3 de jan de 2015

Procura-se um amigo para o fim do mundo, 2012

Olá! Espero que tenham tido uma excelente virada de ano. Eu, como sempre, escolho os filmes para resenhar com uma mensagem. Foi assim com o último de 2014, e será assim com esse primeiro de 2015 que trata do fim do mundo. Opa, não estou querendo deixar ninguém desesperado haha, mas "Procura-se um amigo para o fim do mundo" tem uma pegada diferente desse assunto, e apesar do fim eminente, outros temas são melhores tratados no longa, como amor, vida, família e solidão.













Um meteoro está em rota de colisão com a Terra, e a última missão humana enviada para desviá-lo falha em sua tentativa. Não há mais saída: em três semanas, o mundo vai acabar. Algumas pessoas aproveitam os últimos dias de vida para beberem e fazerem sexo sem compromisso; outras se rebelam pelas ruas e começam a destruir os carros e os comércios. Além delas, existe Dodge (Steve Carell), corretor solitário que acaba de ser abandonado pela esposa, e Penny (Keira Knightley), sua vizinha triste, que nunca teve um namoro satisfatório. Juntos, eles decidem percorrer o país para reencontrarem suas famílias e seus amores de juventude antes que seja tarde demais.
Como eu falei, o fim do mundo é anunciado através de noticiários: faltam 21 dias para o meteoro Matilda entrar em colisão com a terra e não há nada a ser feito. Algumas pessoas abandonaram suas vidas, outras seguem com ela normalmente. Dodge após o anúncio, é largado pela esposa, Linda. Ele vai ao trabalho, paga a faxineira que limpa sua casa e tenta seguir os últimos dias solitários. Até esbarrar com Penny, uma vizinha que mora com o namorado e que está arrasada pelo término. Nasce então, uma estranha, mas agradável química entre os dois. Penny tem problemas com o sono, quando dorme o faz por dias, perdendo o último avião para ir ficar com a família. Quando acorda, revela que algumas correspondências de Dodge estavam em sua casa. Ele descobre uma carta de um antigo amor e após um arrastão, acorda Penny e o namorado (Sério, Adam Brody, você precisa parar de fazer essas aparições e matar meu coraçãozinho) e resolve ir em busca de Olívia, o amor do passado.
Óbvio que o ex fica pelo caminho e óbvio que durante o percurso, Dodge percebe que ir atrás do antigo amor não é a saída... Alguns podem achar clichê mas gostei muito de algumas partes, da maneira como mesclaram comédia, drama e romance na medida certa. A escolha dos atores também contribuiu já que aquela cara de bobo que Steve faz  engana qualquer um, e as caras e bocas de Kiera, totalmente caricata, rendem boas risadas. Os dois acabam embarcando em uma road trip, e percebem como cada um que cruza seu caminho está lidando com o fim do mundo. Outro ponto positivo é que não exploram o meteoro nem nada parecido, mas o que cada um realmente sente: ela, depois de alguns namorados quer voltar para sua família mas perde o voo, e ele depois de abandonado, só não quer morrer sozinho. Morrer sozinho. Acho que muita gente tem medo disso, e não julgo o personagem. No meio do caminho conhecemos um ex namorado militar da garota, que está preparado "para retomar o mundo" e o pai de Dodge, o qual ele não falava havia 25 anos. Emoção pura!













Penny e Dodge se dão muito bem e conversam sobre o sentido da vida, sobre as coisas que os dois consideram ter feito errado (ela, largar a família, ele, não conseguir encontrar esse sentido) e das coisas que vão sentir falta. São diálogos afiadíssimos e não pude conter a risada com ela falando que sentiria falta do metro. Aos poucos vemos a personalidade dos dois: ele, perdido, melancólico e solitário, e ela, sensível, meio louca e apaixonada por discos. Fiquei pensando em como algumas coisas tem que acontecer na hora exata. Sabe quando você está no final de uma viagem e conhece pessoas muito legais? Fica triste porque é o final da viagem, mas sente que aquelas pessoas mudaram a viagem inteira e valeu a pena. É disso que o filme trata: eles não se conheceram tarde demais, mas na hora certa. Lógico que o filme tem uma virada, que não vou dizer qual, e que não é o melhor do mundo, mas vale a pena ser visto sim.
"Eu estou loucamente apaixonado por você, Penny. Você é minha coisa favorita"

Considerei o desfecho muito bom, e a trilha sonora melhor ainda! Canções icônicas do Rock embalam as cenas carregadas de existencialismo. A roteirista e diretora Lorene Scafariajá tinha feito um bom trabalho em "Nick e Norah", que gostei de verdade. E apesar de não arriscar em nada novo, "Procura-se um amigo para o fim do mundo" foi uma boa jogada. Deixo o trailer para vocês, e a mensagem de que devemos viver sempre como se fosse o último dia, aproveitando cada segundo, sendo reflexivos e nos arriscando! Por que e se fosse o fim do mundo, o que vocês fariam?
Besos!!

Lançamento 31 de agosto de 2012 (1h34min) 
Dirigido por Lorene Scafaria
Com  Steve Carell, Keira Knightley, Melanie Lynskey, Adam Brody, Derek Luke...
Gênero Comédia , Drama , Romance
Nacionalidade EUA

12 comentários:

  1. Esse filme parece ser muito bom, faz um tempinho que eu estou querendo assisti-lo
    O elenco é ótimo, eu adoro esses dois atores hahah

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então assista! Não sou super fã dos dois e gostei rs
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá amores!!!
    Eu fiquei sumida, mas agora estou voltando com tudo.
    Vim hoje desejar a vocês um feliz 2015, com muita paz amor união!
    Um grande abraço em todos.
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Agradecemos, um excelente 2015 para você também 😽

      Excluir
  3. Deu vontade de assistir...curto muito este estilo de filme!
    bjs
    WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

    ResponderExcluir
  4. super querendo assistir, amo trilha que tenha rock.
    adelicada@blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Assistam meninas!
    Vcs vão gostar, beijos.

    ResponderExcluir
  6. A historia parece ser bem legal,fiquei curiosa pra assistir!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Eu também adoro passar meu tempo com filmes, livros ou séries :D
    Não assisti esse ainda, já vou atrás hehe
    bjks <3
    www.emnovoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Senti vontade de assisti. Adoro filmes desse gênero. Só estou sem tempo ultimamente :(

    www.mundodepaixoes.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro os filmes da Keira, mas eu nunca tinha ouvido falar desse filme e achei muito interessante! Vou colocar esse filme na minha lista, que está enorme :O HAHAH
    Beesos
    Blog Coisas da Carol

    ResponderExcluir
  10. Amo os filmes com o Steve Carell, esse ainda não assisti mas parece ser muito bom *---* Vou anotar na minha lista de filmes :D

    ResponderExcluir

© Tudo que Motiva - 2014. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.