[LIVRO] O garoto no convés - John Boyne

Oi pessoal,

Hoje eu trouxe a resenha de um livro um pouco diferente para vocês, uma aventura náutica com um toque de fatos históricos. Embarque com a tripulação do Bounty nessa deliciosa narrativa de John Boyne.

Título Original: Mutiny on the Bounty
Título: O garoto no convés
Autor(a): John Boyne
ISBN: 9788535915051
Ano: 2009
Páginas: 492
Editora: Companhia das Letras
Nota:  5/5
Adicione: Skoob

Aos catorze anos de idade, o órfão John Jacob Turnstile perambula pelas ruas de Portsmouth, no sul da Inglaterra, cometendo pequenos furtos.
Dois dias antes do Natal de 1787, porém, o que tem início como apenas mais uma delinquência resulta numa série de acontecimentos que mudarão sua vida para sempre. Para escapar da prisão, embarca às pressas num navio da marinha inglesa na função de criado do capitão. Seu plano é fugir na primeira oportunidade, mas o que o aguarda é uma aventura de proporções épicas, na qual não faltarão conflitos entre os membros da tripulação, tempestades, portos exóticos, ilhas paradisíacas, e um motim, que acabaria por se tornar o mais famoso na história naval.

E com essa premissa empolgante e intrigante nossa história começa em meados de Dezembro de 1787, o jovem John Jacob sai para mais um dia de seus delitos, mas mal pode imaginar como sua vida está prestes a mudar, ao tentar roubar um fidalgo francês, John Jacob é descoberto e levado pela polícia ao juiz, como não é a primeira vez que é pego ele recebe a pena de 12 meses trancado no calabouço, mas é salvo pelo mesmo fidalgo que lhe faz uma proposta, servir em um barco por 18 meses em vez de ficar preso, John Jacob mal sabe o que está prestes a fazer, já que vê ali a oportunidade perfeita para fugir do horrível Sr. Lewis e de sua vida miserável em Portsmouth.

Do mesmo autor de O menino do pijama listrado, O garoto no convés é uma empolgante mistura de romance de formação, aventura marítima e reconstituição histórica. É também o tocante relato das descobertas de um adolescente que parte numa jornada perigosa para fugir de um passado traumático.

John Jacob é um personagem fictício em uma história verídica, nesse livro somos levados até o HMS Bounty, um navio da marinha inglesa cuja missão é viajar até a ilha de Otaheite e colher mudas de fruta-pão para que sejam plantadas nas colônias inglesas, mas a viagem parece longe de ser simples, ao tentar contornar o caminho de Horn, os tripulantes enfrentam uma horrível tempestade que os faz dar meia volta e seguir por um caminho secundário até que finalmente chegam ao destino.


Durante a viagem, o jovem Turnstile, "carinhosamente" apelidado pela equipagem do navio de Tutu enfrenta grandes aventuras e amadurecimentos em sua vida, por nunca ter velejado ele passa por momentos de terríveis enjoos e dificuldade em se acostumar a dormir em uma tarimba perto da cabine do capitão, estar sempre a disposição para arrumar e limpar a cabine do capitão, bem como lavar e passar sua roupa e cuidar de sua alimentação, mas não é apenas isso que o jovem Turnstile aprende, ele tira dessa viagem grandes lições de caráter, amor e esperança. Vindo de um passado triste John Jacob faz de tudo para esquecê-lo e fugir disso, mas com o passar do livro ele começa a mudar, não apenas deixando de ser um garoto de 14 anos para um homem, mas também começa a se afeiçoar aos amigos que fez e a vida no mar. Já na ilha de Otaheite ele descobre pela primeira vez o amor de uma mulher e também a decepção de um coração partido, e de como a alma humana pode ser facilmente corrompida pela ambição.

"[...]. Eu não olhei para trás nem uma vez, não olhei à minha volta para guardar lembrança das ruas que eu conhecia tão bem, não perdi um segundo olhando para os paralelepípedos em que eu havia passado talvez mais de uma década roubando e furtando, não pensei nem de passagem no estabelecimento no qual tinha sido criado e no qual haviam me roubado a inocência uma centena de ocasiões. Só tinha olhos para o futuro e para as emoções peripécias que me esperavam.
Ah, que garoto ingênuo! Eu não tinha a menor ideia do que me aguardava." pág 52/53

