[FILME] Para sempre Alice, 2014

Olááá! 
Hoje temos mais uma bela resenha do projeto Oscar 2015. Para sempre Alice, é um filme baseado no livro de mesmo nome da autora Lisa Genova. O filme concorre em apenas uma categoria, com a nossa protagonista Julianne Moore como melhor atriz. Como o tempo é curto, ainda não deu tempo de ler o livro, mas depois de assistir ao filme pretendo MUITO ler esse livro. Deve ser espetacular. O filme não deixou a desejar, eu gostei muito do enredo e do rumo que a história tomou. 
O filme conta sobre a vida da Dra. Alice Howland, ela é professora e pesquisadora bem-sucedida da Universidade Columbia. Aos 50 anos, Alice começa a esquecer das pequenas coisas, palavras, objetos e lugares onde está. No início são coisas sem importância, até que ela se perde na volta para casa. Alice resolve consultar um neurologista para saber do que se trata esses esquecimentos e é assim que ela descobre um caso raro de Alzheimer precoce. A doença é genética e há probabilidade dos filhos terem o desenvolvimento muito cedo da doença, assim como ela. 
Ela tem todo o apoio que precisa da família e apesar de toda positividade que deseja, sua condição clínica não melhora ou estabiliza e a cada dia fica mais difícil de lidar. Seu casamento começa a ficar fragilizado, sua filha mais velha parece não compreender o quão difícil deve ser, seu filho do meio é médico e tenta ver a situação de uma forma mais lógica, porém a filha mais nova e a mais distante é a única que parece se importar realmente com a mãe e em como ela lida com tudo isso. É a única que pergunta como é, o que ela sente e o que se passa na vida dela nos momentos mais difíceis e isso faz com que elas fiquem mais próximas do que nunca foram.
Toda a minha vida eu acumulei lembranças. Elas se tornaram meus bens mais preciosos. A noite em que conheci meu marido, a primeira vez que segurei meu livro em minhas mãos. Ter filhos, fazer amigos, viajar pelo mundo. Tudo que acumulei na vida, tudo que trabalhei tanto para conquistar, agora tudo isso está sendo levado embora. Como podem imaginar, isso é o inferno. Mas fica pior. [...] Não estou sofrendo. Estou lutando. Lutando para fazer parte das coisas, para continuar conectada para quem eu fui um dia. "Então, viva o momento" é o que digo para mim mesma. É tudo que posso fazer. Viver o momento.
Pontos que merecem atenção:
- Julianne Moore está perfeita nesse filme, ela interpretou muito bem os momentos de lucidez e os momentos mais desgastantes. Imagina o quão difícil isso deve ser, ter a vida que sempre sonhou, a família que sempre desejou e ver ela escapar dos seus pensamentos e não ter mais controle sobre o que consegue lembrar ou não. Nome dos filhos, lugares trabalhou, lembranças mais importantes da sua infância... É terrível e devastador, Julianne Moore está excelente na atuação e acredito que tem grandes chances de ganhar o Oscar.

- Quando ouvi falar do filme, eu não sabia que Kristen Stewart estaria nele. Não gosto da atriz, acho que ela tem apenas uma expressão e uma emoção em suas interpretações. Nesse filme ela está ok, mostra que amadureceu um pouco desde Crepúsculo. Achei que elas tinham uma boa conexão de mãe e filha, e acredito que funcionou bem.
Um filme humano e que tem muita emoção tratando uma doença real e silenciosa que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Lindo, tocante, verdadeiro e perturbador pela real possibilidade que essa doença, um dia, pode nos afetar. Também é sensível e caminha conforme a doença de Alice vai agravando e em como sua família luta para que Alice permaneça a mesma pessoa, como amor e compreensão para que nunca esqueçam quem ela foi e sempre será, para que ela seja para sempre Alice. 

Título original: Still Alice 
Distribuidor: Diamond Films 
Ano de produção: 2014
Nota: 5/5 + ♥

Acompanhe o blog nas redes
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Google+ ♦ Filmow

14 comments:

  1. Ei, eu estou louca para ver esse filme e principalmente para ler o livro. Ele está nos meus desejados a bastante tempo, mas pelo que vi não é mais comercializado, tanto que só achei para comprar no estante virtual e com um preço absurdo. Espero que com o lançamento do filme relancem o livro, porque estou mega curiosa. Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vi o livro para vender no Submarino esses tempos, porém com a capa do filme, mas acho que já vale.

      Delete
  2. Oiee.

    Não me lembro de já ter visto a respeito do filme e nem do livro. A história parece-me muito interessante e emocionante. Espero mesmo assistir e que eu goste né!

    Beijos Fê
    http://www.amorliterario.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acredito que é um filme/livro que emocione bastante e que agrade todos os gostos.

      Delete
  3. Geeente! Não conheço esses filmes do Oscar não!
    A Kristen não demonstra muitas emoções mesmo, mas sei lá, simpatizei com ela nos tempos de crepúsculo. (apesar de que agora vejo o filme com outros olhos).

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não gosto dela não, acho insossa porém nesse filme ela está muito bem!

      Delete
  4. Nossa, também não gosto da Kristen. Acho ela uma pessima atriz, mas... tem quem goste, né? Não sabia que o filme era baseado em um livro. Fiquei interessada. A Julianne é uma das favoritas, né? Vamos ver se ela vai levar

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Estou torcendo para ela levar, ela está brilhante nesse filme!

      Delete
  5. Oi Rosana , tambem não gosto muito da Kristen viu, maas a respeito do filme, parece bem tocante mesmo e "chorativo" rsrsrs

    ReplyDelete
  6. Alzheimer é uma doença bem triste né, interessante fazerem um filme sobre isso. Deve ser muito difícil. Também não gosto da Kristen, todos os filmes que vi com ela, ela ta com a mesma cara de songa monga ¬¬

    pobreleitora.blogspot.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Songa monga, hahaha coitada, mas surpreendentemente ela está muito bem nesse filme.

      Delete
  7. Já anotei para assistir assim que possível!! Sempre achei que faltava um pouco de atitude nas expressões dela interpretando a Bela em Crepúsculo também... Que bom que isso melhorou :)

    XOXO

    ReplyDelete
    Replies
    1. E melhorou bastante. O filme é muito bom, assista!

      Delete

Powered by Blogger.