[LIVRO] O circo da noite, Erin Morgenstern

Nome Original: The Night Circus
Autor (a): Erin Morgenstern
ISBN: 9788580571608
Ano: 2012
Páginas: 365
Editora: Intrínseca
Compre: AMAZON (R$30,20) 
Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.
Imagina o circo dos seus sonhos. Seria todo colorido, cheio de espetáculos variados e que chamam muito a atenção? O Circo Les Reves é bem esse tipo de circo. É cheio de magia e detalhes únicos. O objetivo desse circo não é apenas transmitir alegria e sim encantar todas as pessoas que por ali passam. As pessoas que visitam o tal circo nunca sequer esquecem que ele já passou por lá. É o circo dos sonhos, onde tudo acontece. Inclusive uma batalha de morte ou morte entre Celia e Marco.

Dentro deste cenário, há alguns anos encontramos Celia. Uma jovem que acabara de perder a mãe e descobre que Próspero, o Mágico é o seu pai. Ele nunca imaginara que isso poderia acontecer, mas aceita a menina como sua filha. Próspero é um mágico cruel e que tende a usar suas técnicas para encantar o público, público esse que imagina ser tudo ilusionismo.

Celia herdou os poderes mágicos de seu pai, dia após dia Próspero fazia Celia aperfeiçoar duas técnicas cortando seus dedos a fim de curá-los rapidamente. Quanto mais rápido ela fazia, mais seu pai pressionava-a. O mágico nunca foi um bom pai e ao ver todo o talento da filha, ele resolve colocar a filha em uma competição que acontece há anos com o Sr. de Terno Cinza, Alexandre. 
As pessoas veem o que querem ver. E, na maioria das vezes, o que dizem para elas verem.
Do outro lado dessa competição, temos Marco. Foi adotado pelo Sr. Alexandre para ser o competidor. Marco lê bastante e aprende muito sobre símbolos e assuntos relevantes para ajudá-lo no desafio. Nenhum deles sabem as regras, nenhum deles sabem quem é seu "inimigo" e nem ao menos que tipo de combate é esse. Eles só sabem que ter que ser bons e excelentes naquilo que fazem. 

Mas afinal, o que o circo tem a ver com essa história toda? Bom, eu lhes digo que no circo é onde toda a mágica, a batalha, as desavenças e as alegrias acontecem. É o centro de tudo e onde o equilíbrio está, até um dia que este equilíbrio é quebrado e tudo se torna ruína. Porém há uma pessoa que pode salvar tudo e tornar o circo o lugar que era antes de desmoronar. 
O passado fica na gente da mesma forma que açúcar de confeiteiro fica nos dedos. Algumas pessoas conseguem se livrar dele, mas os fatos e as coisas que as empurraram para onde estão agora continuam ali.

O QUE EU ACHEI: A leitura desse livro no começo foi meio confusa, demorei para engrenar na leitura e entender o que estava acontecendo. Em muitas partes acabei me perdendo e até pensei em começar a leitura novamente para entender, mas preferi continuar e ver até onde eu conseguia. Enfim, eu consegui entender tudo o que se passava e toda a trama que estava acontecendo. Achei que todo o mistério não me envolveu de fato, não fiquei completamente encantada com o enredo.  

A riqueza de detalhes é impressionante! Ao passo que ia lendo, eu imaginava as tendas do circo, o cheiro das comidas, sentia o gosto da bebida quente. Lindo, perfeito, todos os detalhes criados na minha mente. As cidades que o circo passava, as pessoas caminhando em busca do circo, a emoção que sentiam quando o circo chegava na cidade. OMG, como eu queria visitar esse circo!
Os segredos têm poder e esse poder diminui quando eles são compartilhados, por isso é melhor que sejam guardados. Dividir segredos, verdadeiros segredos, os importantes, até mesmo com uma só pessoa, fará com que mudem. Anotar é piro ainda, pois ninguém pode dizer quantos olhos poderão ler aquilo, não importa o quanto sejamos cuidadosos. Por isso é melhor guardares os teus segredos, quando os tiveres, para o bem deles me o teu também.
Ah! Não há um romance de fato nesse livro, há momentos cativantes entre duas pessoas apaixonadas, porém que não podem ficar juntas. Há o problema para um amor não correspondido e há também um personagem muito importante para o livro.

Fiquei mais encantada com os detalhes, o circo e os cenários do que o enredo em si. As minhas expectativas não eram altas, mas também eu esperava que fosse um livro melhor dado a toda atenção que ele obteve. Não me julguem mal, eu gostei do livro, mas esperava algo a mais. 
A resenha desse livro faz parte do Projeto Literário.
Não esqueçam de visitar os outros blogs participantes!

Encontre o blog nas redes
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Tumblr ♦ Skoob ♦ Google+ 

2 comments:

  1. Olá, tudo bem?

    Eu já li O Circo da Noite e, apesar de também ter achado confuso, consegui captar uma excelência por parte da autora. Tudo é muito bem descrito, narrado e orgaizado. É fantástico. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Concordo, o livro é bem organizado e bem narrado, porém não senti uma conexão forte. Gostaria de ter aproveitado mais a leitura :/

      Delete

Powered by Blogger.