A narrativa de John Boyne é incrível, e nos conduz numa história intrigante e cheia de detalhes que é quase impossível não entrar de cabeça no livro, é uma história densa e em vários momentos ficamos aflitos com o que pode acontecer com John Jacob, o livro é contado em forma de diário, narrando cada dia da viagem e é dividido em partes, isso deu um toque especial a leitura e a narrativa, e também ao longo da história vamos descobrindo mais sobre o passado obscuro dele enquanto vivia no estabelecimento do Sr. Lewis, a história do seu passado vai se construindo aos poucos durante sua viagem e experiencias no Bounty; embora não sejam apresentados muitos detalhes desse período da vida de John Jacob é impossível não imaginar tudo o que ele passou apenas por alguns aspectos que ele acaba relembrando ou contanto para o capitão Bligh. Os personagens além de John Jacob são muito bem construidos, o capitão se mostra um homem honesto e de bom coração, o Sr. Fryer também é um homem honesto, embora muito mais racional do que o próprio capitão, o Sr. Christian se mostra uma pessoa sem caráter desde o principio da história, logo de cara não simpatizei com ele assim como John Jacob, e é por ele que todas as reviravoltas do Bounty acontecem de maneira tão inesperada. Como já havia dito a história do Bounty é totalmente verídica, os fatos relatados no livro foram baseados em outros livros e anotações sobre esse acontecimento tão importante na história da marinha.

Um livro emocionante, divertido e cheio de aventuras.

"[...] "Mas eu pensei que tivesse morrido, sir" , contei-lhe, sentindo uma grande tristeza novamente. "Nos últimos dias na barca. Eu sentia a morte chegando. Sentia que a minha vida estava no fim, que não havia futuro para mim."
"Eu pensei a mesma coisa, garoto", disse ele sem se preocupar com o efeito da frase em mim. "De fato, houve um momento, algumas horas antes de chegarmos a terra, em que tive certeza de que você ia morrer e fiquei muito triste, muito triste mesmo. Mas você tem uma força que não sabia que tinha. Você a acumulou, garoto, não percebe? Durante o tempo que passamos juntos. Você virou homem" pág 467

A minha edição é a primeira que saiu pela Companhia das Letras, e pelo que pesquisei a edição física está esgotada, e é simplesmente linda, a textura da capa lembra muito a do O menino do pijama listrado, a leitura fluiu muito bem mesmo sendo um livro bem grosso, mas a diagramação e a escrita ajudaram muito nessa parte, a editora também lançou uma edição econômica com uma capa diferente, eu achei bem bonita. Aproveitem a leitura de um livro que tem muita aventura, uma narrativa emocionante e que deixa você completamente envolvido pelos personagens, lugares e acontecimentos.


34 comments:

  1. O Garoto no Convés está na minha lista de leitura e como amei O Menino do Pijama Listrado estou ansiosa para ter contato com o livro e seus personagens. Ele é consideravelmente mais grosso que o outro que li do autor, mas pouco importa pois tenho mania de ler muitos "tijolos" e sem duvida, a narrativa de John é encantadora e ajuda muito nesta jornada por mais de quatrocentas páginas.
    O livro parece encantador ao narrar pelo ponto de vista de John Jacob seu crescimento e amadurecimento com as aventuras que vive no mar, e tenho a impressão que vou simpatizar muito com ele.
    Só é uma pena que a versão física tenha se esgotado, mas como tenho uma fila grande não é um problema imediato.
    Adorei a resenha e fugindo do livro, que gato mais fofo!
    Abraços

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Karina,
      Se você amou O menino do pijama listrado vai amar esse livro também, a escrita do John cativa demais...Olha, apesar de ser um tijolinho você nem vê a leitura passando, a narrativa envolve de uma forma que é difícil largar o livro!!!
      Aposto que vai mesmo se simpatizar com ele, ele passa por tantas coisas, boas e ruins, que é quase impossível não gostar dele.
      Pois é, também fiquei triste em ver que a versão física ta esgotada, mas acho que significa que o livro é bom e todos procuram!!! Mas assim que puder leia, você não vai se arrepender.
      Ela é fofa mesmo, obrigada!!
      Beijos

      Delete
  2. Olá Amanda!!!
    Você acredita que até hoje não li nenhum livro do John Boyne?
    Morro de vergonha haha mas não por falta de interesse e sim de oportunidade...
    Mas vou pegar emprestado O Menino do Pijama Listrado e depois quero comprar A Casa Assombrada e A Coisa Terrivel que aconteceu com Barnaby Brocket.
    Os unicos que não conhecia dele são O Garoto no Convés e Tormento, que pesquisei agora mesmo kkk
    Assim como você tambem falou varias pessoas me disseram que a escrita do John é incrível e agradável.
    Não vejo a hora de ler esse livro, que aliás vai pros meus desejados por ter aventuras e além do mais que há uma história veridica por trás disto.
    Beijo,

