[LIVRO] Extraordinário, R. J. Palacio

Título: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580575668
Ano: 2013
Páginas: 320

O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Neste livro conhecemos um garotinho muito especial, August (Auggie). Auggie nasceu com uma deformidade no rosto, sua infância inteira se resumia em idas ao hospital e cirurgias. Aos 10 anos, Auggie nunca frequentou uma escola, sua mãe se encarregava de dar aulas aulas em casa até que um dia ela resolveu que estava na hora do filho ir para uma. Auggie temia pelas outras crianças, ele sabia que as pessoas cochichavam sobre seu rosto quando ele chegava por perto. Mesmo se sentindo mal por isso, ele aprendeu a fingir não ouvir e tentar seguir com a vida. Mas ele não se sentia preparado para enfrentar uma escola inteira de crianças.
"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."
O livro e contado por August, Olívia (sua irmã), Summer (uma amiguinha da escola), Jack (outro amiguinho), Justin (namorado de sua irmã) e Miranda (amiga de sua irmã). O ponto mais legal do livro são as narrativas diferenciadas, podemos ver o ponto de vista de cada um desses personagens.

Como esperado, August vai para escola depois de muitas conversas com seus pais. Antes das aulas começarem ele e sua mãe puderam visitar a escola, e o diretor do colégio, Sr. Buzanfa, pediu a ajuda de algumas crianças, que estudariam na mesma sala que August, para que dessem um passeio pela escola, e claro, para que tornassem amigos de August. Charlote, Jack e Julian foram as crianças selecionadas para isto.

Quando vi que o Sr. Buzanfa fez isso já sabia que daria problemas. Era como se ele quisesse comprar a amizade deles. Acho que vocês estão em entendendo, ou não? Pois bem, das três crianças, Julian foi o mais babaca. Ficava perguntando sobre o problema do rosto de August, se aquilo era por causa de um incêndio, se tinha se queimado e blá blá blá. Jack mandava Julian calar a boca sempre ele que falava alguma besteira, dos três ele foi o mais legal.

Na escola August sofreu muito bullying, tinha hora que me partia o coração quando ele passava por isso, dava uma vontade de abraçar o Auggie e dizer que estava tudo bem. (*snif*).


Com o passar do tempo, August foi conquistando todo mundo por sua simplicidade e gentileza. Algumas pessoas que tinham medo dele, passaram a ter admiração.
"Todo mundo deveria ser aplaudido de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."

Nota: 5/5 Extraordinário é praticamente uma aula de superação, nunca pensei que poderia ficar tão comovido com uma histórias destas. Um livro que superou minhas expectativas e mudou completamente o modo como via as coisas. Mostrou que podemos mudar e saber que o que diz quem somos são nossa atitudes. Toda criança merecia ler este livro.

Acompanhe o blog nas redes
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Google+ ♦ Filmow

29 comments:

  1. Oi, tudo bom?
    Eu também acho que esse livro deveria ser lido pelas crianças, porém não só por elas. É um livro simples mas que todos deveriam ler. É uma história linda que toca o leitor lá no fundo e nos faz pensar nas nossas ações.

    Deveria ser leitura obrigatória nas escolas, seria mais uma forma de tentar prevenir o bullying.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. Esse Livro agente se comove com a historia e nas partes que eles sofre agente tem vontade de entra no livro e ajudar ele e sempre aprendemos muito com ele e queremos passa adiante porque o bullying é uma coisa horrível e as crianças já desde pequena tem que aprende com as diferenças para não fazem bullying.
    beijosssss

    ReplyDelete
  3. Li ele em e-book e ameeeeeeei!!!
    Muito lindo, e de partir o core, geeeente, como as crianças podem ser cruéis, hein??
    Fiquei estarrecida. Bom, mas tbm já passei por MUITO bullying, e olha, comparado com o Auggie, não era nada....
    É lindo livro para ser refletido, e pormos em prática nossa educação e amor pelo próximo, sempreeeee! <3
    bjooos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nossa Senhora, eu sofri tanto bullying que a vontade que eu tinha era de chorar. Por isso seria muito importante esse livro nas escolas

      Delete
    2. AAAh, mas eu chorava!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      e teve uma época que comecei a enfrentar, chamava pra tirar no braco mesmo kkkk
      foi aí que comecou a parar ;) tudo um bando de covarde... kk

      Delete
  4. Oi, tudo bem?
    Awwwwn, esse livro parece ser o mais fofo de todos. Leio várias resenhas positivas e não vejo a hora de lê-lo! Livros assim, parecem aqueles que vão nos deixar séculos de ressaca literária.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  5. eu ainda nao li esse livro mas quero muito, so leio resenhas positivas e por isso ja me despertou muita curiosidade, é uma historia muito linda e por isso acho que vale a pena.

