3 de jun de 2015

Uma viagem extraordinária, 2014

Olá! Hoje eu trouxe a resenha de um filme sensível, uma aventura inesperada e que nos prende do começo ao fim. Preparados?

Aos doze anos de idade, T.S. Spivet é um garoto superdotado, apaixonado por cartografia. Quando ele ganha um prêmio científico prestigioso, o garoto decide abandonar sua família em Montana para atravessar sozinho aos Estados Unidos, até chegar a Washington. O único problema é que o júri não sabe que o vencedor ainda é uma criança.

O que dizer desse filme além de que foi uma bela surpresa? T.S. é fofo demais. Primeiro, somos apresentados a sua vida no rancho e a sua família, tudo narrado por ele em primeira pessoa. Descobrimos que o garoto é tipo um gênio, entendendo sobre coisas muito complicadas e tentando desvendar o mistério do movimento perpétuo. Também vamos descobrindo mais sobre sua família: a mãe é uma pesquisadora de insetos, vivida pela incrível Helena Bohham Carter e o pai, o oposto da dela, é um cowboy de poucas palavras. O menino tem ainda uma irmã, Gracie, aspirante a miss Montana e um irmão, Layton, que descobrimos que morreu por um acidente envolvendo uma arma.
                                       
Uma Viagem Extraordinária | Crítica

A primeira vista, eu diria que a sinopse cumpre o papel de resumir bem a obra. Entretanto, é impossível não mudar de ideia após assistir, porque não é somente uma história sobre um garoto que abandona a família para correr atrás dos sonhos. No começo do filme temos umas cenas intercaladas entre o presente (quando TS recebe a ligação de Washington) e o passado, quando seu irmão ainda era vivo.e aí é possível notar que apesar de nada ser dito, a morte de Layton abalou profundamente a família, principalmente TS. O garoto na verdade parte em busca de um consolo, de uma válvula de escape. Então eu iria além do que simplesmente definir o filme como "uma road trip de um garoto de 12 anos", eu definiria o filme como profundamente existencialista e que tem como tema central a morte. 

                                                                

E sim, um tema tão denso foi tratado com tamanha sensibilidade. T.S pega o trem que previamente já nos é avisado a que horas parte e vai se escondendo até chegar ao seu destino. Conhece pessoas bem legais, que na verdade poderiam ser assassinos ou aproveitadores, como o Ricky, o cara do caminhão que tira uma foto com todas as pessoas que dá carona e  Deux, um senhor que vive nos trilhos de carregamento e que também nos ensina muito. Além de dar sorte com quem cruza seu caminho, também dá sorte em seu aspecto físico. Em uma perseguição, T.S sai bastante machucado, mas eram "apenas" suas costelas, o que não o impede de fazer o discurso. Lógico que os momentos finais são de grande aprendizado para toda a família e para nós, os expectadores.
                                            

Além da morte, também somos surpreendidos com uma paródia das grandes mídias sensacionalistas e claro, como uma crítica.  O longa até me lembrou o Mark do livro "Essa é a mais pura verdade", pelo fato dos personagens serem tão novos e lidarem com a morte e também de que saem em busca de uma grande aventura. De fato, Spivet nos ensina muito com sua jornada e ao final temos aquela sensação de repensar nossos conceitos e atitudes. Vale dizer que o filme tem momentos divertidos e não apenas dramas. A fotografia está belíssima e é impossível não babar pelos cenários. Parabéns ao diretor, que é o mesmo do meu queridinho "O fabuloso destino de Amélie Poulain" (o que explica muita coisa) e ao incrível Kyle Catlett que nos comove a cada cena na pele do sensível, inteligente e adorável T.S. Spivet. Recomendo e muito!

Besos.                                            
Lançamento: 6 de novembro de 2014 (1h45min) 
Dirigido por: Jean-Pierre Jeunet
Com:Kyle Catlett, Helena Bonham Carter, Robert Maillet e mais.
Gênero:Aventura , Drama , Família
Nacionalidade:França , Canadá


Acompanhe o blog nas redes
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Google+ ♦ Filmow

20 comentários:

  1. Amei *-* preciso assistir esse filme !!!

    ResponderExcluir
  2. Simmmmmm, lembra o Mark mesmo!
    Desde a sinopse já lembrei dele haha
    eu sinceramente não tô gostando do livro, mas creio que gostaria desse filme.
    Obrigada pela indicação!

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  3. nao conhecia esse, mais adorei a resenha dele,vou procurar ele e baixar já.

