Oscar - Conhecendo a premiação

Tuesday, January 27, 2015
Olá olá! Hoje trago mais um post para a série Oscar 2015! Estão preparados? 

Antes de tudo queria perguntar se vocês assistiram ao SAG Awards no domingo ou o reprise na TNT, gostaram dos resultados? Acertaram muito ou foram igual eu? hahaha Acertei 5 de 13, mas sei que foi por dois ótimos motivos: 1) Não assisti todos os filmes indicados ainda. 2) Meu voto foi baseado na emoção, no grau de afinidade com o ator, então não conta haha 

Sempre fui péssima nessa coisa de bolão do Oscar, e justamente pelos motivos acima (o segundo para ser mais exata) eu quase nunca acerto nas categorias, por mais que eu tente #realidade Acompanho as transmissões faz muitos anos e sempre faço essa corrida para assistir aos filmes, acreditem é sempre uma correria mesmo.

Esse post será dividido em duas partes, para não ficar muito grande. Essa primeira parte é sobre como é a votação e depois como funciona as categorias, o que é avaliado e tals. Para saber mais é só continuar lendo ;)
Inscrição
Para um filme ser aceito é necessário alguns requisitos básicos impostos pela Academia. A príncipio o filme deve ser um longa-metragem com mais de 40 minutos de duração e deve ter ficado, no mínimo, sete dias consecutivo em cartaz de um cinema pago (acredite ou não, tem filmes que ficam menos que isso). É especificado, também, que o filme deve ter uma resolução de projeção de 2048x1080 pixels. Depois de analisados esses requisitos, cabe ao - se eles quiserem - produtor e o distribuidor de um filme inscrevê-lo à indicação de um Oscar, ele deve preencher, até o primeiro dia de dezembro, o Official Screen Credits, que se trata de um formulário que elenca os créditos da equipe de produção, atores e para todas as categorias que serão disputadas.

Seleção
Após isos então, a academia reúne TODOS os formulários e faz uma lista chamada Reminder List of Eligible Releases. No mês de janeiro, essa lista de indicação e uma cédula de votação é enviada para todas as pessoas associadas - diretores, atores, produtores, e assim por diante- e eles tem até duas semanas para devolverem as cédulas com os cinco candidatos escolhidos por categoria e apenas pessoas vinculadas à área votam, escolhem seus preferidos. Ator vota em ator, diretor em diretor e assim por diante. Assim não vira bagunça! As cédulas com os filmes pré-selecionados são enviados a uma empresa auditora, que faz a contagem e nomeia os mais votados, sendo cerca de cinco indicados para cada categoria E aí tem a tal coletiva de imprensa falando quais são os indicados. Pensa o quê, o negócio é organizado o.O
Votação
Essa é a segunda etapa do processo. As cédulas que contêm os indicados em cada categoria voltam para os membros da Academia para que estes decidam seus favoritos ao prêmio, aquele que eles mais torcem para vencer. Em segredo absoluto, os auditores contabilizam os votos novamente e lacram os resultados até o dia da cerimônia de entrega do Oscar, que vai escoltado por policiais até o local da cerimônia. E para não ter erro, dois dos auditores que participaram da contagem de votos final decoram o nome de todos os ganhadores. O negócio é xiqueeeee benhê!
A eleição dos melhores do ano é feita em duas partes: primeiramente os membros da Academia votam de acordo com sua especialidade, escolhendo cinco opções em ordem, além de eleger aquele que consideram o melhor filme do ano. Na segunda etapa, os participantes votam em todas as categorias a partir de cédulas que são enviadas pelo correio.
Quem faz parte da Academia? 
Em 2014 vi que eram quase 6 mil membros (5810 para ser mais exata, é muitaa gente né?!). A maioria são ex-indicados ou premiados, alguns nomes como Will Smith, Keira Knightley, Sofia Coppola, e Meryl Streep, por exemplo. Entre eles estão também diretores, atores, fotógrafos, produtores, montadores e mais um monte de outros profissionais ligados a cinema. A maneira mais "simples" de se tornar membro dessa organização americana é ser indicado a um Oscar, fácil né? Também é possível entrar se você trabalha no meio cinematográfico e tiver um 'bom currículo' e claro o sempre um "Quem Indica" poderoso, recebendo mais de dois convites. 

O que é essa Academia e quando surgiu?
A idéia de criar essa associação partiu de Louis B. Mayer, chefe de produção do estúdio Metro-Goldwyin-Mayer, em 1927 (aquela do leãozinho) O cinema tinha então pouco mais de 30 anos de existência. O Oscar permanece como o prêmio mais importante da indústria cinematográfica graças a sua longevidade. Ele também significa dinheiro para os grandes estúdios. Hoje a Academia possui 24 categorias competitivas. Mas na aguardada cerimônia também são entregues estatuetas comemorativas e especiais, como o Prêmio Irving G. Thalberg (destinado a produtores) e o Oscar Honorário, que homenageia o conjunto da obra de algum importante profissional do cinema. Outro prêmio menos conhecido é o Científico e Tecnológico, em reconhecimento a invenções e descobertas que ajudam a aprimorar a sétima arte.

No caso de filmes estrangeiro
Nas categorias documentário e filme estrangeiro, o país participante tem direito a inscrever um único título nacional para concorrer com os outros países. Depois desse processo, todos os filmes cadastrados são assistidos por um comitê especial, sendo obrigatória a inclusão de legendas em inglês. Esse comitê escolhe seis indicados, de nove possíveis. Os restantes são selecionados por outra comissão. A Academia explica isso como uma tentativa de evitar que filmes aclamados pela crítica internacional fiquem de fora das indicações.

Depois de TUUUDDOOO isso, é só torcer e esperar que seus indicados ganhem
 

Algumas curiosidades:
Walt Disney é o grande vencedor do maior prêmio do cinema, tendo levado 26 estatuetas para casa. O cineasta também conseguiu o feito de ser indicado ao prêmio por 22 anos consecutivos.
Os filmes mais premiados da história do Oscar são “Ben-Hur” (1959), “Titanic” (1997) e “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” (2003). Cada uma das produções faturou 11 estatuetas, sendo que “O Senhor dos Anéis” conquistou todas as categorias em que havia sido indicado.
A cerimônia de entrega dos prêmios é transmitida para mais de 150 países. Em 1989, a expressão the winner is... ("o vencedor é…") mudou para the Oscar goes to… ("o Oscar vai para…"). É que para a Academia não existem perdedores nessa festa. O premiado em cada categoria tem no máximo 45 segundos para fazer um discurso de agradecimento. Quem estoura o tempo é interrompido por uma musiquinha irritante
Além de dar entrevistas e tirar centenas de fotos, todos os vencedores do Oscar precisam assinar um termo para levar a estátua para casa. Com isso, eles se comprometem a nunca vender a estatueta sem antes oferecê-la de volta a Academia pela bagatela de um dólar! Se um artista perder o prêmio, ele pode ser substituído por uma estatueta nova.
O tapete vermelho estendido na entrada do Dolby Theatre media mais de 150 metros de comprimento e 10 metros de largura.
Este post não seria possível sem: Mundo EstranhoCinéfilosWikipediaMega Curioso
Depois desse intensivo, agora todos sabemos como funciona uma premiação do Oscar. Eu nem fazia ideia do tanto de detalhes que tem até fazer a pesquisa para a postagem. Gostei muito de conhecer um pouco mais sobre essa premiação que amo tanto ♥ 

Acompanhe o blog nas redes
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Google+ ♦ Filmow

No comments:

Powered by Blogger.