[LIVRO] O Efeito Rosie, Graeme Simsion

Olá pessoal, tudo bem?

Há algum tempinho atrás exatamente quatro anos a Rosana trouxe para vocês a resenha do livro O Projeto Rosie e agora eu trago para vocês a continuação deste livro. Em O Efeito Rosie Don agora é um homem casado, vivendo uma vida totalmente nova, em um novo país também, ele se adaptou muito bem as mudanças, porém ele não esperava que a vida ainda reservava novas surpresas a ele. Confiram a resenha!
   

Assim que li a resenha de O Projeto Rosie já fiquei com muita vontade de conferir o livro e foi o que fiz recentemente, e o livro não me decepcionou, então é claro que já peguei logo sua continuação para continuar conhecendo um pouco mais do incrível Don Tillman.

No primeiro livro temos o geneticista Don Tillman, socialmente inepto e cheio de manias, que de uma hora para outra decide criar o projeto esposa, onde ele cria uma série de requisitos para eleger a sua esposa ideal. E pelo acaso do destino ele acaba encontrando Rosie, o contrário de tudo que sua metódica lista elencava. E assim eles se apaixonam e se casam.
   

Rosie muda tudo na vida de Don. Depois do casamento, devido ao desejo de Rosie de se tornar médica, eles se mudam da Austrália para Nova York. Don aceita muito bem as mudanças em sua vida, deixa muita coisa de lado para agradar Rosie, como por exemplo o Sistema de Refeições Padronizadas.

Don também faz novos e bons amigos, sua lista antes tão reduzida, aumenta um pouco, além de Cláudia, Gene e seus filhos, Don agora tem o casal Dave e Sonia, George, baterista de uma velha banda de rock que ainda se aproveita do pouco da fama que lhe resta. Tudo está dentro da normalidade, até que Rosie lhe dá uma notícia. Ela está grávida, Don será pai.
- Somos cientistas – lembrei. – Não deveríamos nos deixar derrotar pelos problemas. Se pensarmos com bastante afinco, iremos encontrar uma solução.
E é a partir daí que a vida de Don dá um loop. Ele agora tenta se reorganizar e entender como lidar com essa nova fase da sua vida. Ele conta com a ajuda de seus novos amigos, porém mesmo assim ele acaba se metendo em enrascadas, tudo devido a sua inaptidão social e sua preocupação em não chatear Rosie, para que seus níveis de cortisol aumentem e prejudiquem Bud - apelido que eles deram ao bebê. Sigla que significa Bebê Único em Desenvolvimento. Sem querer ele acaba magoando Rosie e sua missão a partir de agora será mostrar a ela - e a si mesmo - que é capaz de exercer essa nova função em sua vida.

O Efeito Rosie não foi uma continuação tão boa. Eu amei o primeiro livro, me apaixonei de cara por Don, e assim como a Rô citou na resenha dela, ele é o Sheldon Cooper de The Big Bang Theory encarnado, enquanto lia era a fisionomia dele que vinha na minha mente, embora no livro ele seja descrito como parecido com o autor Gregory Peck . Neste livro Don continuo sendo engraçado, as situações que ele se metia devido ao seu jeito - devido a sua doença, Síndrome de Asperger - continuaram ótimas e cômicas, além de despertar um sentimento de empatia em nós, o que me revoltou foi a Rosie, eu não conseguia entender os motivos dela, e em muitas partes achei ela uma chata, isso que me fez "desgostar" um pouco da obra.
   


O livro ainda apresenta aqueles termos científicos que tanto gosto, assim como no primeiro, a vida acadêmica está bem presente em todo o enredo.

Os personagens secundários são ótimos, gostei de cada novo personagem apresentado, apenas Lydia, uma terapeuta, me irritou um pouco no começo, porém depois eu entendi seus motivos.

A diagramação do livro é simples e está perfeita, não me recordo de ter encontrado qualquer erro de revisão. A capa não é tão bonita, a primeira edição do primeiro livro era linda, não gostei tanto dessa nova edição, é uma capa que não chama tanta a atenção.
   

Enfim, eu recomendo o livro, porém com algumas ressalvas, pois o primeiro livro é perfeito, já esse deixa um pouco a desejar.

E vocês, já leram o livro, o que acharam? Contem para mim!!!

Eu ainda teria, quem sabe, entre quarenta e cinco e cinquenta anos de vida para dar outras contribuições, para viver uma vida que valesse a pena.

O Efeito Rosie
Graeme Simsion
ISBN-13: 9788501106551
ISBN-10: 8501106550
Ano: 2016
Páginas: 416
Editora: Record
 

*ESSE POST FAZ PARTE DO TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO/2018*

Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads ♦ Pinterest

14 comments:

  1. Oi, Mayla,

    Embora possa parecer interessante acompanhar esse processo de vida vivenciado pelo personagem, achei a proposta do livro um pouco monótona, sem lacunas para serem melhor desenvolvidas. Por isso acho que eu não curtiria muito a leitura.

