[LIVRO] Vida Organizada, Thais Godinho

Oláá, tudo bem? 
Hoje a resenha é sobre o livro da Thais Godinho, o "Vida Organizada". Para quem não conhece, a Thais é dona do Blog Vida Organizada e lá ela conta os métodos de organização que ela usa, as melhores e mais práticas formas de organização. 

Formada em publicidade, porém o blog dela cresceu tanto que ela resolveu abandonar o emprego que tinha a passar a dar palestras sobre organização pessoal. Em 2006 ela descobriu o método GTD, que tem como objetivo principal “esvaziar a sua mente” para aliviar todo o estresse acumulado por tanta informação. 

A Thais então resolveu escrever um livro contando suas experiências com os métodos de organização e como fazer apra transformar sonhos em objetivos. O livro é bem um manual de como organizar sua vida para conseguir tornar seus sonhos reais. 


O livro possui oito capítulos e neles a Thais consegue sintetizar muito bem as melhores formas de te motivar a mudar a sua vida, a não aceitar mais que aqueles seus sonhos fiquem apenas na sua imaginação. Ela ajuda a estabelecer nossas prioridades e objetivos de curto, médio e longo prazo, devendo sempre revisá-los, pois assim como a vida é dinâmica e muda constantemente nossos objetivos também o fazem.
Ser organizado não é ser perfeito, nem manter a casa brilhando o tempo todo. É fazer as coisas funcionarem. Não confunda aparência e arrumação com organização. Livre-se desse mito e encare o processo de organização com outros olhos. Mesmo porque, ser uma pessoa organizada vai muito além de ter uma casa com tudo no lugar. Tem a ver com viver uma vida plena, coerente com nossa personalidade, nossos sonhos e objetivos.
O livro é bem interativo, pois a medida que vamos lendo nós temos pequenos exercícios de reflexão para fazer. Eu preferi anotar os meus em um caderno, assim facilitaria a visualização, mas você pode muito bem escrever no próprio livro. 


O verbo mais usado pela Thais é "DESTRALHAR" e ela nos mostra a importância disso, jogar fora ou doar aquilo que você não usa, que está apenas acumulando poeira. Aquela tralha que está encostada que você não usa pode ser útil para outra pessoa. Por exemplo, uma vez por ano eu faço uma geral no guarda roupa, deixo o cabide virado de um lado, se até aquele dia da arumação o cabide estiver do mesmo jeito, eu então separo aquela peça de roupa para doação. Se em um ano eu não usei, eu não vou usar nunca mais, né! 

No livro temos MUITAS dicas de organização da casa, trabalho, ajuda para criação de rotinas, o uso adequado de uma agenda e como essa agenda pode te ajudar a se organizar melhor na vida pessoal e profissional. A definição de compromisso, atividades de rotina, lembretes e atividades pontuais, todas essas pode parecer a mesma coisa mas na realidade é bem diferente. 


No final do capítulo 2, é mostrado um resumão daquilo tudo que foi explicado até ali. Apesar de ser bem um resumo, dá para ter uma ideia do que é necessário e que não é preciso muito para começar a ter uma vida mais organizada.
Checklist para começar a se organizar:1. Liste seus papéis e áreas de foco.2. Defina seus objetivos de longo, médio e curto prazo, de preferência relacionados uns aos outros.3. Mantenha o foco naquilo que realmente deseja. 
Vida Organizada é um livro muito fácil de ler. É uma linguagem bem simples, de fácil atendimento e que te ajuda MUITO a melhorar a sua vida em vários aspectos. Muitas das dicas que a Thais deu eu já utilizava, afinal eu leio o blog dela faz uns bons cinco anos, então ao longo do tempo consegui absorver muito conteúdo bom. Vale muito a pena a leitura e a releitura sempre que possível, é uma manual e um belo empurrão para nós que sempre queremos melhorar alguns aspectos da nossa vida. 

Título: Vida Organizada
Autora: Thais Godinho
ISBN-13: 9788573129717
Ano: 2014
Páginas: 224
Editora: Gente
Acompanhe o blog nas redes
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Google+ ♦ Filmow

10 comments:

  1. Vi relatos de quem leu o livro e realmente conseguiu se organizar melhor em vários quesitos. Eu estou precisando urgentemente de dicas de organização, porque minhas coisas estão de cabeça pra baixo, desde quarto, materiais de estudo, e até a vida rçrç

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, o livro ajuda muito com diversas dicas fáceis e bem práticas.

      Delete
  2. Oi, tudo joia?
    Que incrível esse livro, estou precisando urgentemente de um, nem preciso dizer o quanto sou desorganizada, ele cairia muito bem agora haha;

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahaha, uma organização por menor que seja, sempre ajuda.

      Delete
  3. Olá, também estou lendo esse livro, é um livro bem fácil, e a Thais conseguiu fazer ele interativo também, eu sou meio maniaca com riscar ou marcar livros, mas estou usando muito marca texto nele, post it e tudo mais, acho que é meio que um manual sabe?
    Ela escreve muito bem e tem muito conteúdo de qualidade, estou amando a leitura também!!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Siiim, o meu está repleto de post it. Só não escrevi porque seria ruim apagar e tals, mas usei um caderno a parte e fica tudo certo.

      Delete
  4. Olá Rosana!
    Não conhecia o livro, nem o Blog da autora... Concordo que os nossos objetivos sempre mudam, e que devemos revisá-los sempre. Também uso o "destralhar" frequentemente, se compro ou ganho alguma roupa, coloco outra pra doação.
    Mas não fiquei interessada em ler o livro. Não acho que falte taanta organização na minha vida. E os exercícios de reflexão não me atraem tanto. Aqui em casa já tenho um "livro" desse chamado "Mãe" u_u.
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. O blog é bem legal, tem boas dicas. Esse livro é bom também, ajuda que é uma beleza haha

      Delete
  5. Adorei o livro, gostaria muito de ler-lo, porque sei que iria me ajudar muito. Sou gestora de Rh e sei que para você ter sucesso na vida, precisa ter espaço disponível para conquistar os desejos antigos e novos. Não sei você, mas quando chega o final do ano e dou aquela limpeza no armário, sinto que estou pronta para conquistar novos rumos.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, dá uma sensação de alívio e que estou bem 'pronta para outra'!

      Delete

Powered by Blogger.