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Joseph,
      Sério? Rapaz faça isso o quanto antes kkkk eu te entendo, tem vários autores que eu também ainda não li por falta de oportunidade, mas um dia a gente consegue né?
      Eu também tenho vários livros do John Boyne que estão na minha lista que quero comprar, mal vejo a hora de ler outras obras dele, acredito que ele tenha uma versatilidade muito grande.
      Esse Tormento eu também não conhecia, fui saber dele bem depois...
      A escrita dele é muito boa e uma delicia de ler, aposto que você vai gostar.
      Beijos

      Delete
  3. gostei da resenha e adorei conhecer o livro, o único livro do autor que eu li foi o seu mais recente lançamento que é A casa assombrada e posso dizer que amei, fiquei interessada em ler esse livro e espero gostar.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Esse livro ainda não li, mas eu quero muito ler todos os livros dele, a escrita é incrível e as histórias são maravilhosas!!!
      Leia esse livro, vc não vai se arrepender.

      Delete
  4. Bom já li O Menino do Pijama Listrado e adorei, e lendo a resenha deste livro super fiquei interessada a história parece ser muito boa e pretendo ler futuramente.

    ReplyDelete
    Replies
    1. O menino do pijama listrado é ótimo e aposto que vai adorar ler O garoto no convés!!!

      Delete
  5. Ola! Tudo bem?
    Conhecin o seu blog pela Instagram. Despois de ler a sua resenha, acho que esse livro parece muito interesante. Tenho vontade de le-lo.
    Gostei muito sa sua opiniao.
    Beijos e boas leituras. :)
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, tudo e você?
      Obrigada pelo carinho!! O livro é muito bom, uma leitura que vale bastante a pena, aposto que não vai se arrepender.
      Beijos e boa leitura!!!

      Delete
  6. Eu sou apaixonada pelos livros do John Boyne. Ele é realmente um autor incrível, então tenho certeza que também vou amar esse livro. A história parece ser ótima! E já amei saber que ele é emocionante, e que os personagens são bem construídos. Com certeza quero ler esse livro :)
    Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ele é um ótimo autor mesmo, em qualquer gênero que se arrisque!!
      Esse livro é incrível, da vontade de ler várias vezes...
      Beijos

      Delete
  7. Amanda!
    Uma história do século XVIII é no mínimo intrigante e com enredo tão farto de aventura e divertimento, não tem como não desejar a leitura.
    Acrescentando a isso uma escrita escrita envolvente e fluida, é maravilhoso!
    Adorei a resenha!
    “Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Rudy,
      Essa história é mesmo muito boa, a escrita bem feita, os personagens e as aventuras.
      Uma leitura que vale a pena.
      Beijos

      Delete
  8. Hello!
    Quando vi a capa lembrei na hora do livro do Menino de Pijama listrado! E nao sei pq achei esse livro contasse uma estória triste. Mas lela resenha, a estória é mais de aventuras e aprendizados de um garoto q infelizmente nao teve mtas oportunidades na vida.
    Eu ja viajei de barco e passei mal demais! Nuuuu... Na verdade eu fico enjoada até em viagens de carro.
    Mas ficar em alto mar por meses não é pra todo mundo! Gostei do que falou do livro, acho q vou gostar e variar um pouco oq eu ando lendo ultimamente, como romances e distopias...
    Adorei a dica! Bju

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Suzzy,
      A capa dessa edição é igualzinha do Menino do Pijama Listrado, até a textura é parecida, acho que o autor gosta mesmo de listras! kkk
      Olha é um livro que tem partes tristes, mas mesmo assim você ainda quer ver o resto e quando coisas boas acontecem você esquece das partes ruins, é um livro bem emocionante, mas não a ponto de fazer morrer de chorar!!! É bem divertido, ele tem de tudo um pouco.
      Eu nunca viajei de barco, mas tenho medo de ficar enjoada, e se fico muito tempo dentro do carro também passo mal...
      Leia e não vai se arrepender!!
      Beijos

      Delete
  9. Quero muito ler O Menino do Pijama Listrado, não conhecia este livro dele, mas pela sua resenha me interessei bastante, por ser um livro de aventura e baseado em fatos reais,isso é bem legal, vou procurar saber mais sobre ele.
    Abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. O menino do pijama listrado também é uma ótima leitura, procure mesmo e leia os livros assim que conseguir!!
      Beijos

      Delete
  10. Do autor eu só li O Menino do pijama listrado.. e gostei bastante... esse está na lista de desejados a quase um século.. mas sempre acabo deixando pra depois e acabo não comprando.. achei bem interessante misturar traços de uma história real com um personagem fictício..