    ReplyDelete
  2. Oi Mayla, fico feliz por essa ser uma boa continuação, mesmo que com algumas ressalvas. Ainda não li o primeiro mas sempre vejo resenhas e comentários positivos sobre ele e isso me desperta interesse. Esse personagem parecido com Sheldon Cooper parece ser cativante e espero ter a chance de ler também futuramente ;)

    ReplyDelete
  3. Já eu não fui tão com a cara do primeiro. Sei lá, achei a ideia legal, o personagem diferente e interessante, mas a obra toda no conjunto me soou meio chata ao ler. Não vi aquela graça boa pra amar a trama. Achei legal saber um pouco desse segundo porque já deu pra ver que a vida deles muda e bastante. A mudança de casa, a coisa de ser pai e todos os pequenos probleminhas e trapalhadas que isso pode gerar... parece interessante. Mas vou dizer que não animei nada pra ler depois daquele primeiro. Acabou lá mesmo pra mim =/

    ReplyDelete
  4. Oi, Mayla!!
    Estou para ler O Projeto Rosie desde o final do ano passado mas até o momento nem tirei da estante só para limpar mesmo, mas estou começando a tirar os meus livros encalhados para ler e tenho certeza que daqui para dezembro vou finalmente fazer essa leitura junto com a continuação que é O Efeito Rose.
    Bjos

    ReplyDelete
  5. Já tinha visto o 1° livro, mas não sabia que tinha continuação.
    Achei interessante ele encontrar o oposto da lista dele, fico imaginando como deve ter sido a relação dele.
    Também achei interessante saber que ele tem Asperger, isso dá um outro sentido para história.

    Beijos

    ReplyDelete
  6. Olá, é uma pena que a continuação tenha destoado um pouco em relação ao que se encontrava de melhor no primeiro volume. A obra está na minha lista há bastante tempo, e estou morrendo de vontade de conhecer Don e suas manias loucas. Ambas as obras são bastante elogiadas pela crítica, logo ainda que não seja tão boa quanto seu antecessor, a sequência ainda consegue cativar. Beijos.

    ReplyDelete
  7. Sabe aquele tipo de livro que você bem lá no fundo acha que não precisa de continuação?
    Projeto Rosie para mim, é este tipo de livro.
    Li ele num fôlego só e adorei o enredo, as jogadas de humor, de tristeza de Don e sinceramente, não vejo uma continuação.
    Tá, lendo a resenha agora, foi até gostoso reviver alguns pontos, mas sei lá, preferia que tivesse parado no primeiro livro.rs
    Se vou ler? Não sei ainda!
    Beijo

    ReplyDelete
  8. Olá!
    Não tinha conhecimento desse livro, mas tem uma ótima premissa e a historia e bem interessante e envolvente. Essa fase de ser pai e bem complicada, fica com medo de tudo que pode acontece, as mudanças e bem complicado, creio que dará para entender o personagem!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ReplyDelete
  9. Nossa que surpresa, juro que não sabia que o livro tem continuação =}
    Tenho o primeiro livro na estante já algum tempo,mas ainda não tive AQUELA vontade de ler, sabe? Li algumas resenhas negativas e acabei me desanimando a ler, mas depois da tua postagem me fez lembrar dele. Uma pena que a continuação não te agradou tanto.

    ReplyDelete
  10. Adorei essa premissa, não conhecia a história ainda e gostei muito, bem diferente das leituras que costumo ler mas acho que foi justamente por isso que a história desses dois me chamou atenção. Acho que a história é cheia de ensinamentos pra vida também e gosto bastante disso.

    ReplyDelete
  11. Oi Mayla.
    Que pena que você não gostou tanto da continuação, já que você havia amado o primeiro.
    Eu consegui o primeiro livro numa troca recentemente e depois de ler a sua resenha, fiquei com vontade de ler lê-lo, principalmente por causa de Don. Eu AMO o Sheldon Cooper rsrs
    Achei essa nova edição bonitinha. Mas gosto da edição antiga também.
    Beijos

    ReplyDelete
  12. Rossana!
    Bom ver que o livro traz uma temática legal e situações pra lá de divertidas.
    Não li o primeiro, portanto não posso dizer a diferença entre eles, mas gostei de saber que nosvos personagens foram inseridos e que Don, continua ainda um tantinho atrapalhado.
    Bom final de semana.
    “Sede felizes; os amigos desaparecem quando somos infelizes.” (Eurípedes)
    cheirinhos
    Rudy

    ReplyDelete
  13. Oi Mayla!
    Nossa eu não conhecia esses livros...
    Vou ter q ler resenha do outro tbm pois me interessei mto em ler ...
    Bjs

    ReplyDelete
  14. Alguém me sabe dizer porque Don e Genne se chatearam? Obrigada!

    ReplyDelete

Powered by Blogger.