    ReplyDelete
  6. O August é um grande exemplo, o livro em si é perfeito, emocionante... Você se envolve completamente com a história.

    ReplyDelete
  7. Extraordinario e justamente a palavra para descrever esse livro. Ainda nao li, mais a aua resenha me encantou. A historia e maravilhosa e fala de algo que nao vemos muito nos livros..

    ReplyDelete
    Replies
    1. Verdade, o livro deixa uma mensagem maravilhosa. Vale a pena conferir

      Delete
  8. Já ouvi muita gente falando bem desse livro, na verdade nunca vi ninguém falando mal kk. Está na minha lista de desejados, quero reservar um tempinho pra ler ele ainda, acho que vou me identificar com ele, infelizmente o bullying é muito presente em nosso cotidiano, eu mesmo já sofri, muitas amigas minhas também e não é nada legal isso, porém o que importa é superar e pelo jeito esse menininho é um exemplo de superação.
    Beijos!

    ReplyDelete
  9. Sempre vejo resenhas positivas sobre esse livro e minha amiga que leu super me recomendou, e vendo sua resenha sei que preciso urgentemente ler esse livro! rsrs'
    beijinhos :*

    ReplyDelete
  10. Sou bem interessada em ler esse livro por causa de toda a história de bullying e superação. Vou aproveitar que minha amiga tem o livro e pegar emprestado :)

    ReplyDelete
  11. Gente, eu nao gostei dessa capa! ai peguei uma preguiça interna de conhecer essa historia, sei que isso é errado e estou lutando contra essa bobagem minha! Um dia darei a chance de ler!!

    ReplyDelete
  12. Caramba, eu AMO extraordinário, é um dos meus livros preferidos e agora eu to doida pra comprar o livro de preceitos!

    ReplyDelete
  13. Oi! Ainda não li esse livro, mas ele está na minha listinha. Adorei sua resenha! Auggie parece mesmo adorável, sou um caso perdido em emoção quando leio ou assisto histórias sobre bullying, irei ler em breve! ♡

    Abs!

    Leitura Silenciosa | Blog | FanPage

    ReplyDelete
  14. Oi, Lissandro.
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas só ouço comentários maravilhosos sobre ele. Gostei bastante da resenha. Parece ser um livro fofo e ao mesmo tempo tocante. Mal posso esperar pra ler.
    Abraço!

    ReplyDelete
  15. Ganhei esse livro de aniversário ano passado, nem sabia do q se tratava.
    Então li sem expectativa nenhuma, e amei demais!
    A história é linda e Auggie é um fofo, guerreiro e eu queria ser amiga dele!
    Infelizmente as pessoas tem medo e preconceito do diferente, mas esse livro realmente encanta a todos.
    Recomendo!!!!

    ReplyDelete
  16. Eu sou uma manteiga derretida e quando o livro envolve crianças sou uma manteiga derretida², por isso penso trocentas vezes antes de querer ler o bendito... ainda to pensando se quero hahahahaha
    Pessoas próximas leram e amaram, já recebi inúmeras indicações, mas, como o tema é forte, me falta coragem. Uma amiga, após lê-lo, disse que a todo instante se perguntava "pq reclamei de tal coisa ontem?", "Pq reclamei de alguma coisa afinal?". Disse que nos tornamos pequenos frente a força de Auggie.

    ReplyDelete
  17. Eu li esse livro há algum tempo, mas posso dizer que ele ainda está bem marcado em mim. É impossível não se comover com o protagonista, ele é um garotinho incrível, e as vezes eu realmente sentia vontade de pegar ele no colo e protegê-lo, mas ao mesmo tempo notava que ele era tão maduro e forte que não precisava disso. Com certeza uma leitura emocionante!

    ReplyDelete
  18. Oi!
    Ganhei esse livro e estou com ele pra ler mais ainda não tive tempo, adorei a historia o livro parece super emocionante e o Auggie é uma criança realmente extraordinária, também e legal podemos ver o livro pelo ponto de vista de outros personagens !!!

    ReplyDelete
  19. Eu adoro esse livro! É um dos meus favoritos e acho que não só toda criança, mas todos deveriam ler. É um livro muito encantador, e que passar uma mensagem incrível!

    Abraços!

    ReplyDelete

Powered by Blogger.