    ResponderExcluir
  4. Olha eu ainda desconhecia sobre esse filme, mas achei bastante interessante o enredo da história
    E pelo visto se passa em uma fazenda coisa que eu gosto e depois o menino vai pra cidade. Esses filmes costumam ser bem legais e que nos passam mensagens muito bacanas. Eu ainda não sei muito dele mesmo, porque só vi aqui em seu blog, mas espero poder assistir =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-neve-na-primavera_3.html

    ResponderExcluir
  5. Oi, Juliana.
    Como eu ainda não tinha ouvido falar desse filme?! Eu adoro a Helena, sério... Fui dar uma olhada em algumas cenas pelo tumblr e, realmente, a fotografia é linda. Gosto bastante de filmes que tratam temas bem pesados de maneira mais sensível e que nos deixam pensativos depois. Sem falar que filmes protagonizados por crianças tem um clima diferente. Definitivamente vai para a minha lista.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Hello!
    Gosto qdo os blogs dao outras dicas além dos livros.
    Não conhecia esse filme, mas pela sinopse e pela resenha acho q vou gostar.
    Adoro esses filmes de descobrimento e esse minin gênio parece ser um daqueles que dão um show! Mostrando oq realmente importa na vida.
    Aproveitar o feriado e vou assistir...
    Bjuuu

    ResponderExcluir
  7. É a primeira vez que vejo esse filme *-* Apesar de ainda não ter assistido, já pude perceber que ele é apaixonante! Adoro filmes que, além da história em si, faz com que o telespectador reflita sobre acontecimentos do filme. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, não conhecia o filme. Agora fiquei louca para assisti-lo pois tenho certeza de que vou amar. Não assisto muitos filmes de drama mas desse sei que vou realmente gostarei. Espero conseguir assistir ao filme logo. Bjus.

    ResponderExcluir
  9. PRECISO VER ESSE FILME!!!
    Apenas isso *----------*
    Ju adorei a resenha e me interessei MUITO mesmo pelo filme, já to procurando pra ver ele!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nunca vi essse filme, mais fiquei muito interessada. Nao e meu tipo de filme preferido, mais eu gostei muito do enredo..

    ResponderExcluir
  11. Ahhhh fiquei com vontade de conferir o desfecho da história *-*

    Já anotei pra assistir depois! Adoro um bom drama e pelo que você falou, esse promete! :3

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Parece ótimo! Amo esse filmes com crianças protagonistas, elas sempre têm muito o que nos dizer, e o roteiro geralmente fica essa coisa sensível, dramática, mas tão densa como seria se protagonizado por um adulto.
    Vou procurar assistir,
    bjss
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá
    ainda não vi o filme, mas já gostei de inicio sou muito melancólico para filmes, já em livros e tudo o oposto, podia o autor esta pegando foco no livro e eu tô nem ai rsrs
    Bjks

    ResponderExcluir
  14. Familia, drama e aventura, palavras que se encaixam bem nos meus gêneros de filmes favoritos! Eu assistiria sim Uma Viagem Extraordinária , até porque é um filme que ainda não vi e filmes, ninguém discute!

    ResponderExcluir
  15. Sim, gente! Assistam e não vão se arrepender <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Boa noite!
    Que mágico!!! Só de ver o trailer já senti aquele friozinho na barriga e aquela dorzinha no coração. Como nunca ouvi falar desse filme? Ele devia estar sendo comentado e apresentado para o restante do mundo! Hahaha
    Obrigada pela indicação, com certeza vou assistir! ;)

    ResponderExcluir
  17. Sim, o filme é lindo e tem toda esse aprendizado, mas não sabia que havia sido publicado tbm como livro.

    ResponderExcluir
  18. Adoreeeeeei!!
    Fiquei louca para assistir, adoro esse tipo de filme e ultimamente anda difícil achar filmes bons para assistir, vou incluir na minha listinha!
    Abraços
    Gabriela Vidal
    www.estantedepapel.com
    Participe dos nossos sorteios!

    ResponderExcluir
  19. Amei o post! Não fazia ideia da existência desse filme, mas parece ser apaixonante! Tratar da morte de forma tão sensível é algo encantador <3

    ResponderExcluir
  20. Aiii esse filme tem cara de ser um amorzinho, fofo, puro, forte, verdadeiro....
    VOu assistir, sem falta!!
    E esse meniniinho tão lindo!!
    Amei
    bjs

    ResponderExcluir

© Tudo que Motiva - 2014. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.