[LIVRO] The Beatles vs The Rolling Stones: A grande rivalidade do Rock 'n' Roll - Jim DeRogatis e Greg Kot

Friday, March 25, 2016
Oi pessoal,

A resenha de hoje é de um livro que eu li há um tempo atrás, e até achei que já tinha feito resenha dele por aqui, e como não fiz, resolvi trazer ela hoje aqui para vocês.


O livro, como o nome já diz, é um debate saudável sobre as duas maiores bandas de Rock da historia, Jim e Greg, fazem uma análise detalhada de cada aspecto das bandas, como tudo começou, seus integrantes e suas funções nas bandas, influências, discos, vidas pessoais, conflitos e os caminhos que cada banda seguiu.

Esse livro lindão, é uma conversa entre dois entendedores de música e apaixonados por Rock 'n' Roll, ele é feito em forma de diálogo e você sente como se realmente participasse dele, ele foi escrito de forma tão descontraída e informal que eu mal percebi a leitura fluir. Com momentos bem engraçados, que você quase ouve a voz dos autores comentando, rindo ou debatendo fortemente sobre os discos, as fases de cada banda e a personalidade dos seus integrantes.

Um dos pontos fortes que me fizeram interessar pelo livro é o fato de saber mais sobre os Beatles que eu amo, e também para conhecer um pouco mais sobre os Rolling Stones, eu particularmente conhecia bem pouco da história da banda, e esse livro abriu ainda mais meus horizontes em relação às duas bandas, DeRogatis e Kot expõe bem as duas bandas em todos os seus acertos e falhas também, e não poupam na hora de falar bem ou mal de algo, eles não levam apenas em consideração a opinião e gosto deles, mas analisam as duas bandas de forma bem técnicas, afinal os dois entendem muito sobre música em geral; achei isso muito interessante do livro, pois apesar de ser um livro sobre duas bandas "rivais" feito por fãs, eles deixam de lado o gosto e focam no conteúdo das bandas e o que foi bom ou ruim de cada uma delas nas diversas fases que os integrantes passaram, e arriscam até a comentar sobre momentos engraçados ou de loucura de ambas as bandas. 
"[...] Mas você está certo em dizer que as duas bandas estavam em pé de guerra e exaustas da celebridade e dos problemas da fama, apesar de usufruírem dos privilégios que a acompanham. Todos esses músicos se perguntavam qual era o sentido disso tudo e tentavam retomar sua paixão pela música quando começaram." pág 107 
Ao final desse livro eu cheguei a conclusão que ambas as bandas foram bem importantes em suas épocas, e nada rivais, criando gerações de outras bandas que foram influenciadas e se inspiraram neles, e que cada banda acertou e errou ao longo da carreira, e fez o rock à sua maneira e deu uma nova cara para esse gênero à sua forma, mas de um modo válido e muito rico para o universo da música, assim como continuam fazendo até hoje, mesmo com todas as divergências, mesmo dentro das bandas.

Sobre a edição desse livro é simplesmente linda, cheia de fotos, vontade de tirar mil fotos, a diagramação é muito boa e todo a parte estética e de design, bem feito, cheio de detalhes impecáveis e bem organizado, além de ter um texto muito bom sobre as bandas, uma linha do tempo sobre elas e acontecimentos do mundo na época, é um ótimo item para se colecionar e ter na estante para deixar ela ainda mais linda. Esse é um livro que os fãs das banda precisam ter e apreciar!!!







Título Original: The Beatles vs The Rolling Stones: sounds opinions on the great rock'n'roll rivalry
Título: The Beatles vs The Rolling Stones: A grande rivalidade do rock'n'roll
Autor(a): Jim DeRogatis e Greg Kot
ISBN: 9788525049742
Ano: 2011
Páginas: 192
Editora: Editora Globo
Nota: 5/5
Adicione: Skoob | Goodreads

Não deixe de acompanhar o blog nas redes sociais! 

No comments:

Powered by Blogger.