, Divergente é top, ,só li ainda, mas quero ver o filme,=P

    ReplyDelete
  5. Oi Lissandro,
    Estou louca (louca mesmo) para ler esse livro, não quero assistir o filme até que eu leia esse livro! Pretendo ler em breve (ou melhor se eu ganhar de presente de aniversario haha). Adorei a sua resenha, ficou muito boa (tipo boa mesmo :P) Parabéns *--*
    Beijos ♥
    World Of Books│Visite :)

    ReplyDelete

Powered by Blogger.