    ReplyDelete
    Replies
    1. Esse livro é muito bom mesmo, eu comprei logo que ganhei o menino do pijama listrado, mas demorei para ler, mas não me arrependi, amei e quero ler os outros do autor!

      Delete
  11. Dele só li "Fique onde está e então corra", um livro maravilhoso com um tema forte como o de uma guerra, mas, por outro lado, contado pelos olhos de uma criança, com toda a sua inocência. Ele é um cara incrível!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu estou super curiosa para ler esse livro dele, a temática eu adoro, e a escrita dele também, então sei que vou adorar*--*

      Delete
  12. Oi, Amanda.
    O único livro de John Boyne que li foi A Casa Assombrada, mas fiquei apaixonada pela escrita dele. Li o livro inteiro com um frio na espinha, rs. Fiquei com vontade de ler esse também e acompanhar a aventura de John Jacob. Adoro livros que misturam ficção e fatos verídicos e achei bem interessante o modo como a narrativa foi montada, em forma de diário. Acho que isso deixa a leitura mais dinâmica.
    Abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lary,
      Eu preciso ler os outros livros dele, só de ver as sinopses eu já fiquei curiosa, mal vejo a hora.
      É muito bacana uma história que mistura ficção e fatos reais, e ele faz isso de uma forma tão natural que parece que tudo aconteceu mesmo, até o que ele inventou, o modo como tudo se encaixa é perfeito.
      A leitura fica muito dinâmica e nada cansativa, o que é ótimo!!!
      Beijos

      Delete
  13. Eu tenho muita curiosidade de conhecer a escrita desse autor. Quero ler o menino do pijama listrado, mas ainda não tive a oportunidade. Enfim, gostei da sua resenha, logo que não conhecia esse livro. Apesar de ter lido bem pouco livros que tratam de "história", esse sem dúvidas seria um livro que eu leria, até porque acho importante, e também porque a premissa me ganhou <3
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olha, acho que você não vai se arrepender em ler qualquer livro do autor!!!
      O menino do pijama listrado é lindo e esse livro também é maravilhoso, mesmo sendo suspeita para falar pois adoro livros que envolvam fatos verídicos!!
      Beijos

      Delete
  14. Já tinha visto este livro num anúncio do Skoob, sabia que era uma obra do autor de O Menino do Pijama Listrado e fiquei curiosa, mas não pesquisei sobre ou li a sinopse, nem nada. Nunca li algo deste escritor, mas fiquei com muita vontade de ler O Menino do Pijama Listrado depois de assistir ao filme que é emocionante e trágico.
    Gostei muito de saber que a obra resenhada é cheia de reviravoltas, com personagens bem construídos e amadurecimento do protagonista, além de uma narrativa envolvente e fluida. São aspectos importantes e que prezo bastante durante a leitura. Fiquei realmente com vontade de conhecer a aventura do menino John Jacob Turnstile.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lara,
      Eu gostei muito dessa obra, e espero que você goste da leitura!!
      Beijos

      Delete
  15. Oie
    Acredita que até agora não li um livro se quer do Boyne,vontade é o que não falta já que sempre vejo resenhas positivas sobre todas as suas obras.É uma pena essa edição estar esgotada,mas a capa da edição econômica é mesmo linda,mas ainda prefiro essa,a editora podia fazer uma outra leva desse livro.E isso de criar personagens fictícios para uma história que aconteceu de verdade é bem bacana,claro se souber dar o devido desenvolvimento para história mas nesse caso não precisamos nos preocupar já que o John faz isso muito bem.E esse seu gato,meu deus,que fofura <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Letícia,
      Realmente vale muito a pena ler John Boyne, sim seria ótimo a editora fazer novamente essa capa, que é linda!! Espero que tenha a oportunidade de ler as obras dele e goste!!
      Obrigada ela é muito fofa mesmo
      Beijos

      Delete
  16. Do Boyne só li O Menino do pijama listrado e amei! E quero ler todos dele, mas ainda não li kkkkkkkk
    esse e o Fique onde está e então corra, foram os dele que mais me chamaram a atenção.
    Espero lê-los em breve.
    bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Ana,
      Eu também estou louca para ler "Fique onde está e então corra"
      Espero que goste da leitura
      Beijos

      Delete
  17. OLá! Tudo bem? Ainda não tive oportunidade de conhecer a escrita do autor, mas é claro que tenho os estes dois livros dele na lista de desejados( este e o O Menino do pijama), este livro sempre me chamou demais a atenção e ler tua resenha somente aumentou minha expectativa, e me fez pensar em adquirir assim que possível.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Mih, tudo e você?
      Espero que goste da leitura de ambos os livros, Boyne é um excelente autor!!
      Beijos

      Delete

Powered by Blogger.