[LIVRO] Ramona Blue, Julie Murphy

Olá pessoas, tudo bem? 

Julie Murphy é uma daquelas autoras que virou queridinha recentemente. Após ler Dumplin' eu tomei a decisão de ler outros livros dela e é o que eu estou fazendo. Ouvi muitos elogios em relação à "Ramona Blue" e resolvi me arriscar e o resultado não poderia ter sido melhor ♥


A protagonista aqui é Ramona, ela tinha apenas cinco anos quando o furação Katrina mudou a vida dela e da sua família para sempre. Desde então é Ramona e sua família contra o resto do mundo, apesar do mundo sempre parecer estar contra. Ela e sua família vivem um trailer provisório ~só que nem tanto~ que eles chamam de casa e até que e confortável para os três. Desde o furacão, sua mãe foi embora de casa e abandodou o marido e as duas filhas, sem olhar para trás. Não que Ramona julgue as ações da sua mãe, mentira, ela julga sim e não consegue entender o porquê ela faria uma coisas dessas. Com essa distância, ela e sua mãe não conseguem sem entender e a cada visita, parece um martírio. 

Apesar disso Ramona tem três certezas na vida, ela gosta de garota, ela é completamente devota à sua família e a felicidade deles vem sempre primeiro (mesmo que isso afete a sua própria felicidade), e a última certeza é que ela está destinada a algo grande, ela só não sabe ainda o que é. Entra várias inseguranças e problemas de adolescente, Ramona se vê como a responsável da casa. Seu pai está sempre trabalhando e ele apenas existe no ambiente familiar, não que ele tenha voz para sua coisa, mas ele respeita o espaço das filhas. Sua irmã parece não querer nada como nada e para ajudar ela está grávida. Tudo isso começa a pesar para Ramona que se vê a cada dia sem opção a não ser trabalhar para ajudar sua irmã com o bebê, e toda essa responsabilidade pesa mais e mais.


Com o fim do verão Ramona não espera nada demais apenas que o tempo passe logo e que o ano escolar acabe logo. No entanto, para ficar um pouco mais tolerável, a volta de uma amigo distante parece mudar um pouco o ânimo de Ramona. E ao que parece o ano letivo não será tão ruim e ela terá um amigo para conversar e passar o tempo. No entanto, Freddie e Ramona vão se aproximando e sentimentos mais fortes podem surgir. 

Tudo isso faz com que Ramona comece a questionar se suas certezas ainda são as mesmas, assim como as suas prioridades na vida. Com um empurrãozinho Ramona vai precisar de ajuda para perceber que está tudo bem ser egoísta às vezes e está tudo bem gostar de meninos e de meninas. 


Acho que é um dos livros de romance LGBTQ+ que eu mais gostei de ler nos últimos tempos. Apesar da sinopse dar a entender que é um livro sobre uma lésbica que se apaixona instantaneamente por um cara, não é o caso aqui. Ramona está certa que gosta de garotas, mas ela também gosta de garotos e apesar da dúvida acontecer e um possível romance, ela nunca deixa de gostar de meninas. Talvez seja um bom exemplo de gênero fluído e faz um bom trabalho no quesito de explicar a tal categorização. 

Os personagens não parecem irreais ou algo que só encontra em livros, são retratados personanges reais e problemas reais, com cotidiano normais. Ramona é a personagem mais pé no chão que eu já li, ela trabalha para conseguir atingir seus objetivos e faz de tudo para ajudar sua família. Ela não fica se lamentando pelas coisas que poderia acontecer ~ou não aconteceram~, ela só está tentando dar o seu melhor. E ela não se deixa pelo fato de serem pobres e nem por viverem em um trailer, ela é apenas grata por terem um teto sobre a cabeça. 


Enfim, essa resenha já está gigante. Julie Murphy faz um excelente trabalho ao deixar bem claro que está tudo bem não ter uma estampa dizendo sua sexualidade, você não precisa se restringir à um nome que a sociedade dá, você apenas tem que buscar ser sincero com você mesmo e aproveitar melhor a vida. 

Eu amei demais esse livro, não só pelas situações que a personagem enfreta, mas por ter personagens o mais perto da realidade, por tratar de temas atuais e importantes, e por ter ums escrita fluída e  situações completamente relacionáveis. 

Ramona Blue
Julie Murphy
ISBN-13: 9780062418357
ISBN-10: 0062418351
Ano: 2017
Páginas: 400
Editora: Balzer + Bray


Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads

No comments:

Powered by Blogger.