[LIVRO] Tudo que você precisa saber sobre Mitologia - Kathleen Sears

Oi pessoal,

A resenha de hoje é sobre um livro que tem um tema que eu amo muito, Mitologia, mas que tem sua abordagem um pouco diferente e que eu nunca tida lido, Autoajuda, mas mesmo sendo diferente de tudo que já li, esse livro me prendeu do começo ao fim.


Título Original: Mithology 101
Título: Tudo que você precisa saber sobre Mitologia 
Autor(a): Kathleen Sears
ISBN: 9788545200390
Ano: 2015
Páginas: 256
Editora: Gente
Nota:  5/5
Adicione: Skoob
Compre: Amazon Cultura | Saraiva 

Quem nunca se interessou por mitologia que atire a primeira flecha... ops, pedra! A verdade, porém, é que a gente acaba se perdendo entre tantos mitos, tantos deuses e deusas e monstros, tantos nomes e acontecimentos. E vários pontos ficam meio sem resposta na nossa cabeça: 
- Quem Zeus puniu por desobediência? 
- De quem Hera se vingou? 
- Quais são, afinal, os 12 trabalhos de Hércules? 
- Édipo era mesmo apaixonado pela mãe? 
- Essas respostas – e muitas outras – estão neste livro! 
Navegue por capítulos dedicados a cada imortal e mortal da mitologia antiga, grega e romana, e descubra os pontos em que os mitos se encontram. Não importa se quer saber por curiosidade ou se quer arrasar mostrando seus conhecimentos em conversas por aí: Tudo o que você precisa saber sobre mitologia tem o que você precisa saber! 

Assim que comecei a ler esse livro eu não conseguia parar, eu amo mitologia, é um assunto que sempre busco saber mais e esse livro me deu essa oportunidade; eu nunca tinha lido nada de autoajuda então foi bom começar com um livro que trás um assunto que eu gosto bastante. Esse livro tem uma narrativa muito gostosa de ler, a autora vai tendo uma conversa mesmo com o leitor, explicando e contando sobre a mitologia grega e romana de uma forma bem simples e sucinta.


Temos uma introdução muito legal falando sobre a palavra mito, suas definições e como ela é usada em diferentes situações do cotidiano, também tem uma explicação de uma "legenda" para facilitar a leitura na hora de identificar se um mito é grego, romano ou ambos, achei isso bem legal, pois esclareceu várias diferenças que eu ainda confundia (como por exemplo Héracles -grego; Hércules - romano); além de uma breve relato sobre os autores que começaram a escrever sobre a mitologia, uma vez que ela era comumente passada para as próximas gerações através da fala. Temos também as árvores genealógicas dos deuses, embora em todo o livro sabemos quem casou com quem e quais são os filhos dos deuses, a quantidade de nomes é absurda, então a árvore genealógica ajuda bastante nessa parte.
"Uma definição simples de mito é que se trata de uma história fictícia ou meia verdade, mas é muito mais profundo do que isso. Os estudiosos da mitologia têm se esforçado para apontar uma definição exata que abranja todos os atributos de um mito. É engraçado como uma palavra tão pequena define e dá sentido a ideias elevadas, como a de significado da vida. Não admira que uma definição exata não tenha sido encontrada ainda!" pág 11

Esse livro não tem uma narrativa longa, digo isso porque a história dos deuses não é narrada completamente, é feita de forma mais sucinta e de fácil entendimento, o livro nos dá um parâmetro mais geral sobre todos os deuses, deusas e monstros da mitologia, contando brevemente sobre suas vidas e acontecimentos. Também tem alguns capítulos mostrando como a mitologia ainda faz parte do nosso dia-a-dia, com frases, crenças, filmes, e muitas outras coisas.
"Os autores trabalham com a mitologia de muitas maneiras. Aluns se referem a personagens ou cenários mitológicos para adicionar sabor às próprias obras. Alguns escritores retrabalham estilos ou temas mitológicos. Outros utilizam os mitos antigos como ponto de partida para as próprias histórias. Agora que começou a estudar a mitologia clássica, você poderá encontrar alusões a ela em outros livros e em histórias." pág 38
A leitura desse livro foi muito rápida e bem proveitosa, achei a escrita da autora muito boa pois ao mesmo tempo que ela está apresentando fatos e informando ela está entretendo o leitor, sempre dando explicações nos momentos certos; como eu disse antes eu nunca li um livro de autoajuda, não posso dizer que são todos iguais, mas esse é um livro delicioso de ser lido, você nem sente que está lendo um livro que não é uma história só, é tipo estudar sobre mitologia mas de uma forma divertida, a edição está muito bonita e completa, com algumas ilustrações ao longo dos capítulos e uma capa linda demais e que combina bem com a temática do livro. Super recomendo esse livro para quem gosta de mitologia, para quem quer conhecer sobre mitologia e qualquer um que queira se arriscar nesse mundo de deuses e deusas.


Acompanhe o blog nas redes


No comments:

Powered by Blogger.