Oscar - Como as categorias funcionam

Oe Oe Oe
Hoje trago a segunda parte da série conhecendo a premiação do Oscar, se você não viu ou não lembra direito clique aqui. Bom, nessa segunda parte então, nós veremos o que é avaliado em cada categoria, o que a academia leva em consideração na hora de escolher o vencedor. 


Filme
Para ser candidato, o longa deve ter mais de 40 minutos e ser exibido em 35 mm, 70 mm ou em formato digital em um cinema comercial da cidade de Los Angeles antes da meia-noite do dia 31 de dezembro. O filme deve ficar em cartaz por, no mínimo, sete dias consecutivos. Tem que render alguma grana né, ser conhecido... O básico.

Diretor
O diretor é responsável pela coordenação de todos os elementos do filme: artísticos, dramáticos e técnicos. Ele deve determinar o tom e o estilo do filme, combinados às ideias do roteirista e do diretor de fotografia. Além disso, ele comanda a atuação, gerencia as funções dos outros integrantes da equipe e dá o palpite final quanto aos efeitos especiais. É o cargo mais relevante, embora o diretor seja considerado um empregado dos produtores (que captam todos os recursos humanos e financeiros para a produção do filme). O diretor é o meio que chefe, ele que controla tudo e todos para que o filme seja no mínimo agradável.
Ator/Atriz e Ator/Atriz Coadjuvante
O principal é o protagonista e o coadjuvante é o secundário (que geralmente leva o prêmio por se destacar mais do que o principal). Na primeira etapa do processo de indicação, os membros do comitê de atores votam nos nomes mais elegíveis e decidem se tal ator/atriz deve concorrer à categoria principal ou coadjuvante. Tudo depende do número de votos que o nome recebe. O candidato também só pode ser indicado por um filme em cada categoria. São as categorias mais esperadas, juntamente com Filme, Diretor e Roteiro.

Roteiro Original
O roteiro funciona como um guia do filme por escrito, onde estão descritos passo a passo todas as cenas e falas dos atores, toda e qualquer ação que deva ser tomada. A obra escrita especificamente para ser exibida na tela do cinema é considerada original, ou seja, quando ela não se baseia em qualquer outra obra prévia.

Roteiro Adaptado
Trata-se de um roteiro baseado ou inspirado em obra literária, as famosas adaptações de livros, ou peça de teatro. Ganha o roteiro que melhor transpôs o texto da fonte original para a telona, porém isso não significa que o filme seja extremamente fiel. 
Edição
Os editores/montadores devem organizar a ordem das imagens que aparecerão no filme – já que as cenas não são filmadas em ordem cronológica – e ficam encarregados de excluir aquelas que não servem para nada. Muitas vezes a Academia dá destaque a filmes não lineares (como Brilho eterno de uma mente sem lembranças) ou que utilizam de montagem paralela (como é o caso de Amnésia), na qual o espectador acompanha duas sequências ao mesmo tempo.

Fotografia
O diretor de fotografia supervisiona o trabalho de câmera de um filme. É ele quem lida com os profissionais de iluminação, de gruas e trilhos, escolhe ângulos e enquadramentos - decisões que, frequentemente, os diretores dos filmes apenas ratificam.

Design de Produção (antiga categoria Direção de Arte) e Figurino
O diretor de arte, ou designer de produção, coordena o figurinista, o maquiador e o iluminador e é responsável pela parte visual do filme, idealizando os cenários e comandando a harmonia de tudo (o figurino não deve se destacar mais do que a cena em si, por exemplo). Para o figurino, as roupas devem ser desenhadas e pensadas originalmente para aquele filme. A Academia costuma valorizar os filmes de época, em que há pesquisa e avaliação da fidelidade da reconstituição.
Maquiagem e Penteado
São avaliadas alterações físicas faciais e corporais produzidas por meio de cosméticos, próteses e outros artifícios. O tratamento e os cortes de cabelo também entram na categoria. Com os recursos de computação gráfica cada vez mais utilizados, fica difícil saber o que ali é verdadeiro ou não. 

Trilha Sonora e Canção Original
A trilha sonora é composta pelo conjunto de músicas instrumentais exclusivamente criadas para o filme. Já canção original trata-se de letra + música também criada especificamente para o filme. A canção deve ser apresentada de forma clara e com certo destaque durante o filme ou deve ser a primeira a tocar logo após o fim, junto com os créditos finais.
Edição de Efeitos Sonoros e Mixagem de Som
O editor de efeitos sonoros coordena a equipe para a captação do áudio (mono, stereo e surround) durante a filmagem (som ambiente e diálogos dos atores) e a sincronia sonora durante a montagem. Também é responsável pela criação de ruídos que não existem na filmagem original e que são incluídos na pós-produção (popularmente conhecidos como sonoplastia). Já o técnico em mixagem deve reunir todos os sons – naturais ou artificiais, captados ou inventados – e misturá-los à música e à trilha sonora, de modo a encontrar o equilíbrio e a harmonia com a história de tudo o que é ouvido e falado.

Filme Estrangeiro
A Academia considera como estrangeiro as produções não faladas em inglês e realizadas fora dos Estados Unidos. Apenas um filme pode ser indicado por país e ele não precisa ser exibidos nos cinemas americanos.

Agora é só esperar pelas resenhas dos filmes e pela apresentação no dia 22 de Fevereiro
Créditos: Blog SeleçõesCinéfilosOmelete
Bastante coisa né! Também acho! hahaha Agora que você já sabe como identificar o que é avaliado em cada categoria, fica mais fácil você fazer seu bolão com os seus preferidos ♥ 
Acompanhe o blog nas redes
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Google+ ♦ Filmow

8 comments:

  1. Olá!
    Gosto de acompanhar os seus textos sobre o Oscar e fiquei super feliz com o seu comentário na minha resenha de A Teoria de Tudo. Como já disse outra vez, a minha torcida vai para The Imitation Game, que conta com meu ator preferido Benedict Cumberbatch no papel de Alan Turing. Aliás, assisti ao filme ontem e daqui a alguns dias sairá resenha no blog.

    Leitores Forever

    ReplyDelete
    Replies
    1. Opa, estou de olho nas suas resenhas também, legal saber a opinião de mais alguém em relação aos filmes. Estou esperando mais uns dias para assistir A Teoria de Tudo, vou tentar ler o livro primeiro. O Benedict é perfeito mesmo ♥

      Delete
  2. Nossa, quanta coisa! Mesmo assim, sempre me decepciono com pelo menos um dos resultados. Alguns são merecidos, outros, na minha opinião nem deviam estar na lista! haha'
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah sim, claro! Quase sempre fico chateada com alguma escolha :/

      Delete
  3. Adorei essa sua ideia de postar sobre o Oscar, Rosana. Eu nunca entendia como funcionava e agora to craque nisso, irrá. UAHSUASH Eu tava vendo os indicados e vi poucos filmes, uns 3 no máximo, nem vo me arriscar em bolão.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também to craque nisso agora hahaha Já assisti alguns e tem sido em interessante algumas das indicações

      Delete
  4. Aprendendo com Rosana haha, mas nossa é bastante coisa mesmo,agora estou por dentro de tudo =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Siiim, é muita coisa! o.O Mas agora sabemos de tudo e fica muito mais fácil na hora de escolher seus preferidos

      Delete

Powered by Blogger.