Os livros no Oscar 2016

Sunday, February 07, 2016
Oláá pessoas, tudo bem? 

Assim como foi no ano passado, esse ano faremos uma maratona para o Oscar 2016. Tem muito filme bacana que quero assistir e trazer aqui para vocês. Antes de tudo, quero apresentar os livros que foram adaptados para as telinhas que concorrem esse ano. Temos 6 livros/filmes que tem tudo para ser uma ótima forma de entretenimento.

O livro vai contar a história de Lily Elbe, que talvez seja a primeira transexual da história a fazer a cirurgia de mudança de sexo. Ela viveu até a meia idade como Einar e ela teve sorte de ter o apoio não só de uma médico excelente, mas também de sua mulher, Greta, que era extremamente apaixonada por ela. O livro é uma obra de ficção inspirada na vida de Lily, que vai trazer detalhes da vida do casal. O tema, nem preciso dizer, está em cada vez mais falado nos dias atuais. O livro, é uma leitura obrigatória para quem tem interesse nesse assunto e para quem gostaria de saber mais a respeito. 

 No Oscar, o filmes está indicado em quatro categorias: melhor ator (Redmayne), atriz coadjuvante (Alicia Vikander), figurino e direção de arte. O filmes estréia, no Brasil, dia 11/02/2016. O livro, publicado pela Editora Rocco, pode ser encontrado aqui (em português) ou aqui (em inglês), para comprar.

O livro é baseado em um caso real envolvendo uma troca de espiões prisioneiros entre os EUA e a URSS, durante a Guerra Fria. O advogado James B. Donovan, que foi quem organizou a operação, e é o protagonista do longa acabou escrevendo o livro sobre o que aconteceu. O filme, trás algumas diferenças do livro, pois tiveram que fazer uma pesquisa histórica e algumas mudanças para que funcionasse, mas acredito que ainda vale a pena assistir. 

O filme foi indicado nas categorias de melhor filme, ator coadjuvante (Mark Rylance), trilha sonora, direção de arte e mixagem de som. O filme estreou no Brasil em 22/10/2015. O livro, publicado pela Editora Record, pode ser encontrado aqui (em português) ou aqui (em inglês), para comprar. 


O livro trás um pouco sobre a vida de Mark Watney, ele é a décima sétima pessoa a pisar em Marte e muito provavelmente será a primeira a morrer. Ele estava na missão Ares 3 junto com mais cinco astronautas e, após uma forte tempestade de areia Mark é acertado por uma das antenas, a missão Ares 3 é abortada e eles vão embora sem Mark, certos de que ele está morto. Porém, quando Mark acorda, ele descobre que está sozinho no planeta, que seus amigos foram embora e que ele terá que se virar de um jeito ou de outro para poder sobreviver até outra missão aparecer para buscá-lo. Mark não está pronto para morrer, então ele decide usar seus conhecimentos de engenharia e botânica, assim como o treinamento da NASA para sobreviver e ser o primeiro a fazer muitas coisas por Marte. 

O filme tem sete indicações ao Oscar: melhor filme, ator (Damon), roteiro adaptado, mixagem de som, edição de som, efeitos visuais e desenho de produção. O filme estreou no Brasil em 01/10/2015. O livro publicado pela Editora Arqueiro, pode ser encontrado aqui (em português) ou aqui (em inglês), para comprar. 

O livro é inspirado em fatos reais e vai contar a história de Hugh Glass, um caçador que é atacado por um urso e fica gravemente ferido, sem chance alguma de sobrevivência. Seus amigos e companheiros abandona-o  e levam todas as armas e suprimentos que eles possuem, Glass está observado tudo e deseja vingança contra aqueles que deixaram-o para morrer. Pelo o que eu sei, o livro e o filme tem muitas diferenças, talvez seja por isso que não está concorrendo a roteiro adaptado, mas ainda sim vale a pena conferir o livro e o filme. 

O filme aparece em doze categorias: melhor filme, diretor, ator (Leonardo DiCaprio), ator coadjuvante (Tom Hardy), fotografia, montagem, desenho de produção, figurino, maquiagem, mixagem de som, edição de som e efeitos visuais. O filme estreou no Brasil dia 04/02/2016. O livro publicado pela Editora Intrínseca, pode ser encontrado aqui (em português) ou aqui (em inglês), para comprar.


The price of salt / Carol
O livro foi o primeira romance a abordar um relacionamento entre mulheres com um final feliz. Therese vê Carol pela primeira vez em uma loja em New York, onde trabalha como vendedora. Carol está escolhendo um presente para a filha e as duas acabam cruzando os olhares e se apaixonando enlouquecidamente, tipo amor à primeira vista mesmo. As duas decidem por entrar de cabeça nesse relacionamento, buscando uma jornada sem volta. 

O filme concorre como melhor atriz e atriz coadjuvante. No total, o longa soma seis nomeações: melhor atriz, atriz coadjuvante, roteiro adaptado, fotografia, figurino e trilha sonora. O filme estreou no Brasil dia 14/01/2016. O livro publicado pela Editora L&PM, pode ser encontrado aqui (em português) ou aqui (em inglês), para comprar.


O livro é contado do ponto de vista de Jack, de cinco anos. Desde que se lembra, ele vive trancado em um quarto junto com sua mãe. Esse quarto é o único mundo que ele conhece, é onde ele nasceu e cresceu, onde aprende, lê, come, dorme e brinca. Para sua mãe, é um pouco diferente, esse quarto é onde o velho Nick a mantém presa há sete anos. A mãe sabe que viver em um quarto não é suficiente, então ela elabora um plano de fuga ousado que conta com um pouco de sorte para que dê certo. Porém como o mundo não a preparou para isso, a insegurança bate e nada parece que vai dar certo.

O filme tem quatro indicações ao Oscar: melhor filme, direção, roteiro adaptado e atriz (Brie Larson). O filme estréia no Brasil em 18/02/2016. O livro publicado pela Editora Verus, pode ser encontrado aqui (em português) ou aqui (em inglês), para comprar.


De todos os filmes citados aqui, o único que assisti foi Perdido em Marte, gostei MUITO, mas confesso que não vejo a hora de ler o livro. Entre os outros citados, quero muito assistir Room e The Revenant. E vocês, quais estão mais ansiosos para ler ou assistir?

Não deixe de acompanhar o blog nas redes sociais
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Google+ ♦ Goodreads

2 comments:

  1. De todos esses o que eu mais quero ver é Regresso, parece ser muito bom ^^
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ReplyDelete
  2. Oi, Rosana!
    Dos filmes citados os que mais me despertam curiosidade são: A Garota Dinamarquesa e O Regresso.

    Beijos!
    Taty Assis
    www.aculpaedosleitores.com

    ReplyDelete

Powered by Blogger.