Os 7 falcões, Márcio Borges.

Wednesday, April 27, 2016
Oi gente! Ano meio sumida, coisas da vida. Mas hoje trouxe resenha de "Os 7 falcões" de Márcio Borges. Um livro intrigante da Literatura juvenil nacional. Encontrei-o por acaso, me interessei pela capa e pela sinopse e resolvi arriscar. 


Título: Os 7 falcões
Autor: Márcio Borges
Ano de lançamento: 2001
Número de páginas: 191

Sinopse: Os 7 Falcões é uma aventura mitológica. Narrada com uma dinâmica cinematográfica, repleta de imagens e de suspense, esta novela reserva surpresas a cada página.





Ok, a sinopse não fala muito do que se trata o livro, mas bastou eu ler "aventura mitológica" eu me interessei. O enredo gira ao redor de um grupo de 7 amigos , os 7 falcões: Baú, Carculé, Walfrido, Rick, Marinho e sua irmã gêmea Marília, e Joyce, as duas meninas do grupo. Eles têm entre 10 e 12 anos, e se metem em muitas confusões. É uma daquelas obras que começa pelo fim. Carculé, com 55 anos relembra alguns episódios, ele agora é escritor e quer terminar o seu romance. Após, nos é apresentado todos os personagens, como vivem, com quem moram, e isso cansa um pouco. Porém, é só nesse momento mesmo, porque feitas as apresentações é impossível não ser ver preso e devorar cada página.


A história é dividida. Primeiro, em 3ª pessoa, acompanhamos um final de semana da vida desses jovens, que em meio as brincadeiras da época (1955), participam de um campeonato de pião. Nesse momento começa a segunda parte da história, porque fugindo de uma gangue mais velha que eles confrontaram na guerra dos piões, os 7 falcões fogem para Pedra Selada, onde Baú tem um tio. A partir dai, acompanhamos a história ora narrada em primeira pessoa, pelo senhor Walfrido (em 1999), ora em terceira pessoa novamente. É fantástico ver que, no momento certo a narrativa passa para um dos  falcões, que mais velho, consegue nos transmitir todas as emoções e aventuras daquele momento.

Eu me lembrei muito do filme "Conta comigo" na primeira parte, onde os amigos têm de lidar com as emoções e descobertas da adolescência, e do filme "Os Goonies", na segunda parte, por toda aventura e mitologia envolvidas. Porém, não espere por respostas, o tempo todo ele diz que eles presenciaram algo que mudaria suas vidas e que dois falcões desapareceriam. Outro dado importante: mitologia no Brasil tem que envolver o que? Um índio é claro!  A interação com os meninos é ótima. É isso, aventura, amizade, descobertas e um gigante! Porque desde o começo o autor nos alerta que é um gigante que vai mudar tudo. Márcio Borges é poeta, sensível, que criou personagens que facilmente podem ser identificados pelo leitor. Amigo de Milton Nascimento, tem outras obras publicadas, mas nessa aqui se destaca a linguagem, que não é tão rebuscada, mas que é diferente das obras do gênero. Ele não subestimou os jovens, certo de que a juventude é capaz de entender e se expressar melhor.

No comments:

Powered by Blogger.