Coisas que ainda não fiz: livros

Monday, June 23, 2014
Olá pessoas! Tudo bem? 
No post de hoje irei contar os livros que nunca li, a maioria clássicos que ainda não tive vontade de ler. 
Tem muitos livros que nunca li, mesmo aqueles que eram obrigatórios na época do colegial sabe? Essa vai ser mais uma daquelas sessões #mejulguem. 



J. D. Salinger - O apanhador no campo de centeio
Em minha defesa, eu li esse livro sim! Na época do colegial, mas não inteiro e quando eu li não entendi muita coisa, não li com vontade, entende? Eu sei, eu seii! Todos falam bem desse livro e que tem que ser lido e blá blá blá, mas sabe... Ainda não tive vontade.
Acredito que todos já tenham escutado falar desse livro, mas vou colocar a sinopse por via das dúvidas.
O livro conta a história de um garoto americano de 16 anos que relata com suas próprias palavras as experiências que ele atravessa durante os tempos de escola e depois, revela tudo o que se passa em sua cabeça. Tudo sobre seus pais, amigos, escola... difícil saber o que se passa na cabeça dele e os "causos"que ele conta devem ser bem legais. 


Jane Austen - Orgulho e Preconceito, Anne, Razão e Sensibilidade, Persuasão
Esses livros são clássicos mor da literatura não são? Pois então, esses eu sei que nunca li e nunca tive vontade de ler. Confesso que de uns tempos para cá, tem me dado vontade de me aventurar nesses clássico da Jane Austen. Ainda mais depois que assisti o vídeo da Tatiana Feltrin do Tiny Little Things (aqui), falando com detalhes sobre o livro "Orgulho e Preconceito", tive mais vontade de ler.
Não faz muito meu estilo, mas acho que vou arriscar. Por qual vocês acham que devo começar? Acho que vou fazer uma maratona Jane Austen, ein!


Machado de Assis - Dom Casmurro
Essa é a mesma história do primeiro livro dessa lista. Li no colegial, sem vontade, além de ter uma linguagem mais complicada, não interessou. 
Ao longo dos anos, várias capas foram feitas. Eu lembro vagamente da história, sei que conta a história de Bentinho e Capitu e a eterna dúvida, se Capitu traiu ou não! 


Nathaniel Hawthorne - A letra escarlate
Confesso que nunca tinha escutado falar desse livro até assistir Easy A (A mentira, no Brasil), aquele filme com Emma Stone #diva!
Mas enfim, o livro conta a história da jovem Hester Prynne, ela tem uma relação adúltera que termina com o nascimento de uma criança ilegítima. Desonrada e renegada publicamente, ela é obrigada a levar sempre a letra “A” de adúltera bordada em seu peito.
A letra escarlate é um retrato dramático e comovente da submissão e da resistência às normas sociais, da paixão e da fragilidade humanas, e uma das obras-primas da literatura mundial.
Parece ser um livros dos bons vai! Eu fiquei bem interessada em saber o que acontece!


George Orwell - 1984
Um certo dia eu passeava pelas minhas inscrições no youtube e vi o vídeo da Mel Ferraz do blog Literature-se (vídeo aqui) falando sobre esse livro. Uma das distopias mais faladas e famosinhas de "época" junto com o livro do próximo tópico. Eu gosto de distopias e fiquei bem intrigada com esse livro. 
O livro conta a vida de Winston, ele vive aprisionado em uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que 'só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro.'
Ah vai, só pela sinopse já te deixa intrigado e com vontade de ler! Tenho visto bastante vídeos sobre esse livro e cada vez fico com mais vontade.


Anthony Burgess - Laranja Mecânica
É, eu sei! Acho que sou uma das poucas pessoas no mundo literário que ainda não leu esse livro! Mas se serve de consolo eu também não assisti ao filme! Também tem vídeo da Mel Ferraz sobre esse livro (aqui).
O livro conta a história de Alex, ele é um jovem que faz parte de uma gangue. Ele passa suas noites cometendo vandalismo junto com seus amigos, em busca de diversão e talvez, dinheiro. Um certo dia ele e sua gangue eles decidem assaltar a casa de uma senhora, só que algo dá errado e Alex é pego, sendo deixado e traído por seus amigos, Alex é preso!  E a partir daí a história começa!
Recentemente eu comprei o livro, então fica mais fácil para começar a leitura, mas ainda não deu. Eu comprei a terceira capa, a que tem a caveira com o olho pulando. Bem assombrosa! 


Então, acredito que sejam esses os livros que eu nunca li, mas pretendo fazer logo! 
Vocês já leram alguns desses livros? Fala ali nos comentários! ;)
Beijos~! 

7 comments:

  1. Eu li Orgulho e Preconceito da Jane Austen que eu simplesmente adoorei, mas já faz tempo que li então não lembro/sei muito o que dizer, mas acho que vale a pena! E li Dom Casmurro tbm, esse fooi pra escola e desse posso falar pq li pro vestibular tbm, é mto legal, do meio pro final, mas tbm achei bem cansativo hahaha não quero desanimar.
    Beesos
    Blog Coisas da Carol

    ReplyDelete
    Replies
    1. Então o próximo livro que lerei, será algum da Jane Austen!

      Delete
  2. Oie!
    Meu Deus, que chuva de clássicos! No início do ano eu até tinha feito uma lista (de três itens) com clássicos que eu deveria ler em 2014. Estou empacada em 'Razão e Sensibilidade' faz MUITO tempo, e não me sinto motivada a retomar a leitura (Porém, vale ressaltar que eu AMEI Orgulho e Preconceito, foi uma excelente obra, super recomendo!). Morro de vontade de ler 'Dom Casmurro' (e se não me engano, ele tbm está na minha lista!), já comecei algumas vezes, mas tenho a péssima mania de ler antes de dormir, então não estava rolando continuar a leitura x_x Laranja Mecânica eu tenho medo de ler/assistir, então estou com você na lista de pessoas do mundo literário que ainda não leu (e céus, acho que nunca irei). Enfim, adorei saber suas expectativas sobre cada livro, e espero que consiga ler pelo menos algum dos seus escolhidos ^^

    Beijos
    Blog Procurei em Sonhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Agora você também falando de Orgulho e Preconceito! Acho que vou realmente aceitar o conselho seu e da Carol e começar a ler, viu.
      Laranja Mecânica parece ser um livro bem legal, já investi no livro, falta investir na leitura >.<

      Delete
  3. Eu quero muito ler Orgulho e Preconceito e outros livros da Jane Austen. Ainda não li nada dela, mas tenho certeza que é uma ótima escritora, já que só leio coisas positivas sobre ela. Também vi 1984 em um video da Mel Ferraz e até fiquei com vontade de ler, já que nunca li nada nesse estilo. Sobre Laranja Mecânica, relaxe, também estou nesse grupo que nunca leu. hahaha Depois que eu vi o trailer do filme, fiquei tão assustada que fiquei com medo de ler o livro (sim, sou muito medrosa), mas vou pensar se dou uma chance a ele. Beijos!
    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. O trailer de Laranja Mecânica me deixou com mais vontade de ler/assistir hahaha, bom saber que tem bastante gente que nunca leu esse livro!

      Quanto aos livros da Jane Austen, só estou esperando uma oportunidade para ler os livros, sou de momento, tenho que estar inspirada para poder ler!

      Delete

Powered by Blogger.