[LIVRO] Dumplin', Julie Murphy

Olá pessoas, tudo bem?

Como prometido, estamos de volta com as resenhas e conteúdos aqui no blog. Vou começar falando sobre o livro Dumplin' da Julie Murphy que no Brasil foi publicado pela Editora Valentina e em breve será adaptado para o cinema. O livro vai apresentar uma protagonista gorda que se sente muito bem com o próprio corpo, porém em algum momento isso vai mudar e vai deixar nossa protagonista questionando a própria autoestima.



O livro vai contar a a estória da Willowdean, ela é uma adolescente gorda que se sente segura e bem com o próprio corpo. O título do livro se dá pelo fato de sua mãe usar "Dumplin'" como um apelido carinhoso para ela. Will repudia esse apelido e fica muito brava sempre que sua mãe a chama desse jeito, inclusive acontece uma vez em público e Will quase tem um treco por conta disso.

Will é gorda assumida e não tem problema nenhum com o seu peso, e também não se importa com que as pessoas vão pensar por conta disso. Ela não tem problema com o seu peso, mas a sua mãe sim. Sua mãe é a ex-miss de um concurso de beleza da cidade (que acontece todo ano) e com isso, ela está sempre tentando dietas milagrosas e fazendo com que Will também faça essas dietas, mas é claro que elas nunca dão certo. Como Will mesma diz, as dietas funcionam por um ou dois meses e depois sua mãe desiste.
“Eu perdi muito tempo na vida me preocupando com o que as pessoas diriam ou pensariam. E, às vezes, era em relação a coisas bobas, como uma ida à mercearia ou aos correios. Mas houve ocasiões em que me proibi de fazer coisas importantes; E tudo porque estava com medo de que alguém me olhasse e decidisse que eu não tinha valor.”
Por ter um relacionamento bem complicado com a mãe, Will acabou aproximando-se mais de sua tia Lucy, que também sofria por ter sobrepeso. As duas sempre entenderam muito bem, mas Lucy acaba falecendo e Will se vê sem chão e com os julgamentos constantes de sua mãe, que tem medo do mesmo acontecer com sua filha.

Will trabalha em uma lanchonete e acaba descobrindo que seu colega de trabalho gosta muito dela e isso faz com que ela comece a questionar-se e duvidar das próprias capacidades. Sua confiança fica abalada, pois ela não acredita com que o cara gatinho do serviço e o popular da escola possa gostar dela.
"A vida inteira tive um corpo digno de comentários, e se há uma coisa que viver na minha pele me ensinou foi que, se o corpo não é seu, você não tem o direito de dizer nada."
Com o concurso de beleza da cidade chegando, Will decide participar, para provar à ela mesma que ela consegue, para provar para a mãe que subestima a beleza da filha e provar as pessoas que seu peso não muda em nada a pessoa que ela é.



É um livro recheado de auto-aceitação, amor próprio e confiança, não só em si mesmo, mas confiar no próximo também. Os relacionamentos de amizade e amor, aqui representados, parecem reais e verdadeiros. A relação com sua mãe é algo real e aceitável, há discussões, momentos de alegrias e questionamentos, como qualquer relacionamento familiar.

O romance do livro é algo fofo, mas não é meloso. Há um pseudo triangulo amoroso que não faz muito sentido, mas até que é importante para a narração. As relações de amizade com Ellen e com as outras personagens que aparecem, são cheias de altos e baixos, mas são verdadeiras e plausíveis. 

Apesar de gostar muito do livro, da narração e da escrita (é um livro muito leve e rápido de ler), parece que a autora deu uma corrida no final para tentar responder todas as questões pendentes. Além do quesito autoestima, o livro apresenta conflitos e situações reais com uma homenagem à Dolly Parton. No geral, gostei bastante e super recomendo a leitura. Mal posso esperar para a continuação que será lançado em Maio lá na gringa *___*

Dumplin', Julie Murphy 
ISBN-13: 9788558890311
ISBN-10: 8558890315
Ano: 2017
Páginas: 336
Editora: Valentina
(compre com o nosso link e ajude o blog)

Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads

No comments:

Powered by Blogger.